Atendimento / Ouvidoria

As cinco datas mais esperadas do ano pelos brasileiros

Blog
10 de novembro de 2020
As cinco datas mais esperadas do ano pelos brasileiros

Cada época movimenta um setor temporariamente, mas a garantia de retorno é anual.

Cada data celebrada pelos brasileiros provoca um frenesi no mercado. Além das festas, os brasileiros investem em presentes, principalmente, nas datas tradicionais e que envolvem pessoas queridas.

Uma das mais recentes integradas ao calendário brasileiro é a Black Friday. Trazida dos EUA, a famosa semana de promoções virou o grande sucesso de vendas por aqui, superando números do ano todo. Com o cenário atual, com certeza, ela está no topo da lista de muitos brasileiros para o restante de 2020.

1.  Carnaval

Época do ano favorita de grande parte dos brasileiros, o carnaval é mais que uma data para cair na folia e recarregar as energias para o começo de ano. No início de 2020, 36 milhões de pessoas eram esperadas em 6 cidades brasileiras.

Nos períodos pré e pós-carnaval, os setores de turismo, comércio, tecidos, entretenimento e logística ganham enorme movimento. Cada um deles atende diferentes tipos de consumidor, do mais popular ao mais sofisticado.

A indústria de bebidas ganha não só com as vendas, mas pela publicidade em escala máxima com o patrocínio de festas, blocos e eventos. O tom de voz das marcas faz toda a diferença na hora de conquistar o consumidor.

2.  Dia dos Namorados

Criado em 1948, por aqui, o Dia dos Namorados é um pouco diferente do comemorado nos EUA. No Brasil, a data é celebrada por todos os tipos de casais, sendo considerada uma das épocas mais românticas do ano. Alianças, chocolates e hotéis estão entre os produtos e os serviços mais procurados nesse período.

Os restaurantes também investem em promoções e pratos especiais para atrair os pombinhos. Cidades como Campos do Jordão conseguem oferecer uma experiência ainda mais especial junto da comida.

Também é uma data movimentada para o comércio, já que muitas pessoas presenteiam seus amores com eletrodomésticos, roupas e itens de decoração, para agradá-los com um toque mais pessoal.

3.  Black Friday

Praticada somente há dez anos, aqui, no Brasil, a Black Friday já é responsável por volumes de vendas bastante altos. O atrativo funciona não só para o consumidor, que adquire mercadorias com descontos acima de 60%, mas também para o varejo, que tem a oportunidade de esvaziar o seu estoque com lucros altíssimos.

No começo, os preços e as promoções geraram desconfiança nos brasileiros, que acreditavam estarem comprando produtos de segunda mão ou com defeito. Com a chegada de empresas internacionais, oferecendo preços ainda mais baixos, a data caiu no gosto do consumidor, que, hoje, já planeja as suas compras anuais durante a Black Friday.

4.  Natal

Esperado por adultos e crianças, o Natal é uma das datas mais antigas celebradas por aqui, sendo a parte mais importante do ano por muitas famílias, principalmente, de hábitos cristãos.

Com a tradicional troca de presentes, entre amigos e familiares, as brincadeiras, como amigo secreto, e a vontade de caprichar no visual, os consumidores são responsáveis pelo maior movimento de vendas durante o ano todo. As decorações natalinas, as fantasias e, principalmente, os alimentos são os itens indispensáveis da lista de compras.

5.  Férias de fim ou começo de ano

É bastante comum que muitos trabalhadores tirem férias durante o período das comemorações de Natal e Ano Novo, com exceção do setor de serviços. Lado a lado com o recebimento do 13º salário, as férias anuais são ótimas para comerciantes do litoral e outros lugares turísticos.

Este é o período em que famílias inteiras buscam um descanso, em geral, investindo um pouco a mais em viagens e serviços que realmente valham a pena. O varejo percebe um aumento considerável na procura de itens, como roupas, objetos de viagem e produtos importados, durante o período de férias.


Precisa de ajuda?