Cada época movimenta um setor temporariamente, mas a garantia de retorno é anual.
Cada data celebrada pelos brasileiros provoca um frenesi no mercado. Além das festas, os brasileiros investem em presentes, principalmente, nas datas tradicionais e que envolvem pessoas queridas.
Uma das mais recentes integradas ao calendário brasileiro é a Black Friday. Trazida dos EUA, a famosa semana de promoções virou o grande sucesso de vendas por aqui, superando números do ano todo. Com o cenário atual, com certeza, ela está no topo da lista de muitos brasileiros para o restante de 2020.
1. Carnaval
Época do ano favorita de grande parte dos brasileiros, o carnaval é mais que uma data para cair na folia e recarregar as energias para o começo de ano. No início de 2020, 36 milhões de pessoas eram esperadas em 6 cidades brasileiras.
Nos períodos pré e pós-carnaval, os setores de turismo, comércio, tecidos, entretenimento e logística ganham enorme movimento. Cada um deles atende diferentes tipos de consumidor, do mais popular ao mais sofisticado.
A indústria de bebidas ganha não só com as vendas, mas pela publicidade em escala máxima com o patrocínio de festas, blocos e eventos. O tom de voz das marcas faz toda a diferença na hora de conquistar o consumidor.
2. Dia dos Namorados
Criado em 1948, por aqui, o Dia dos Namorados é um pouco diferente do comemorado nos EUA. No Brasil, a data é celebrada por todos os tipos de casais, sendo considerada uma das épocas mais românticas do ano. Alianças, chocolates e hotéis estão entre os produtos e os serviços mais procurados nesse período.
Os restaurantes também investem em promoções e pratos especiais para atrair os pombinhos. Cidades como Campos do Jordão conseguem oferecer uma experiência ainda mais especial junto da comida.
Também é uma data movimentada para o comércio, já que muitas pessoas presenteiam seus amores com eletrodomésticos, roupas e itens de decoração, para agradá-los com um toque mais pessoal.
3. Black Friday
Praticada somente há dez anos, aqui, no Brasil, a Black Friday já é responsável por volumes de vendas bastante altos. O atrativo funciona não só para o consumidor, que adquire mercadorias com descontos acima de 60%, mas também para o varejo, que tem a oportunidade de esvaziar o seu estoque com lucros altíssimos.
No começo, os preços e as promoções geraram desconfiança nos brasileiros, que acreditavam estarem comprando produtos de segunda mão ou com defeito. Com a chegada de empresas internacionais, oferecendo preços ainda mais baixos, a data caiu no gosto do consumidor, que, hoje, já planeja as suas compras anuais durante a Black Friday.
4. Natal
Esperado por adultos e crianças, o Natal é uma das datas mais antigas celebradas por aqui, sendo a parte mais importante do ano por muitas famílias, principalmente, de hábitos cristãos.
Com a tradicional troca de presentes, entre amigos e familiares, as brincadeiras, como amigo secreto, e a vontade de caprichar no visual, os consumidores são responsáveis pelo maior movimento de vendas durante o ano todo. As decorações natalinas, as fantasias e, principalmente, os alimentos são os itens indispensáveis da lista de compras.
5. Férias de fim ou começo de ano
É bastante comum que muitos trabalhadores tirem férias durante o período das comemorações de Natal e Ano Novo, com exceção do setor de serviços. Lado a lado com o recebimento do 13º salário, as férias anuais são ótimas para comerciantes do litoral e outros lugares turísticos.
Este é o período em que famílias inteiras buscam um descanso, em geral, investindo um pouco a mais em viagens e serviços que realmente valham a pena. O varejo percebe um aumento considerável na procura de itens, como roupas, objetos de viagem e produtos importados, durante o período de férias.