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Dia dos Namorados 2025: Pesquisa Strong Business School Revela Intenções de Compra no Grande ABC e Baixada Santista

Blog
09 de junho de 2025

A pesquisa exclusiva do CIM da Strong Business School detalha a intenção de compras para o Dia dos Namorados 2025 no Grande ABC e Baixada Santista, revelando gastos esperados, perfis de consumo, canais de compra preferidos e as tendências que aquecerão o comércio.

Dia dos Namorados

Criado em 1948 com o objetivo de impulsionar o comércio, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, segundo a crença popular, como um santo com poderes casamenteiros. Setenta e sete anos depois, o amor está no ar no Grande ABC e na Baixada Santista e promete vir acompanhado de um aumento significativo na movimentação do comércio da região.

Para compreender o comportamento do consumidor na região, o Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong Business School realizou uma pesquisa exclusiva de intenção de compras para o Dia dos Namorados de 2025. Confira os resultados e as análises:

Intenção de Compras no Grande ABC

A pesquisa de intenção de compras foi realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), entre os dias 12 e 30 de maio. Ao todo, 740 pessoas foram entrevistadas nas sete cidades do Grande ABC, com uma amostra que garante 90% de confiança e margem de erro de três pontos percentuais.

Os consumidores da região devem movimentar cerca de R$ 80,5 milhões em compras para a data, representando um crescimento de aproximadamente 6% em relação ao ano anterior, mesmo com a inflação acumulada de 5,52%.

“A cada edição, a pesquisa de intenção de compras se torna ainda mais relevante para os comerciantes, que passam a contar com informações valiosas para se planejar com antecedência e implementar estratégias que contribuam para o aumento das vendas. Neste ano, por exemplo, os dados indicam um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado”, Evenson Robles Dotto, presidente da ACISA.

Perfil dos consumidores e gastos planejados

As mulheres compuseram mais de 69% da amostra entrevistada. Elas revelaram dispor a pagar um preço médio de R$255 e planejam um gasto médio com a compra de presentes de R$301. Já os homens revelaram estar dispostos a pagar um preço maior e a gastar mais, sendo os respectivos valores médios de R$357 e de R$456.

A média geral do preço por presente ficou em R$287, um valor 28% maior que o registrado em 2024, mesmo considerando a inflação do período. Quando se trata do gasto total planejado, o valor médio é de R$350 — o que representa um aumento real de 35% em relação ao ano passado. O levantamento mostra ainda que 47% dos consumidores com renda acima de cinco salários-mínimos devem gastar R$350 ou mais.

Formas de pagamento e canais de compra

O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado (55%), com 29% dos consumidores optando pelo parcelamento. O débito aparece em segundo lugar (22%), seguido pelo PIX (16%). Aqueles que pretendem parcelar demonstram maior disposição para gastos mais altos.

Sobre os canais de compra, 45% pretendem adquirir os presentes pela internet, enquanto 33% escolherão os shoppings e pouco mais de 20% farão suas compras no comércio de rua. Os consumidores dos shoppings, segundo a pesquisa, tendem a gastar mais. Dos que não comprarão online, 53% pretendem consumir no próprio município. Os que optam por comprar em outras cidades buscam maior variedade de lojas ou preços mais atrativos.

O que e para quem comprar

As categorias mais citadas de presentes incluem vestuário e calçados, perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, flores e cestas de café da manhã. Juntas, essas opções devem representar cerca de 70% dos produtos comprados para a data. Assim como na pesquisa do Dia das Mães, experiências também aparecem na lista: tratamentos estéticos, massagens, workshops e experiências gastronômicas estão entre as escolhas.

Namorados, namoradas, esposos e esposas representam 83% dos homenageados, seguidos por noivos e noivas, com 9,7%. Curiosamente, 7,5% dos entrevistados ainda não haviam decidido o que comprar.

Fatores de decisão e jantares românticos

Em 2025, o desejo do presenteado voltou a ser o principal critério de escolha, aumentando sua importância frente a outros fatores como preço e qualidade do produto, que perderam peso em relação ao ano anterior. Para 46% dos entrevistados, o valor gasto este ano será maior que em 2024; outros 44% devem manter o mesmo nível de consumo.

“Não são só os presentes que movimentarão o comércio: cerca de 50% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados com um jantar em restaurante, enquanto 45% planejam celebrar em casa. Para aproximadamente 27% os gastos serão maiores. O gasto médio previsto com o jantar é de R$247. Contudo, destaca-se que para 39% o gasto planejado deverá ficar entre R$100 e R$200. Outros 39% deverão gastar entre R$200 e R$500 com o jantar.” – afirma o Professor Sandro Maskio, da economia da Strong Business School e um dos coordenadores da pesquisa.

