Atendimento / Ouvidoria

Palestra de especialista americano atrai cerca de 200 convidados na unidade Santos

Blog
31 de janeiro de 2011

O professor James Braggs, da Universidade da Califórnia – Irvine (UCI – Irvine) e Lean Six Sigma Black, especialista em sistemas de qualidade da The Boeing Company, explicou durante palestra realizada na unidade Santos da STRONG/FGV, em 23/1, o sistema Lean Six Sigma, um conjunto de práticas utilizadas para melhorar sistematicamente processos ao eliminar (ou minimizar) defeitos. O auditório da instituição ficou lotado e estima-se a presença de cerca de 200 pessoas entre convidados e alunos da instituição.

A base para esse sistema é o método DMAIC (sigla em inglês para Definição e estabelecimento de objetivos; Medir e coletar dados para entender as causas; Identificar os problemas e as causas que afetam o desempenho da organização; Melhoria dos processos; Controle dos resultados), que diz que o processo é tão importante quanto as pessoas.

Segundo Braggs, o método é eficiente e usado por empresas públicas e privadas de diversos setores corporativos como saúde, logística e cadeia e suprimentos. “Trata-se de um método que envolve questões estratégicas para oferecer produtos e serviços de qualidade que podem reduzir custos sem precisar demitir funcionários”, garantiu o especialista.

Visita ao Porto – Durante visita ao Brasil, James Braggs aproveitou a para conhecer o Porto de Santos, o maior da América Latina, e ficou encantado com a infraestrutura e os investimentos previstos no porto para dobrar o tamanho e a capacidade na movimentação de cargas. “As mudanças no Porto de Santos vão transformar a cidade e a região, que serão totalmente diferentes daqui a dez anos”, avaliou.

O especialista também expressou que o Brasil está entre os países com maior dinamismo econômico e com potencial para se expandir a curto prazo, e que essa transformação está atrelada diretamente aos líderes e gestores. “Usando o método Six Sigma os líderes podem treinar melhor seus funcionários e obter melhores resultados nas empresas”, concluiu.

FGV – O professor ainda esteve na unidade Berrini, da FGV, no último dia 26/1, onde também abordou o Lean Six Sigma. Vale destacar que a STRONG/FGV é parceria da UCI – Irvine, onde Braggs leciona, para a oferta de módulos internacionais da FGV.


Precisa de ajuda?