Atendimento / Ouvidoria

Os três pilares da liderança virtuosa

Blog
16 de fevereiro de 2021

Que tipo de profissional você deseja ser em 2021?

Se você deseja ser aquela pessoa que faz as coisas acontecerem, a resistência e a flexibilidade são duas qualidades que precisam ser desenvolvidas para não só melhorar a si mesmo, como também promover mudanças positivas e significativas no ambiente ao seu redor.

Para isso, é necessário desenvolver a sua liderança virtuosa.

O que é liderança virtuosa?

A liderança virtuosa parte do principio de que as pessoas não são nascidas líderes, e sim são treinados para se tornarem um. A liderança, na realidade, não se trata de um estilo ou uma técnica, e sim do próprio caráter.

Sem virtudes, a liderança nada mais é que apenas uma direção ou um gerenciamento. A liderança eficaz e sustentável parte das forças de caráter conhecidas como virtudes, como coragem, autocontrole, sabedoria, e principalmente, a humildade.

liderança virtuosa

Um bom líder sabe reconhecer os valores de sua equipe

Os três pilares da liderança virtuosa

Administrar a si mesmo

Muitas vezes nós focamos apenas em nossas fragilidades, em feitos passados, e não conseguimos ter uma visão realmente precisa sobre quem nós somos.

Todos nós possuímos qualidades e também defeitos. Em algumas coisas, conseguimos excelência; em outras, não. É importante para a liderança virtuosa que você esteja a par de tudo isso, e sabendo admitir (e não se martirizar) as suas falhas, você poderá ter mais espaço para crescimento pessoal e profissional.

Como líder, ouvir a sua equipe é uma forma de conhecer a si mesmo, pois o líder com certeza também tem a aprender com os seus liderados, ao contrário do que muitos pensam e praticam. Esteja sempre aberto para feedback e não tenha medo de mudanças – o mundo é cheio delas.

Os passos para administrar a si mesmo incluem:

Administrar as tarefas

As organizações também possuem suas metas, seus objetivos, e você, como líder, é responsável por atingir estes pontos.

As empresas buscam resultados e isso é inegável. Por mais que você consiga atingir um bom relacionamento com seus colegas, superiores, isso não irá adiantar se isso não lhe trouxer resultados.

Embora saber desempenhar a liderança virtuosa irá te possibilitar extrair o máximo de sua equipe, às vezes os resultados podem até fugir do que é razoável. Mas em outros casos, é importante que você faça os planejamentos necessários, os execute e que também tenha um aprendizado ao final da execução.

Isso cria um ciclo de melhoria contínua, e certamente, após se desenvolver e seguir cumprindo com o que é planejado e aprendendo ao final de tudo isso, os resultados vão chegar.

Administrar as relações

O mundo é feito de pessoas – e com empresas isso não é diferente. Como falamos acima, é o trabalho em equipe que irá atingir os objetivos estabelecidos pelas organizações. Saber construir relações positivas com as pessoas é um dos principais traços da liderança virtuosa – pois o bom líder necessariamente sabe se unir às pessoas que o cercam para atingir bons resultados.

O trabalho em equipe traz novas ideias, que é o que empresas necessitam para ter sucesso neste ambiente cada vez mais competitivo. Equipes diversificadas que contribuem com ideias individuais trazem prosperidade para uma organização.

O trabalho em equipe também ajuda a resolver problemas. A colaboração dentro de um grupo pode ajudar a resolver problemas difíceis. O brainstorming é uma boa oportunidade para a equipe trocar ideias e descobrir maneiras criativas de fazer as coisas.

Trabalhando juntas, as equipes podem encontrar as soluções que funcionam melhor. Além disso, o trabalho em equipe serve de suporte de uns aos outros: quando o trabalho é dividido entre os membros de uma equipe, ele é feito com mais rapidez, fazendo com que o negócio como um todo opere com mais eficiência.

Assim, sua equipe vai desenvolver um senso de companheirismo enquanto trabalha visando um objetivo em comum.

Para concluir, o trabalho em equipe aumenta a moral de todos os colaboradores. Quando oferecem algo que é tido como de valor para a equipe, cada um dos seus liderados irá desenvolver um senso de pertencimento, fortalecendo o compromisso uns com os outros e com o resultado final.

Leia mais:
Como identificar se você está sendo um bom gestor
O que é Liderança Criativa?
Como exercer a Liderança Virtual
Conheça os quatro fatores que formam o coração da liderança
Como exercer a Liderança 4.0


Precisa de ajuda?