Sandro Maskio conclui que os dados revelam um cenário otimista para o comércio do Grande ABC no Dia dos Namorados de 2025. A retomada do consumo com maior vigor, o destaque para experiências e o aumento nos gastos médios demonstram não apenas um fortalecimento econômico, mas também um consumidor mais atento às preferências e desejos de quem ama.

O amor pode até não ter preço, mas no Grande ABC ele tá balançando o coração dos apaixonados e dos comerciantes.

Intenção de Compras na Baixada Santista

Para compreender o comportamento do consumidor na região, o Centro de Inteligência de Mercado, o CIM, da Strong Business School realizou uma pesquisa exclusiva de intenção de compras para o Dia dos Namorados de 2025, entre os dias 12 e 29 de maio. O estudo foi realizado com questionários validados nas nove cidades da Baixada Santista, atingindo uma margem de erro de 6 pontos percentuais e 90% de confiança.

A maior parte dos entrevistados reside em Santos (54%), seguida por São Vicente (15%) e Cubatão (9,2%). A forte presença santista reflete a concentração de alunos da Strong Business School na cidade, evidenciando o papel da instituição na produção de dados úteis ao comércio e à economia local.

“O comércio da Baixada Santista depende fortemente das datas comemorativas. O Dia dos Namorados aparece como uma oportunidade estratégica para diversos setores, em especial os de beleza, gastronomia e serviços”, avalia o professor Luciano Schmitz, da Strong Business School.

Mulheres participam mais, homens gastam mais

As mulheres representaram 64% dos entrevistados e pretendem gastar, em média, R$ 239,00. Já os homens, que foram 36% da amostra, declararam disposição para gastar R$ 276,00. A média geral de gasto ficou em R$ 227,00.

Em relação à renda familiar, metade dos participantes têm rendimentos entre 4 e 10 salários mínimos — com destaque para 31,5% que se situam entre 5 e 10 salários. Os consumidores com renda acima de 15 salários mínimos lideram os gastos, com R$ 335,00 em média. Já os de renda inferior a 3 salários mínimos, que representam 31,5% da amostra, devem gastar cerca de R$ 189,00.

Seguindo a tendência iniciada na pesquisa do Dia das Mães, os entrevistados também consideraram opções de serviços e experiências como presentes. Entre os mais mencionados estão tratamentos de beleza, massagens, cursos, workshops e Experience Days, como degustações de vinhos e passeios culturais.

Maioria pretende gastar mais do que em 2024

Para 56% dos entrevistados, a disposição para gastar aumentou em relação ao ano anterior. O preço médio por presente neste ano é de R$ 210, valor que representa uma alta real de aproximadamente 28% em relação a 2024, mesmo considerando a inflação acumulada de 5,52% nos últimos 12 meses.

“Essa elevação nos gastos planejados é um reflexo não apenas da inflação, mas também de um desejo crescente de proporcionar experiências mais marcantes ao parceiro. O consumidor está mais disposto a investir em momentos e presentes.”, destaca o professor Luciano Schmitz.

A maior parte dos consumidores pretende gastar entre R$ 101 e R$ 200 (37,4%), seguida por aqueles que planejam desembolsar entre R$ 201 e R$ 300 (17,4%). Apenas 0,87% consideram gastar acima de R$ 1.000,00.

O cartão de crédito à vista será a forma de pagamento mais usada (24,35%), seguido por cartão de débito (23,5%) e parcelamento no crédito (21,7%). O uso do PIX também teve destaque, com 20% de adesão.

Onde os consumidores vão comprar?

O comportamento híbrido de compra se consolida: 35% dos entrevistados devem comprar online (sites, redes sociais ou plataformas), enquanto 34% preferem fazer a compra presencialmente em shoppings. O comércio de rua aparece em seguida, com 17% no bairro e 12,5% no centro da cidade.

Quando cruzados local de compra e intenção de gasto, os consumidores que compram online lideram em disposição de gasto médio (R$ 325,00), seguidos pelos que compram no shopping (R$ 273,00). Já o menor valor médio foi identificado no comércio de bairro (R$ 137,00).

Sobre a Strong Business School : faculdade de negócios com mais de 25 anos de tradição no mercado, com quatro campi localizados na Grande São Paulo, em Santo André, Santos, Alphaville e Osasco. Conveniada com a FGV, a instituição oferece uma educação de excelência, contando com um corpo docente formado por professores PhDs e pesquisadores internacionais. A faculdade também dispõe de centros de estatística avançados e mantém parcerias com algumas das maiores universidades da Europa e dos Estados Unidos. Oferecemos cursos de MBA e pós-graduação, com módulos internacionais em renomadas instituições nos Estados Unidos e Portugal, proporcionando uma formação global e conectada às demandas do mercado atual.


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