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Conheça os quatro fatores que formam o coração da liderança

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06 de abril de 2020
Curso de Liderança

Estar em uma posição de liderança não faz de uma pessoa um grande líder. Para inspirar a confiança de sua equipe e ter resultados efetivos, uma série de soft skills são necessárias. Coordenadora do MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas da STRONG FGV, a Profa. Dra. Ana Ligia Finamor explica os quatro principais fatores ligados ao coração da liderança.

Ser agradável: Ter um bom relacionamento com os integrantes de sua equipe é fundamental. “Quando você gosta de alguém, você se aproxima dessa pessoa. E o líder tem que ter liderados próximos a ele”, explica a professora. Ela ressalta também para um erro comum, que é quando os líderes se dedicam somente a fazer com que sua equipe goste deles.

Reciprocidade: De acordo com a coordenadora do MBA, o líder não deve apenas receber, como também dar. “Dar o seu tempo, um elogio, ou até mesmo um presente, isso valoriza o liderado”, conta. “É uma via de mão dupla, quando você passa a dar, você também começa a receber. ”

Autoridade: Uma frase batida é a que “respeito não se impõe, se conquista”. Para a professora Ana Lígia, coordenadora também do MBA em MBA em Gestão de Recursos Humanos, é necessário que o líder mostre legitimidade. “Ele tem que demostrar que vai fazer não só o agradável, mas o necessário. ”

Comprometimento e consistência: “O líder tem de mostrar que está junto da equipe. Ele não pode só dar ordens e se fechar em sua sala. Ele tem que botar a mão na massa junto. Com isso a equipe se inspira e passa a agir da mesma forma”, explica a professora. A consistência também é importante para gerar credibilidade e segurança frente aos seus liderados.

Para desenvolver melhor estes aspectos e outras soft skills necessárias em cargos de liderança, o MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas da STRONG FGV é o curso mais recomendado. Por meio dele, o participante estará apto a ocupar posições de liderança e contribuir para o desempenho organizacional, desenhando e implementando políticas e práticas de gestão de pessoas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.

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