Centros de Estudos
O aprendizado de nossos alunos vão muito além da sala de aula. Os centros de estudos da Strong Business School permitem que os alunos assumam diferentes desafios que enriquecem e muito a experiência e vivência ao longo da graduação.
Esses projetos extracurriculares proporcionam um engajamento em projetos sociais e de apoio a comunidade, a partir de consultorias e pesquisas acadêmicas além de oferecer apoio didático com auxílio dos professores.
A Strong Business School também possui um centro de desenvolvimento de carreiras, que orienta, desenvolve e aprimora as habilidades e competências dos nossos alunos e egressos, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho.
O Centro de Inteligência de Mercado da Strong Business School tem por objetivo posicionar a faculdade como fonte de conhecimento, com relevância acadêmica e prática.
Iniciação Científca
O programa de iniciação científica integra o CIM e visa a inserir o aluno como parte da equipe de pesquisa. O objetivo é colaborar com a formação e profissionais diferenciados e de alto nível, a partir do desenvolvimento da capacidade analítica e crítica do estudante.
O aluno atuará ativamente como assistente de pesquisa do professor responsável pelo projeto de pesquisa. Entre as obrigações está acompanhar e auxiliar o docente em todas as etapas da pesquisa.
O programa tem duração de um ano e traz benefícios importantes para a carreira do estudante, entre elas:
– Conhecimento aprofundado sobre o tema da pesquisa, que normalmente está fora do escopo do conteúdo de qualquer curso de graduação;
– Técnicas sofisticadas de coleta e análise de dados;
– Será coautor do artigo resultante do projeto;
– Incentivo da mantenedora para a participação em congressos onde os artigos forem aprovados.
O Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC), foi criado com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, auxiliando no desenvolvimento de sua trajetória profissional. Para auxiliar a escolher uma linha a seguir na carreira, disponibiliza vagas de empresas e orienta a construção do currículo. Aproximadamente 90% dos alunos da Strong Business School já atuam em empresas nacionais e multinacionais, e o salário dos alunos formados é até 65% acima da média, comprovando a diferença de uma formação sólida e a orientação correta podem representar na hora de conseguir um bom emprego.
O Centro de Apoio Didático (CAD) tem como principal objetivo a criação, organização e gerenciamento de ações e projetos, que visam melhorar o desenvolvimento acadêmico dos alunos nas competências que envolvam o uso de ferramentas de cunho matemático/estatístico. Contribuindo para a formação de profissionais de senso crítico apurado e com capacidade de atuação destacada em ambiente competitivos.
A atuação do CAD não se limita apenas às ações de cunho didático-pedagógico de apoio às disciplinas da grade curricular da Strong Business School, abrange também iniciativas de caráter extracurricular que auxiliam no desenvolvimento de qualidades essenciais na formação de um profissional de alta performance (raciocínio analítico, trabalho em equipe, liderança, planejamento estratégico, etc.)
O Centro de Inovação e Empreendedorismo Strong (CIES) serve para apoiar nossos alunos e a comunidade a desenvolver seus projetos de negócios ou produtos, tanto para micro e pequenas empresas que já existem, como para aqueles que desejam começar a empreender do zero.
O CIES visa promover um salto de qualidade e de profissionalização ao desenvolver etapas como planejamento do negócio, captação de recursos, planejamento tributário, societário, gestão e capacitação do gestor, assim colaborando para negócios mais produtivos, rentáveis e sustentáveis.
A Consultoria Estratégica de Negócios é um trabalho interdisciplinar em equipe que faz parte da disciplina Tópicos Especiais I do curso de Administração e que tem como objetivo induzir um contato mais direto do aluno com as empresas. O trabalho consiste em uma Consultoria realizada pelos alunos em uma empresa real, permitindo assim obterem uma visão sistêmica.
A empresa escolhida apresentará fragilidades/melhorias/problemas que considera impactar no resultado operacional e a equipe de trabalho inicia um processo de entendimento da situação apresentada por meio do estudo, análise e diagnóstico das causas que original esta situação. Os alunos da Strong Business School elaboram o relatório final com a avaliação das possíveis soluções de forma a gerar iniciativas para solucionar os problemas, elaborando planos de ação e acompanhando a implantação da iniciativa gerada.
