Atendimento / Ouvidoria

O seu negócio é viável?

Blog
18 de maio de 2021
como saber a viabilidade de um negócio

Você sabe o que é a viabilidade de um negócio?

A viabilidade é medida pelo potencial de um negócio em sobreviver a longo prazo e também por sua habilidade em manter-se lucrativa por um período de tempo.

Ser viável significa que o seu negócio obteve, ou pode vir a obter, sucesso. Um negócio viável é um negócio lucrativo, com receitas maiores do que suas despesas. Recuperar uma empresa pouco eficiente requer um corte nos custos ou um aumento significativo no lucro.

A viabilidade também é diretamente ligada à solvência e à liquidez do seu negócio.

Como criar um negócio viável

Para que a sua empresa seja viável, é necessário um processo de duas partes. Primeiramente, você deve criar uma estratégia de marketing tendo em mente quem é você, quem é o seu cliente e quem são os outros que também estão vendendo para eles.  A segunda parte diz respeito à vida financeira do seu negócio.

Para criar uma boa estratégia de marketing que faça a sua empresa decolar, você precisa ter algumas informações, como:

  • Uma proposta de venda original, que seja um diferencial perante outras empresas
  • Uma base de clientes estável. Para que seu negócio tenha viabilidade, você precisa saber quem é que estará comprando o seu produto ou serviço. Por meio de pesquisas, você pode descobrir o perfil do seu cliente.
  • Uma vantagem competitiva. Mesmo sabendo quem é o seu cliente e tendo um produto único, você sempre precisa levar em consideração a competição. Saiba quem são os seus concorrentes e sempre tenha-os em mente quando for desenvolver a sua estratégia de marketing.

Além da estratégia de marketing, o seu negócio também precisa de atenção na parte financeira. Você precisa garantir:

  • Estabilidade: O aspecto mais importante para a viabilidade de um negócio é que ele possui recursos o suficiente para as operações diárias e para se manter diante das adversidades que certamente irão aparecer no caminho. Ter uma estabilidade de caixa é um processo que não acontece de um dia para o outro e requer cuidado e muita prudência com as finanças da sua empresa.
  • Atenção contínua: Tenha um bom software de controle de finanças, saiba regularmente como está a saúde financeira da sua empresa. Se você não estiver sempre a par destas informações, dificilmente o seu negócio será viável.

A diferença entre viabilidade, solvência e liquidez

Esses três aspectos da saúde de um negócio podem ser facilmente confundidos. A viabilidade mostra se uma empresa é ou será bem-sucedida, e não diz respeito apenas às finanças da mesma, também abordando o marketing, como citado anteriormente.

Já a solvência é ligada ao aspecto financeiro. Seu negócio é solvente quando os seus ativos são o suficiente para cobrir os seus passivos. Se uma empresa possui uma proporção de ativos para passivos inferior a 2:1, sua saúde financeira não está indo bem e a falência pode estar mais próxima.

Já a liquidez é uma forma de mediar a saúde financeira a curto prazo. É o chamado fluxo de caixa positivo, sendo o indicativo que mostra a capacidade do seu negócio de transformar rapidamente ativos em dinheiro sem perdas.

Uma empresa solvente e com liquidez é uma empresa que está bem no seu aspecto financeiro, mas não necessariamente é totalmente viável. Lembre-se que no mundo dos negócios, todos os aspectos da gestão andam lado a lado e necessitam de atenção e dedicação por igual.

Leia mais:
Como identificar se você está sendo um bom gestor
Por que a Contabilidade é importante para o seu negócio?
Oito dicas para reter mais clientes e conquistar consumidores em potencial
Por que a Análise de Dados e Big Data é crucial para o seu negócio?
Saiba a importância e os conceitos de Gestão Empresarial


Precisa de ajuda?