Atendimento / Ouvidoria

Oito dicas para valorizar seus funcionários

Blog
25 de maio de 2021
como valorizar funcionários

Valorizar os funcionários com consistência requer atenção e dedicação especial para que sejam seguidos os mesmos princípios e práticas para demonstrar a devida valorização aos seus funcionários – sem falar na utilização de ferramentas digitais para facilitar. Mas qual o truque para ter mais consistência nesse reconhecimento?

Dê uma olhada nestes pontos para se considerar quando você deseja construir uma consistência maior na hora de reconhecer os colaboradores. Estabeleça metas de reconhecimento – a parte mais importante é estabelecer metas específicas e viáveis, e trabalhar todos os dias para conseguir alcançá-las.

Segundo a empresa Gallup, apenas um a cada três trabalhadores recebeu algum tipo de reconhecimento na semana anterior ao questionamento – uma baixa taxa de reconhecimento é nociva para a motivação dos colaboradores. Funcionários que se sentem pouco reconhecidos têm duas vezes mais chances de pedir demissão no próximo ano.

Embora algumas organizações de pequeno porte possam argumentar que não possuem recursos para valorizar os seus funcionários, a realidade é que a valorização não é necessariamente financeira. Alguns pequenos gestos sinceros de agradecimento podem ter um impacto positivo bem maior que um bônus na moral de sua equipe.

Aqui vão oito dicas para que você possa valorizar a sua equipe e mostrar reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado:

1 – Elogios

Essa estratégia é realmente muito simples. Todo funcionário se sente bem ao receber um elogio direto de seu superior ou de outros gestores. Reconhecimento público é uma forma eficiente de motivação e de apreço por um trabalho bem executado.

A forma como o elogio é feito pode variar. Seja um e-mail, um anúncio em uma reunião ou pessoalmente, o elogio é sempre bem-vindo!

2 – Ofereça projetos ou oportunidades de desenvolvimento pessoal

Sempre existem aqueles projet00os que entusiasmam a todos, mas que nem todo mundo pode participar. Para definir quem deve ser o responsável por esse projeto, você pode utilizá-lo como forma de premiação pelo bom desempenho. Outro caminho que pode ser seguido para valorizar o funcionário é patrocinar algum tipo de curso ou enviá-lo a uma conferência.

3 – Leve-os para almoçar

Pagar por uma refeição, além de demonstrar que você se importa com o seu funcionário, também o permite uma experiência mais próxima que é mais rara de se acontecer no ambiente de trabalho. Vocês podem se conhecer melhor durante a refeição. Comprar comida para a sua equipe também é outra boa forma de mostrá-los que você se importa com eles.

4 – Distribua premiações não financeiras

Para agradecer um funcionário, você não precisa abrir a carteira e recompensá-lo com um bônus monetário. Existem outras formas de presenteá-lo, como um vale-presente, um cupom de desconto, algum troféu customizado ou uma placa.

Essas premiações físicas são uma forma de reforçar o bom trabalho desempenhado por sua equipe, reforçando a ideia de que eles são importantes para a organização e seus esforços são reconhecidos pelos gestores.

5 – Dê um descanso

Se toda a equipe tem feito um bom trabalho, por que não liberar um dia de vestimenta casual no escritório? Ou liberá-los mais cedo em um dia? Um bom descanso é muito bem visto pelos funcionários e também pode ser uma forma de recompensá-los.

6 – Atividades em grupo

Contanto que a organização concorde, você também pode levar a sua equipe para uma competição amigável. Além de servir como uma forma de sair do escritório e também recompensá-los, as atividades são uma boa forma de fortalecer o espírito de equipe.

7 – Encoraje o reconhecimento entre pares

Embora receber o reconhecimento direto de seu gestor seja muito satisfatório, ser elogiado por seus colegas também é uma outra forma de valorização. Você, como líder, também deve incentivar a sua equipe a reconhecer uns aos outros. Quando todos estão envolvidos, toda a equipe ganha com isso.

8 – Apenas agradeça!

É verdade. O gesto de dizer “obrigado” é simples, porém impactante. O simples ato de agradecer quando alguém faz um bom trabalho. Quando você for valorizar os funcionários, faça isso de coração. Mostrar o seu apreço só funciona quando todos percebem que é sincero, seja uma demonstração individual ou para a equipe como um todo.

Leia mais:
Os três pilares da liderança virtuosa
O que é Liderança Criativa?
Como exercer a Liderança Virtual
Como exercer a Liderança 4.0
Seja um Gestor 4G: Gestor que Gera Gentileza e Generosidade
Como identificar se você está sendo um bom gestor


Precisa de ajuda?