Apresentação
A estratégia de precificação é uma tarefa simples no cálculo, mas sensível na calibragem, exigindo adequação entre a rentabilidade esperada pela empresa e o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Considerando esse contexto, o curso Estratégias de precificação de produtos e serviços proporciona uma visão ampla dos aspectos que devem estar presentes no processo de definição de preços, incluindo os mercadológicos, tributários e financeiros, além da percepção de valor por parte do consumidor.
Autores: Marcelo Nascimento Boechat, mestre em Administração FGV e Roberto Neme Assef, mestre em Engenharia de Produção pela UFF.
Dias das aulas
Este curso é realizado na modalidade EAD, ideal para quem deseja flexibilidade de tempo e local de estudo. O curso possui apostila ou e-book, videoaulas, exercícios comentados, podcasts, indicações de sites, textos e vídeos complementares. Você terá o acompanhamento pedagógico da tutoria a distância, que o(a) orientará de modo a esclarecer dúvidas e as atividades propostas. Durante o curso, haverá três encontros ao vivo com o tutor (com, aproximadamente, 60 minutos cada).
Investimento
1ª Opção: R$ 997,60, à vista no boleto bancário.
2ª Opção: R$ 997,60, à vista ou em 6x iguais no cartão de crédito.
3ª Opção: R$ 1.022,58, sendo 6x de R$ 170,43 no boleto bancário.
Público-alvo
O curso Estratégias de precificação de produtos e serviços é recomendado para profissionais, graduados ou não, que atuam nas áreas de Marketing e Vendas, e buscam aprimorar os seus conhecimentos em aspectos mercadológicos, tributários e financeiros. Além disso, o curso é voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir o seu networking, bem como para quem almeja uma aplicação mais rápida e prática.
Certificação
Para ser aprovado no curso de Curta Duração Online, você deverá realizar uma atividade individual final e nela obter, no mínimo, média igual ou superior a 7,0 (sete). Depois de aprovado, você receberá, em até 30 dias após o encerramento do curso, um CERTIFICADO digital, que comprova a sua aprovação, e um BADGE (medalha) também digital para compartilhar a sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. Tanto o Certificado quanto o Badge FGV são gerados com tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.
Como funciona
Módulo 1 – Conceitos financeiros básicos
- Ebitda
- Rentabilidade sobre o patrimônio líquido
- Markup
- Margem de contribuição
Módulo 2 – Influência dos tratores mercadológicos na decisão de preços
- Preço como indicador de qualidade
- Ciclo de vida do produto
- Fatores internos
- Fatores externos
- Elasticidade-preço da demanda
- Metodologias de definição de preços
- Exemplificação da análise conjunta
- Preços dinâmicos
Módulo 3 – Aspectos tributários da precificação
- Tributos internos e externos ao preço de venda
- Tributos federais
- Tributos estaduais
- Tributos municipais
- Tributação na importação ou exportação
Módulo 4 – Aspectos Financeiros da Precificação
- Custos e despesas fixos
- Métodos de custeio
- Ponto de equilíbrio operacional
- Efeito dos prazos sobre o preço de venda
- Custo de reposição e valor presente
- Capital de giro por produto Exemplos de cálculo de margens de contribuição