Atendimento / Ouvidoria

Webinar: A política externa chinesa no contexto da geoeconomia da Ásia

A assinatura da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) em 15 de novembro de 2020 foi um dos grandes eventos geoeconômicos que marcam a ascensão chinesa no Sistema Internacional. O RCEP, que está sendo negociado desde 2012, inclui  os Estados membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), além de atores-chave na Ásia-Pacífico como Austrália, China, Japão, Nova Zelândia e Coreia do Sul. O RCEP é o maior acordo comercial do mundo em população e Produto Interno Bruto. A partir da perspectiva da política externa da China, o RCEP representa um avanço na consolidação da estratégia global chinesa e assegura uma posição de liderança no contexto regional asiático.

Venha assistir a este webinar dos cursos de MBA LIVE da FGV, com transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube. Moderação do professor Luiz Migliora, Diretor Executivo da Rede Conveniada FGV.

Sobre os palestrantes:

Pedro Brites é professor agregado na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é vice-coordenador do curso de graduação em relações internacionais da FGV. Ex-Diretor-Geral do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Suas áreas de pesquisa incluem Relações Internacionais da Ásia, Sul Global, Economia Política Internacional, Filosofia Política internacional. Dr. Brites é bacharel em relações internacionais e Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, está trabalhando na organização da obra Mundo em Crise, sobre a política internacional na década pós crise financeira de 2007-8.

Oliver Stuenkel é professor associado de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV) e coordenador do programa de pós-graduação da Escola de Relações Internacionais da FGV. Coordena também a Escola de História e Ciências Sociais em São Paulo (CPDOC-SP) e o MBA em Relações Internacionais. Possui Mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government de Harvard University, onde foi McCloy Scholar, e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. É também membro não residente no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim e colunista para EL PAÍS e Americas Quarterly. Já colaborou para jornais como o New York Times (EUA), Financial Times (Inglaterra), Global Times (China), dentre outros.


Precisa de ajuda?