Atendimento / Ouvidoria

Conecta FGV: ESG-Social: Presente e futuro: O que é possível, desejável e urgente?

22 set 2021

às 19h30

Endereço: Mediado por Tecnologia

Local: Mediado por Tecnologia

Palestrante: Fabio Barbosa, Mary Murashima, Fabiana Fragiacomo, Juliana Coelho e Leila Melo

Conecta FGV

O entendimento do mercado é cada vez mais claro: negócios de alta performance não se caracterizam somente por indicadores de faturamento. É importante demonstrar resultados positivos em termos de sustentabilidade.

Essa tendência mundial, que vai direcionar o mercado na próxima década, já começou a repercutir fortemente no Brasil, por isso, a abordagem Environmental, Social and Governance (ESG) chama o Governo e as empresas nacionais a se comprometerem com estas três pautas: o respeito ao meio ambiente, o impacto social positivo e as estruturas de governança. O foco desse evento será a pauta social.

O Conecta FGV, que está em sua 7ª edição, busca, de forma ativa, incluir o aluno como o verdadeiro protagonista nessa discussão, partindo de suas experiências pessoais em cases de sucesso trazidos das empresas nas quais trabalham. Reconhecer, dar visibilidade e inspirar: esta é a fórmula para uma reflexão profunda que aproxime o setor acadêmico e o mercado para multiplicar boas práticas e incentivar a excelência, a fim de inspirar não só os alunos da FGV, mas profissionais e comunidade em geral para reflexões e ações que venham a fazer a diferença.

Sobre os palestrantes:

Fábio Colletti Barbosa é Membro dos conselhos do Itaú-Unibanco, da Gávea Investimentos, da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), da Natura Cosméticos e da Ambev. Fábio Barbosa foi presidente do Banco ABN Amro Real, Santander Brasil, Febraban e Abril Mídia. Atualmente, também é Diretor-Presidente da Fundação Itaú e membro do Conselho do Instituto Empreender Endeavor, do Centro de Liderança Pública (CLP) e da UN Foundation, para apoio a ONU.

Fabiana Fragiacomo é Detém mais de 20 anos de experiência à frente de áreas de marketing de grandes corporações como Unibanco, BankBoston e Itaú. Desenvolveu sua carreira coordenando estratégias de comunicação, campanhas publicitarias, trabalhos de branding e projetos de inovação. Nos últimos anos vem se dedicando a sua grande paixão a causa da Educação, e lidera a área de comunicação e marketing do Instituto Ayrton Senna. É uma das idealizadoras e curadoras do Fórum de Marketing de Causa e atua também compartilhando conteúdos de educação para o movimento @Gloppies, na qual é uma das sócias.

Mary Murashima é Doutora em Letras e Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ. Atualmente, é professora associada do Instituto de Letras da UERJ e diretora de gestão acadêmica do Instituto de Desenvolvimento Educacional na FGV. Foi diretora acadêmica de EAD da Whitney International University System. Atuou como vice-diretora, gerente de produção, coordenadora de pós-graduação, coordenadora de produção, tutora e desenhista instrucional do FGV Online. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do Exame Vestibular da UERJ. Foi organizadora e autora de série de livros didáticos para o ensino médio pela FGV e pela Editora do Brasil. Atua, principalmente, nas seguintes áreas com artigos e livros publicados: EAD, Educação, Língua Portuguesa, Língua e Literatura Clássicas, Comunicação e Filosofia.

Juliana Coelho é Especialista em MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Engenheira química pela PUC de Pernambuco. É destaque na Indústria Automotiva há mais de 07 anos. Iniciou a carreira na Stellantis em 2013 na planta Jeep em Goiana/PE, e suas primeiras experiências foram nas fábricas da Itália e Sérvia, onde completou seu percurso formativo. A partir de então, pelo conhecimento técnico e pela habilidade de liderar equipes, se destacou como Gerente da área de Pintura, e posteriormente gerenciou também a área de Montagem da Jeep. Mais recentemente, no Polo Fiat em Betim/MG, chefiou o setor responsável por novos desenvolvimentos na manufatura para a América Latina. Em julho de 2020 retornou a Pernambuco para assumir a gerência geral da planta Jeep, posição que ocupa até os dias atuais.

Leila Melo é Integrante do Comitê Executivo do Itaú Unibanco e diretora-executiva responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Jurídica, Ouvidoria, Comunicação,Relações Institucionais e Governamentais. Anteriormente, trabalhou nas áreas de Project Finance e Securities do escritório Debevoise & Plimpton, em Nova York. A executiva também é diretora vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Conselho da WILL Latin America, organização não governamental que promove a discussão sobre liderança feminina nas empresas. É formada em Direito pela USP, especializada em Direito Corporativo com ênfase em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, e Fundamentos do Direito Empresarial na New York University.

Moderação de Ana Ligia Finamor – coordenadora Acadêmica nos MBAs da área de Gestão, Inovação, Liderança e Equipes, e Isabela Baleeiro Curado – Professora Gestão FGV – EAESP


Precisa de ajuda?