Atendimento / Ouvidoria

Como escolher um MBA?

Blog
09 de abril de 2022

O MBA (Master in Business Administration) ou Mestrado em Administração de Negócios, é uma ótima escolha para alavancar sua carreira. Mas, com tantas opções de MBA disponíveis, como escolher um MBA para ter os melhores resultados no futuro? 

Se você está em dúvida de como escolher um MBA, vamos te dar dicas de como fazer a escolha certa, além de apresentar as várias opções de MBA com algumas características e mercado de trabalho para cada uma. 

Dicas de como escolher um MBA 

Para começar, é importante você pensar se um MBA é a melhor opção de pós-graduação para você. Para isso, pense onde e como você pretende estar daqui a alguns anos. 

Lembre-se que o MBA é uma pós-graduação lato sensu, ou seja, bastante voltada para o mercado de trabalho. É diferente, por exemplo, de um mestrado acadêmico ou um doutorado, que são pós-graduações stricto sensu. 

No caso, tanto o mestrado acadêmico quanto o doutorado são mais focados na vida acadêmica, em publicações e pesquisa, mas não tanto para empresas, por exemplo.

Além disso, é importante você pesquisar, dentre as opções que tem interesse, informações essenciais, tais como horário do curso, ou se o curso é EAD, por exemplo. 

Se for EAD, quais são os requisitos para obtenção do título: avaliações, seminários, trabalho de conclusão de curso ou monografia.  Esses são detalhes importantes para os quais você terá que reservar um tempo para se dedicar. Por isso, ajustar seu horário para ter tempo para se dedicar aos estudos também é importante. 

Outro fator importante é sua área de atuação e onde você pretende chegar. Quem tem formação na área da Saúde, por exemplo, pode apostar  no MBA em Gestão de Saúde, podendo alcançar cargos de chefia em hospitais, clínicas e unidades de saúde. 

Já para quem tem formação em contabilidade ou economia, por exemplo, pode se dedicar a um MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Por isso, analise na sua formação quais são suas áreas de interesse. De fato, isso te ajudará na escolha do MBA mais adequado. 

Opções de MBA 

Agora que você já viu algumas dicas de como escolher o MBA, vamos falar de algumas boas opções de MBA presentes no mercado, descrevendo um pouco mais suas áreas de atuação. 

Gestão Empresarial 

Uma ótima opção para profissionais que aspiram cargos de gerência em grandes empresas, com visão estratégica para enfrentar grandes desafios. O curso também oferece uma visão globalizada de negócios, focando também nas áreas de economia, gerência, finanças e marketing. 

Gerenciamento de Projetos 

Nesse curso, o profissional aprenderá e se capacitará em gerenciamento de projetos, conforme o Project Management Institute (PMI), difundido pelo guia de Project Management Body of Knowledge (PMBOK). 

Assim, o profissional ganha os subsídios necessários para se submeter à certificação internacional em Project Management Professional, a qual é aceita internacionalmente. 

Gestão: Digital Transformation 

MBA em Gestão: Digital Transformation é um MBA focado nas necessidades eminentes das empresas no presente. Afinal, não se fala mais em quando as empresas vão aderir ao mundo digital, pois, atualmente, quem não está no mundo digital, está fora do mercado. 

Basta ver como as negociações são feitas atualmente, a força que as mídias sociais ganharam, inclusive nos negócios e como as empresas devem saber como lidar com a transformação digital que está presente no mundo atual. 

Dessa forma, a lógica industrial foi substituída pela lógica digital e somente profissionais gabaritados saberão como lidar com as empresas no mundo digital em que estamos todos imersos. 

Executivo em Business Analytics e Big Data 

Técnicas analíticas para lidar com o complexo mercado atual, diverso, bem como o gigante volume de dados digitais (Big Data): essas são as características do atual mundo competitivo. 

Portanto, um profissional dessa área deve ser capacitado a lidar com modelagem de dados, análise quantitativa, estatística, além de resoluções de problemas dessa área. 

Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria 

Empresas necessitam ter total controle dos processos de finanças, não só para evitar a diminuição dos lucros, mas também para saber em que investir e como lidar com as verbas. 

Por isso, existem empresas focadas em auditoria financeira e o profissional que lida com esse ambiente necessita de uma visão global de todos esses processos e como eles ocorrem dentro da empresa. 

Executivo em Finanças: Investimentos e Riscos 

Durante a pandemia, o número de brasileiros que começaram a investir na bolsa cresceu assustadoramente. Além disso, empresas que antes eram startups e fintechs, atualmente cresceram e têm grande participação no mundo dos investimentos. 

Basta ver como estão a XP, o Banco Inter, Clear Corretora, dentre tantas outras presentes no mercado financeiro. Com a facilidade de operar na bolsa via home broker, muitos brasileiros também começaram a adentrar o mundo de investimentos e riscos. 

Mas, esse é um nicho que demanda muita capacitação, pois, além de ter o conhecimento necessário para decidir onde aplicar, o profissional também deve conhecer os riscos inerentes às operações no mercado de renda variável, por exemplo. 

Para isso, wealth management com a estratégia de alocação de ativos, visando o curto e longo prazo, bem como saber como lidar com ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento e fundos imobiliários são só alguns dos conceitos que um bom profissional dessa área deve ter. 

Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais 

Saber tomar decisões em locais de trabalho que lidam diretamente com o sistema de saúde, tanto público quanto privado, é essencial para quem deseja seguir no ramo executivo de administração de clínicas e hospitais. 

Assim, com esse MBA, o profissional poderá ter uma visão sistêmica, abrangente e a longo prazo, sabendo trabalhar com planos, indicadores de saúde, sempre com ética e responsabilidade social, ligado à saúde. 

Essas são só algumas das opções de MBA presentes no mercado, para você saber como escolher um MBA, fazendo uma escolha bem pensada, com o objetivo de focar no seu crescimento profissional. 

Veja se algum desses MBAs se encaixa  em seu perfil além das outras opções presentes e ajuste seu cronograma, para se dedicar a essa nova fase de estudos e aperfeiçoamento profissional.


Precisa de ajuda?