Atendimento / Ouvidoria

Matéria com o coordenador acadêmico do MBA, prof. Isnard Marshall Junior

Na Mídia
06 de fevereiro de 2020

Reportagem com o coordenador acadêmico do MBA em Gestão Empresarial da FGV STRONG, Isnard Marshall Junior, publicada na edição de 2 de fevereiro do Diário do Grande ABC.

Especialização é diferencial para melhores oportunidades

Cursos de latu sensu são indicados para os profissionais que desejam elevar o conhecimento técnico

Foi-se o tempo em que conquistar um diploma de nível superior era um diferencial na hora de concorrer a uma oportunidade no mercado de trabalho. Dados do Ministério da Educação mostram que o número de formandos em cursos universitários não para de crescer. Aliado a isso, o avanço da tecnologia e a rapidez com que as coisas mudam, as empresas exigem cada vez mais profissionais especializados em suas áreas. Logo, dar continuidade nos estudos já virou regra.

Mas tão difícil quanto escolher uma área de atuação, uma pós precisa ser pensada em detalhes, levando em consideração a diversidade de cursos e objetivo a que se propõe cada modalidade.

Separadas em latu e stricto sensu, elas se diferenciam completamente entre si. Para quem deseja adquirir bagagem técnica com maior rapidez e conhecimento técnico, os cursos de latu sensu são os mais indicados.

Diferença entre Latu Sensu e Scricto Senso

“O principal foco dessa modalidade é empoderar o profissional em termos técnicos e de conhecimento atualizado”, explica a professora Maria do Carmo Romeiro, pró-reitora de pós-graduação e Pesquisa da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Os cursos de latu sensu englobam os MBAs (Master of Business Administration), que são indicados para profissionais que desejam aperfeiçoamento e conquistar novos horizontes na carreira de forma mais imediatista.

Além disso, essa modalidade demanda dedicação menor. Com duração média de 360 horas, ao fim do curso o aluno recebe certificado e não é necessário apresentar trabalho de conclusão.

Atualmente, as universidades oferecem leque amplo de opções de MBA para todo e qualquer profissional e área de atuação, como gestão empresarial, finanças, projetos, marketing, pessoas etc.

Para facilitar no processo de escolha, o professor Isnard Marshall Junior, coordenador acadêmico de MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas), indica busca minuciosa sobre o curso e grade curricular oferecidos. “O profissional deve procurar inicialmente cursos que efetivamente façam diferença em um mercado tão seletivo. Devem considerar que sua escolha não seja, tão somente, entre um curso A ou B, e sim que a instituição que o chancela esteja alicerçada em valores tais como experiência, atualidade, dinamismo, pioneirismo, agregação de valor, inserção no mercado e excelência”, afirma o professor.


Precisa de ajuda?