Este processo compreende analisar a empresa na ótica dos conceitos acadêmicos e suas respectivas ferramentas de gestão estudadas tanto, a equipe terá de realizar um mapeamento completo das respectivas áreas da empresa, por meio da interação direta com gestores. Cada disciplina possui um Roteiro com questões específicas, as quais apresentam ferramentas e metodologias de gestão para utilização nas empresas.
A consultoria estratégica de negócios oferece aos alunos a oportunidade de aplicarem os conhecimentos obtidos nas disciplinas acima referenciadas, estabelecendo uma conexão direta entre os conceitos acadêmicos e o mundo corporativo.
A agência experimental de Publicidade e Propaganda da Strong Business School é um órgão auxiliar didático do curso de Publicidade e Propaganda, que funciona como laboratório para a aplicação prática dos conceitos aprendidos pelos alunos, além de introduzir novos conhecimentos.
A Agência proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar o funcionamento de uma agência, além de estimular o trabalho em equipe e prepará-los para o mercado de trabalho com a experiência de vivenciar uma rotina em um ambiente corporativo.
As atividades envolvem a criação e a produção de peças e campanhas publicitárias para a instituição pelos alunos, supervisionados por um professor, para que eles possam sanar suas dúvidas e aprender os processos na prática.
Atlética
A Atlética da Strong Business School possui dois objetivos principais: promover atividades esportivas para o alunado e participar de campanhas de ações sociais e solidárias. Nas atividades desportivas, a Atlética promove treinos de algumas modalidades e participa de campeonatos universitários regionais e estaduais. No campo solidário, a Atlética organiza campanhas do agasalho e outras ações específicas em parcerias com ONG.
Diretório Acadêmico
É o órgão de representação dos alunos de graduação, que tem como finalidade zelar pelos interesses dos alunos no que se refere às questões acadêmicas e disciplinares, como atividades de ensino, pesquisa e informação, prestando assistência técnica à organizações públicas ou privadas, para ajudá-las na busca de eficiência, produtividade e qualidade dos seus serviços e à estudantes carentes de recursos. Promove também a integração e solidariedade entre os corpos docente e administrativo da Strong Business School, organizando eventos e prestando serviços de caráter cívico, social, cultural, científico, técnico e artístico, além de comunicação com diretórios acadêmicos de outras instituições.
Núcleo de Pesquisas
Nossa prioridade é incentivar e dar meios para os estudantes fazerem pesquisas, conectar estudantes com professores, fortalecer valores éticos e colaborar no esforço de preparar os estudantes para o mercado de trabalho em empresas, negócios, governo e instituições sociais.
Objetivos:
– Enfatizar valores éticos
– Desenvolver habilidades profissionais
– Preparar os estudantes para o mercado de trabalho
– Conduzir atividades de pesquisa e iniciação científica
Projetos em andamento:
– Pesquisa Índice de Confiança
– Pesquisa “30 Episódios Marcantes da Evolução Econômica do Brasil”
– Desenvolvimento da Agenda de Iniciação Científica
– Participação ativa no ENANGRAD, o maior evento da graduação em Administração da América Latina).
– Centro de Finanças/Mercado de Capitais/Seguros (CFCS)
– Centro Europeu de Pesquisas e Estudos (CEPE)
– Centro de Governança Corporativa (CGC)
– Centro de Estudos e Pesquisas sobre Análise de Custos e Benefícios Sociais (CACBS)
– Centro de História Econômica (CHE)
Equipe:
– Pedro Carvalho de Mello (Diretor do Núcleo) – PhD em Economia pela Universidade de Chicago
– Claudio Roberto Contador – PhD em Economia pela Universidade de Chicago
– Ulysses Alves dos Reis – Mestre em Marketing Internacional pela Universidad Nacional de La Plata
– Carlos Alberto Di Agustini – Doutor em Engenharia de Produção
– Isnard Marshall Junior – Doutor em Engenharia Química pela UFRJ
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é fruto de um convênio firmado entre a Strong Business School e a Receita Federal e é formado por alunos do curso de Ciências Contábeis. O NAF serve de auxílio à comunidade, ajudando com consultas fiscais, inscrições e informações cadastrais de CPF e MEI e também fornece auxílio na elaboração e entrega da declaração de imposto de renda para pessoas físicas.