Atendimento / Ouvidoria

Professor da FGV realiza palestra sobre a crise econômica

Blog
12 de julho de 2017
palestra sobre a crise econômica

A crise econômica é uma pauta que gera assuntos em diversas áreas e é muito importante discutir a respeito, por isso o Prof. Robson Ribeiro Gonçalves realizou uma palestra na última terça-feira (11) com o tema “Caminhos para sair da crise econômica atual: perspectivas e cenários”

O objetivo da apresentação foi caracterizar a crise econômica atual, diferenciá-la das crises anteriores e principalmente entender qual é o horizonte de superação dessa crise e apontar quais os elementos para prever se haverá soluções para os problemas em três, seis, doze, dezoito meses e assim caminhar no sentido de melhorar o cenário econômico do país.

“A palestra é sempre voltada pra ser um input para tomada de decisão, sendo do ponto de vista empresarial, ou da gestão de sua própria carreira. Como estamos num ambiente de incerteza muito grande, a ideia é dar algum parâmetro para que dentro dessa neblina de incerteza, as pessoas possam tomar decisões de maior qualidade”, disse Robson Ribeiro, que também é Mestre em Economia e Consultor da FGV Projetos-São Paulo desde 2006.

Ao abordar as soluções para os presentes, o professor deixa claro que os níveis de operação mudaram e é um equívoco manter os mesmos da era pré-crise. Segundo ele, é preciso se adaptar e redimensionar as operações e as expectativas para os próximos meses e também aprender a ser mais eficiente de uma forma mais enxuta. “Uma das soluções é procurar todas as brechas operacionais possíveis que não só sejam cortes de custo, mas de aumento de eficiência. Fazer melhor do que já se faz e não sair cortando gastos de maneira exagerada”, completa.

Quando o assunto se refere à crise econômica e política, Robson também afirma que a crise política e econômica caminham juntas e o mercado se acostumou com esse nível de incerteza política forte, mas que isso não é o suficiente e que uma retomada da economia vai exigir uma decisão mais clara do âmbito político e ainda prevê que este problema tende a se estender até as próximas eleições. “O cenário mais provável é que até as eleições vamos permanecer nesse clima de incerteza. Os resultados das eleições ainda estão em aberto, os candidatos citados nas pesquisas não passam segurança e nem um plano econômico claro.”

Confira as fotos:


Precisa de ajuda?