Atendimento / Ouvidoria

Empreendedores preparados são necessários no cenário atual

Blog
27 de fevereiro de 2020
Empreendedorismo

Empreender no Brasil nem sempre é garantia de sucesso. Segundo estatísticas do Sebrae, 1 em cada 4 empresas fecham antes de completar 2 anos de existência. De acordo com o coordenador do curso de MBA em Gestão Empresarial da FGV, prof. Dr. Isnard Marshall, isso se deve à problemas de gestão. “Muitos colocam a culpa na questão tributária, mas se você for analisar, muitos não determinam o ponto adequado, não analisam a concorrência adequadamente, não diferenciam seus serviços, seus produtos”, explica o professor.

“O empresário brasileiro tem um perfil aguerrido, batalhador, mas infelizmente a taxa de mortalidade das empresas ainda é alta, principalmente entre as pequenas e microempresas”, complementa. Segundo o professor, muitos empreendedores não levam em consideração o capital de giro para manter o negócio até que ele comece a dar lucros. “Não adianta ter dinheiro só para a operação, no dia seguinte ainda não vai ter receita. ”

“Não adianta só querer montar uma empresa, o profissional tem que ser capacitado”, comenta Isnard. “Se você quer empreender, você precisa de uma formação básica em gestão empresarial, de conhecimentos na área de estratégia, marketing, jurídica, gestão de pessoas, finanças, controladoria…são todas questões absolutamente relevantes para você colocar o seu capital”, complementa o professor.

Voltado a profissionais que desejem desenvolver sua capacidade empreendedora, o MBA em Gestão Empresarial STRONG FGV está estruturado em sete núcleos de conhecimento, passando por áreas como marketing, finanças, controladoria e simulações, oferecendo uma formação completa para o gestor.

O coordenador do MBA explica que empreender é sempre arriscado. “Não é fácil simplesmente comprar uma franquia e colocar no mercado. Se você não fizer um plano de negócios, um trabalho prévio de estruturação, de estudos da área, a sua chance de não ter sucesso é muito elevada”, afirma Isnard. “Um plano de negócios leva em consideração todas as variáveis que, no final, mostram se realmente vale a pena investir o seu dinheiro. Isso é fundamental para você garantir, no mínimo, sua sobrevivência no mercado”

Veja mais:

Matéria com o coordenador acadêmico do MBA

A importância da qualidade dos serviços em geral

Qual o melhor momento para fazer MBA?


Precisa de ajuda?