Em Fortaleza, um único estabelecimento comporta 200 habitantes, om mais de 12 mil salões de beleza
Na MídiaFortaleza possui mais de 12 mil salões de beleza, o que equivale a um estabelecimento para cada 200 habitantes, segundo dados do Sebrae. Em 2024, foram abertas 1.873 empresas no setor na capital cearense, superando a média nacional de um salão para 248 pessoas.
O setor evoluiu, oferecendo não apenas serviços de cabelo e unhas, mas também tratamentos estéticos e de saúde. Um exemplo é Fernando Souza, que começou cortando cabelos na calçada em 2017 e hoje atende cerca de mil clientes por mês em sua barbearia, com ar-condicionado e até bebidas para os clientes.
O custo inicial para abrir um negócio no ramo é baixo, e a profissionalização pode ser feita por meio de cursos acessíveis. O setor se recuperou rapidamente da pandemia, adaptando-se com serviços em domicílio e horários flexíveis.
Cícera Sousa, ex-técnica de enfermagem, montou um salão após sete anos de planejamento, oferecendo desde terapia capilar até estética facial. A diversificação de serviços é essencial, já que os clientes buscam bem-estar e autoestima.
O segmento continua em crescimento, sendo um dos que mais abrem empresas no país, atrás apenas do comércio de roupas e promoção de vendas.
Confira matéria completa.