Atendimento / Ouvidoria

Depoimento: “O curso de MBA em Gestão Empresarial me permitiu ampliar minha capacidade de análise”

Blog
08 de novembro de 2017
Curso de MBA em Gestão Empresarial

Qual é a idade certa para fazer um curso de MBA? Para o aluno formado em nosso curso de MBA em Gestão Empresarial, Marco Aurélio Corti Beleti, isso não existe. Confira o depoimento dele e veja que o MBA pode ser muito importante na carreira de um profissional, independente de sua idade.

“Sou do interior de São Paulo, da cidade de Espirito Santo do Pinhal/SP localizada a 200 km da capital, mas criado em São Paulo. Minha formação é Engenharia Mecânica com pós-graduação em Mecânica Automobilística e iniciei minha carreira aos 22 anos como estagiário. Desde então acumulei 25 anos de experiência na indústria automobilística, com passagens nas áreas de engenharia de produto, gerenciamento de projetos, gerenciamento de fornecedores e gestão da qualidade, em empresas de autopeças e montadoras. Meus últimos 18 anos foram na Mercedes-Benz do Brasil onde entrei como Engenheiro de Qualidade e cheguei ao cargo de Gerente de Qualidade de Powertrain.

Com o objetivo de me reciclar e me manter atualizado iniciei o curso de MBA em Gestão Empresarial em março de 2015 com 47 anos, para estar preparado para alguma oportunidade que eventualmente surgisse dentro da empresa. As dificuldades encontradas foram semelhantes a que  meus colegas de classe enfrentaram, conciliar os compromissos profissionais, familiares e o estudo durante o MBA, muitas vezes foi necessário trancar matricula de alguns módulos devido a conflito com viagens de negócios. Minha meta foi concluir o curso em 48 meses justamente em função da minha idade, não tinha tempo a perder! E consegui! Conclui o curso em abril de 2017.

 O inusitado foi que em nenhum momento passou pela minha cabeça a possibilidade de sair de São Paulo, porém em fevereiro de 2017 (ainda cursando o MBA) recebi o convite para assumir a gerência geral da garantia da qualidade na Yamaha Motor do Brasil, cargo considerado da alta administração e localizado em Manaus/AM. Com o apoio da minha família e com a perspectiva de progredir profissionalmente, aceitei o desafio e em março eu já estava assumindo minha nova função. Com certeza a bagagem adquirida no curso de MBA foi muito valiosa na minha decisão e responsável por me dar segurança e confiança para enfrentar as dificuldades inerentes de uma mudança dessa natureza.

Como gerente da garantia da qualidade da Yamaha sou responsável pelo acompanhamento de novos produtos, testes de durabilidade, gerenciamento da qualidade de fornecedores nacionais e internacionais, laboratórios (metrologia, químico e de emissões), auditorias de processo, produto e de sistema, inspeção final,  coordenação do sistema de gestão da qualidade (ISO9001) e análise de dados de garantia de motocicletas e motores de popa (náutica).

O Brasil possui uma diversidade cultural magnífica e sem exceção o Amazonas possui um rico acervo cultural,  uma culinária exótica e saborosa, e a selva amazônica que é impressionante e também frágil! O clima é quente e requer boa vontade para se adaptar, mas com a existência de ar-condicionado em todos os locais, a adaptação se torna mais fácil. Manaus é uma capital com mais de 2 milhões de habitantes e praticamente tudo se encontra por aqui. Mas está no meio da selva e o acesso é possível somente por avião ou balsa. Não existe acesso terrestre adequado e isso impõe algumas restrições. Parte de minha motivação também é ter a possibilidade de contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da região.

O curso de MBA em Gestão Empresarial me permitiu ampliar minha capacidade de análise, e embora mais maduro, a oportunidade de trocar experiências com professores de reconhecida competência e qualidade, com colegas de classe mais jovens me propiciou as condições de mesclar conhecimento, novidade, inovação, além de fazer novos amigos. Não importa a idade, o crescimento como um todo é gratificante.”

Marco Aurélio Corti Beleti


Precisa de ajuda?