Atendimento / Ouvidoria

Quais as vantagens de se fazer uma Pós-graduação em Administração?

Blog
04 de dezembro de 2017

Aprimorar ou mudar a direção da carreira, entrar em uma profissão que requer uma qualificação específica, perseguir sua paixão por um determinado assunto, aprofundar conhecimento e criar contatos valiosos, representam alguns bons motivos para cursar o Pós ADM da FGV, a pós-graduação em Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas.

O fato é que uma qualificação de pós-graduação é uma boa maneira de aprimorar as perspectivas de emprego permitindo se destacar na multidão, além de comprovar que compromisso, dedicação e disciplina são competências já desenvolvidas. Na atualidade, a graduação já não se mostra um diferencial competitivo importante em função do maior acesso a universidade não sendo, por si só, mais suficiente para conquistar o emprego dos sonhos. Candidatos pós-graduados são bem vistos e valorizados pelos recrutadores e o mercado de trabalho, cada vez mais, demanda profissionais com alta qualificação.

Para quem está empregado, a pós-graduação pode propiciar um salto na carreira, aumenta sensivelmente as chances de obter aumento de salário ou de promoção, além de, reconhecidamente, agilizar a maturidade do profissional.

Para algumas profissões, a pós-graduação se mostra obrigatória, mas, sem dúvida, para inúmeras outras é altamente desejável em função da atualização e do acesso às mais recentes tecnologias, metodologias e ferramentas. É uma qualificação valorizada tanto no setor privado quanto público.

Sou professor de pós-graduação em Administração de Empresas há alguns anos e tenho visto nas salas de aula muitos graduados que buscam ampliar conhecimentos para trilharem a carreira de gestores, aprofundando-se em temas como Gestão de Operações, de Pessoas, Finanças, Projetos entre outras disciplinas essenciais a carreira de gestor. Estas disciplinas são de interesse também a graduados que desejam completar a formação que receberam em cursos que não oferecem ênfase na formação de gestão, como engenharia, nutrição, farmácia, biomedicina, comunicação social, TI, turismo, logística, psicologia.

Também é alta na sala de aula a incidência de alunos que estão em busca de novos horizontes, pois uma pós-graduação representa a oportunidade de corrigir a rota na carreira para quem, a seu ver, fez uma opção de graduação equivocada e trilha um caminho alternativo à sua formação.

Por fim, um efeito altamente positivo a quem frequenta uma sala de aula é ampliar a rede de contatos. O conhecido networking é de extrema relevância nos dias de hoje. A possibilidade de compartilhar informações com quem tem os mesmos interesses e ambições, indo além das redes sociais, pode resultar em oportunidades muito positivas.

A grande questão é: como selecionar o melhor curso de pós-graduação? E esta é uma questão que ouço com muita frequência em minhas atividades de Coach e de orientação para executivos. E como todas as questões relativas a desenvolvimento profissional ou pessoal, não são fáceis de responder. Após parabenizar a pessoa pela correta decisão de investir em si próprio, ajudo a refletir sobre alguns pontos, são eles:

  • Ter clara a motivação pela qual deseja fazer o curso.
  • Ter consciência que será um período de muita dedicação, assim é preciso avaliar o que será prioridade.
  • Saber o que esperar em termos de carga horária e metodologia de ensino. A abordagem é diferente da graduação.
  • Planejar-se financeiramente. Trata-se de um alto investimento, mas que com certeza trará resultados condizentes.
  • Pesquisar e selecionar a instituição de ensino com cuidado e de modo criterioso.

Uma pós-graduação pode proporcionar um avanço ímpar na carreira. Mais de um quarto de pós-graduados, em uma pesquisa recente, considerou que a empregabilidade aumenta como resultado de seus investimentos em qualificação. Evidentemente, é preciso selecionar o curso de pós-graduação que melhor atenda. A escola deve ter tradição, ser renomada e ter qualidade comprovada. A FGV atende a estes critérios, o que faz toda a diferença. Por fim se dedicar, e depois, é só colher os frutos.

Sobre o autor

Prof. José Calazans - Professor de Pós-graduação em Administração FGV

José Calazans possui sólida experiência (20 anos) em empresas de grande porte em posições gerenciais na área de Treinamento e Parceiro de Negócios em RH. É graduado em Administração, com especialização em Gestão Empresarial (MBA/FGV). Possui certificação em Coach Executivo e de Consultor Interno de RH. As últimas posições foram nas empresas Astrazeneca e Roche, nas quais desenvolveu competências em ambientes multiculturais e em gestão de equipes de alto desempenho. Em treinamento, é multiplicador para gestores de coaching e feedback e desenvolvedor e gestor de conteúdos web. Possui longa vivência em elaboração e implementação de planos de ação, planejamento e liderança de processos de mudança e desenvolvimento organizacional. Em RH, atuou em parceria com às áreas de negócio no estabelecimento das estratégias e na gestão do capital humano. É professor do FGV Management e FGV Online para Jogos de Negócio, Análise do Plano de Negócios, Orientação do TCC e Competências Interpessoais.

 

Conheça os cursos Pós ADM FGV na STRONG:

Precisa de ajuda?