...
Atendimento / Ouvidoria

Desigualdade social é um dos principais fatores do trabalho infantil

Na Mídia
16 de julho de 2024

De acordo com a matéria publicada pelo Diário do Grande ABC no dia 16 de Julho de 2024, a desigualdade social é um dos principais fatores para o trabalho infantil.

O trabalho infantil no Brasil persiste devido a fatores como pobreza, falta de acesso à educação, desigualdade social e informalidade do mercado de trabalho. A aceitação cultural em algumas regiões e a menor fiscalização no mercado informal também contribuem.

Marco Antonio Frabetti, advogado e coordenador do curso de Direito da Strong Business School, destaca que o Brasil possui políticas públicas para erradicar o trabalho infantil, como programas de transferência de renda, fiscalização do mercado de trabalho e serviços socioeducativos, incluindo os programas de Erradicação do Trabalho Infantil, Nacional de Aprendizagem e Bolsa Família.

Campanhas de conscientização e promoção dos direitos das crianças, conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), são realizadas para sensibilizar a população e eliminar o trabalho infantil.


Precisa de ajuda?