Uma nova ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), implementada há dois meses, já apresenta resultados significativos no combate ao golpe do falso advogado. Em Brasília, após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) adotar o fator de dupla autenticação, os casos de acessos indevidos com base em credenciais vazadas caíram 50%. Antes da medida, o TJDFT registrava em média 27,75 tentativas mensais de acesso indevido; após a implementação, a média caiu para 12.
Entre janeiro e outubro de 2025, 309 casos de tentativas de acesso com credenciais vazadas foram encaminhados à Secretaria de Segurança e Inteligência (SESI) do Tribunal. A ouvidora-geral do TJDFT, responsável por receber reclamações de usuários da Justiça e advogados, também observou uma queda nos registros relacionados ao golpe nos últimos meses do ano.
A experiência do TJDFT evidencia que medidas simples de segurança digital, como a dupla autenticação, podem gerar impacto direto na redução de fraudes e aumentar a confiança dos usuários no sistema judiciário.