...
Atendimento / Ouvidoria

“Como você pode contribuir para o crescimento do curso?”

Blog
28 de março de 2019

Há vezes em que a resposta a uma pergunta se esconde na própria pergunta. Neste caso, os potenciais de crescimento vêm da preocupação em oferecer melhores entregas ao aluno. O atendimento às suas demandas, ou seja, suas necessidades e desejos, é a pedra fundamental da constituição de qualquer curso. Mas no campo da administração e gestão é importante lembrar que as demandas dos alunos estão intrinsecamente ligadas às demandas do mercado. Um mercado competitivo, mutante e cada vez mais exigente.

A hostilidade do mercado está relacionada com nossa atual época de intensas mudanças. O mundo como conhecemos, especialmente o mundo dos negócios, tem se modificado a velocidades nunca vistas. Quarta revolução industrial, internet das coisas, marketing 4.0, big data, são apenas alguns os termos que cunham a atualidade gerando necessidades que o gestor do futuro (e mesmo do presente) precisa saber preencher. E cabe a nós preparar estes gestores.

Vale lembrar, que em meio a toda esta modernidade, gestão é um campo de conhecimento novo. Não foi consolidada pelos gregos há mais de 2.500 anos como a matemática ou a física. Ainda não está cristalizada e solidificada. Administração de empresas, como o próprio nome explica, só se desenvolveu após o advento da indústria, o que automaticamente coloca seu surgimento bem mais à frente na linha do tempo: após a revolução industrial.  E como todo novo campo de conhecimento, ela se adapta, se molda, se desenvolve e se reinventa com novas pesquisas, novos artigos científicos, novas teorias, novos livros, novas descobertas. Tudo é dinâmico em uma área que busca trazer ordem, planejamento e compreensão para um mundo em transformação.

Enquanto isso, a metodologia também amadurece na mesma velocidade. Ministrei minha primeira aula apenas com lousa e giz. Hoje há projetores de última geração, sinal digital HD, transmissão via satélite ao vivo, plataforma acadêmica on-line, e o imprescindível Wi-Fi. Tudo ao alcance do toque de um dedo, com facilidade e mobilidade. Acesso ao conhecimento em tempo real. Um arsenal muito mais vasto e em constante atualização para um ambiente cada vez mais exigente.

Como contribuir para o crescimento do curso? A resposta é continuar se perguntando. Sempre. É permanecer aprimorando conteúdo e metodologia. É atualizar constantemente o conhecimento a ser transmitido, buscar novos exemplos, levantar novos questionamentos, testar novos métodos, propor novos desafios. A resposta é não se deixar seduzir pelo prazer de um trabalho bem feito (não mais do que por alguns breves momentos, afinal somos todos humanos). Mas continuar constantemente monitorando o ambiente, dentro e fora da sala de aula, se auto avaliando e se desafiando a fazer diferente e melhor, para poder formar hoje o gestor de amanhã.

Prof. Carlos Aurélio Bustamante é graduado em Engenharia Mecânica de Automação e Sistemas pela Escola Politécnica da USP, cursou MBA em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV, especializando-se em docência e, na sequência, em técnicas de comunicação. Concluiu o Mestrado Profissional em Administração pela EAESP-FGV, com distinção e menção honrosa de melhor dissertação. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria automobilística trabalhando diretamente ligado ao desenvolvimento de produtos. Participou do 10° Iberoamerican Academy of Management Conference (2017), em Nova Orleans com o artigo “Automotive industry beyond passenger cars: an econometric study of Brazilian truck market”. É professor desde 2008 da FGV-Strong nos cursos de Pós-ADM e MBA. Já lecionou as disciplinas de Marketing, Planejamento Estratégico Empresarial, Técnicas de Comunicação, Gestão de Pessoas, e Empreendedorismo.


Precisa de ajuda?