Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve movimentar R$ 106 bilhões em 2020 – um crescimento de 18% sobre os valores do ano passado. O profissional da logística no e-commerce deve se preparar para as mudanças de cenário que esse crescimento constante está promovendo.
“O lead time tem caído. Eu tenho que começar a entregar cada vez mais rápido”, explica o coordenador do MBA em Logística e Supply Chain Management da FGV, prof. Jamil Moyses Filho. O professor chama a atenção também para o controle de custos.
“Na maior parte dos sites, a pessoa tem direito a uma devolução, então o responsável por fazer o orçamento deve levar em consideração o percentual de pessoas que vão devolver o produto”, cita Jamil. “Deve existir preocupação para se ter um preço mais justo. Se for alto demais, não vai atrair o cliente. Se for muito barato, o prestador vai quebrar. ”
Com o comércio eletrônico veio também o cliente omnichannel, que escolhe como irá retirar o seu produto. “Temos que usar cada vez mais nossa inteligência para atingir esse público”, completa o professor.
Na disciplina de Logística do Varejo, o ambiente do e-commerce é tratado e debatido entre os alunos, abordando temas como Canais de Distribuição, Marketing do Varejo e planejamento de Centros de Distribuição. O MBA em Logística e Supply Chain Management segue as tendências do mercado e oferece conteúdo atual para os alunos.
“O comportamento da população tem mudado bastante”, afirma o prof. Jamil. “Hoje em dia as pessoas não possuem aquele sentimento patrimonialista, de manter as coisas por muito tempo. Os bens são compartilhados e o mercado já está se atualizando a isso. Montadoras de grande porte já estão fazendo uma linha de aluguel, não mais de venda. ”
Importância para o empreendedor
Com esse crescimento no setor do comércio eletrônico, muitas pessoas passam a querer empreender na área. O prof. Jamil alerta para alguns cuidados na parte da logística que devem ser levados em consideração antes de começar a investir no e-commerce.
“Não comece seu negócio antes de fazer um levantamento do seu parque de fornecedores, qual o seu tempo de entrega e com quem você vai poder contar”, recomenda. Ele ressalta a importância de se estabelecer acordos de níveis de serviço (Service Level Agreement ou SLA) com os fornecedores antes de começar a oferta de produtos.
“Você precisa de um forte levantamento de custos, de qual é a sua competitividade perante o mercado. Tudo isso deve ser feito com antecipação”, completa o professor.
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Matéria do coordenador do MBA em Logística, Jamil Moysés Filho.
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