Que tipo de profissional você deseja ser em 2021?
Se você deseja ser aquela pessoa que faz as coisas acontecerem, a resistência e a flexibilidade são duas qualidades que precisam ser desenvolvidas para não só melhorar a si mesmo, como também promover mudanças positivas e significativas no ambiente ao seu redor.
Para isso, é necessário desenvolver a sua liderança virtuosa.
O que é liderança virtuosa?
A liderança virtuosa parte do principio de que as pessoas não são nascidas líderes, e sim são treinados para se tornarem um. A liderança, na realidade, não se trata de um estilo ou uma técnica, e sim do próprio caráter.
Sem virtudes, a liderança nada mais é que apenas uma direção ou um gerenciamento. A liderança eficaz e sustentável parte das forças de caráter conhecidas como virtudes, como coragem, autocontrole, sabedoria, e principalmente, a humildade.
Os três pilares da liderança virtuosa
Administrar a si mesmo
Muitas vezes nós focamos apenas em nossas fragilidades, em feitos passados, e não conseguimos ter uma visão realmente precisa sobre quem nós somos.
Todos nós possuímos qualidades e também defeitos. Em algumas coisas, conseguimos excelência; em outras, não. É importante para a liderança virtuosa que você esteja a par de tudo isso, e sabendo admitir (e não se martirizar) as suas falhas, você poderá ter mais espaço para crescimento pessoal e profissional.
Como líder, ouvir a sua equipe é uma forma de conhecer a si mesmo, pois o líder com certeza também tem a aprender com os seus liderados, ao contrário do que muitos pensam e praticam. Esteja sempre aberto para feedback e não tenha medo de mudanças – o mundo é cheio delas.
Os passos para administrar a si mesmo incluem:
- Identificar o seu autoconhecimento
- Entender seus comportamentos
- Analisar quais são suas competências (tanto hard quanto soft skills)
Administrar as tarefas
As organizações também possuem suas metas, seus objetivos, e você, como líder, é responsável por atingir estes pontos.
As empresas buscam resultados e isso é inegável. Por mais que você consiga atingir um bom relacionamento com seus colegas, superiores, isso não irá adiantar se isso não lhe trouxer resultados.
Embora saber desempenhar a liderança virtuosa irá te possibilitar extrair o máximo de sua equipe, às vezes os resultados podem até fugir do que é razoável. Mas em outros casos, é importante que você faça os planejamentos necessários, os execute e que também tenha um aprendizado ao final da execução.
Isso cria um ciclo de melhoria contínua, e certamente, após se desenvolver e seguir cumprindo com o que é planejado e aprendendo ao final de tudo isso, os resultados vão chegar.
Administrar as relações
O mundo é feito de pessoas – e com empresas isso não é diferente. Como falamos acima, é o trabalho em equipe que irá atingir os objetivos estabelecidos pelas organizações. Saber construir relações positivas com as pessoas é um dos principais traços da liderança virtuosa – pois o bom líder necessariamente sabe se unir às pessoas que o cercam para atingir bons resultados.
O trabalho em equipe traz novas ideias, que é o que empresas necessitam para ter sucesso neste ambiente cada vez mais competitivo. Equipes diversificadas que contribuem com ideias individuais trazem prosperidade para uma organização.
O trabalho em equipe também ajuda a resolver problemas. A colaboração dentro de um grupo pode ajudar a resolver problemas difíceis. O brainstorming é uma boa oportunidade para a equipe trocar ideias e descobrir maneiras criativas de fazer as coisas.
Trabalhando juntas, as equipes podem encontrar as soluções que funcionam melhor. Além disso, o trabalho em equipe serve de suporte de uns aos outros: quando o trabalho é dividido entre os membros de uma equipe, ele é feito com mais rapidez, fazendo com que o negócio como um todo opere com mais eficiência.
Assim, sua equipe vai desenvolver um senso de companheirismo enquanto trabalha visando um objetivo em comum.
Para concluir, o trabalho em equipe aumenta a moral de todos os colaboradores. Quando oferecem algo que é tido como de valor para a equipe, cada um dos seus liderados irá desenvolver um senso de pertencimento, fortalecendo o compromisso uns com os outros e com o resultado final.
Leia mais:
Como identificar se você está sendo um bom gestor
O que é Liderança Criativa?
Como exercer a Liderança Virtual
Conheça os quatro fatores que formam o coração da liderança
Como exercer a Liderança 4.0