Construir uma gestão de carreira só é necessário ao adentrar no mercado profissional, certo? Errado!
Ela pode ser pensada e desenvolvida desde a graduação. Desse modo, você possui maior controle e conhecimento sobre os seus objetivos e sua trajetória.
Mas por que isso é importante? E o que exatamente é um plano de gestão profissional? Aliás, como desenvolvê-lo?
Confira as respostas para essas perguntas abaixo e tome as rédeas do seu futuro!
O que é gestão de carreira?
Esse é o termo que se aplica para designar nada mais do que a organização da sua vida profissional. Isto é, onde você está e onde quer chegar. E, a partir disso, traçar os requisitos e passos para alcançar o seu objetivo final.
Com isso é possível focar em habilidades específicas, bem como investir corretamente seu tempo e dinheiro em coisas que realmente vão somar para conquistar seus sonhos profissionais.
Por que pensar desde já na sua gestão de carreira?
Porque isso ajuda você a ter controle da sua carreira desde o início. Igualmente, porque isso ajuda você a ter em mente todos os passos que precisa dar para alcançar o seu objetivo, seja qual for ele.
Além disso, esse tipo de gestão é essencial para identificar desvios necessários de condutas. Ou, então, para revisar seus passos e reconhecer outros como mais importantes. Até mesmo para fins de uma nova guinada na sua vida profissional.
Afinal, ao fazer a gestão de carreira você passa a ter maior consciência do que quer conquistar. Igualmente, sobre os passos que são necessários para isso. Outros elementos são o conhecimento do mercado e das oportunidades que ele oferece. Ainda, das carreiras e áreas, dentro do seu nicho, que estão em alta.
Aliás, saiba: ter uma gestão sobre a sua carreira não quer dizer que você deva segui-la cegamente ou que não possa mudar de ideia. Ela justamente serve para ajudar você no reconhecimento desses momentos e na readequação da sua rota.
Benefícios em ter uma gestão de carreira
Essa gestão oferta várias vantagens ao profissional ou futuro profissional. Dentre as principais estão:
- Saiba quais são os passos e etapas para chegar nos seus objetivos;
- Conheça os investimentos de carreira que valem a pena;
- Desenvolva e reveja sua carreira de acordo com as tendências de mercado;
- Saiba reconhecer oportunidades;
- Faça as melhores escolhas ao se candidatar para vagas, sempre tendo em vista seu objetivo final;
- Reconheça e reafirme sua compatibilidade com seu curso e área;
- Tenha conhecimento da fase em que você se encontra no presente em relação a onde quer chegar.
Como construir uma gestão de carreira desde a faculdade?
Agora que já estão claros os motivos pelos quais fazer uma gestão de carreira o quanto antes é importante, resta saber como construí-la. Confira passos essenciais para fazê-lo com sucesso!
Determine um objetivo final
Para começo de conversa, somente é possível gerir um caminho caso você saiba onde quer chegar. Por isso, é importante saber seu objetivo – ao menos por ora – quanto ao seu futuro profissional.
Com isso, é possível entender qual é o rumo que deve ser seguido para que você realmente possa chegar ao seu destino.
Para isso, reflita onde e como você se vê no futuro. Considere suas áreas de interesse dentro do seu curso e pense qual seria seu lugar ideal, dentro dela, com seu crescimento profissional.
Entenda os passos necessários para chegar até seu objetivo
Depois de saber onde você quer chegar, é necessário traçar um trajeto entre o ponto inicial e o final. A partir disso, então, trace os passos que são necessários.
Por exemplo, caso você sonhe em ter um papel importante em uma empresa, deve começar entrando nela como traineetreinee ou em estágio. Depois, então, trace os passos para subir e ser realmente efetivado, etc.
Determine prazos para os passos
Cada passo é importante, mas também é apenas parte de um trajeto completo. Por isso, eles não devem ser definitivos. Portanto, precisam de prazos.
Considere, por exemplo, 2 anos de estágio. Depois, efetivação enquanto trabalhador júnior e sua guinada na hierarquia profissional até chegar ao que você deseja.
Especialize-se de acordo com os seus objetivos e aos passos que ele exige
Sabendo onde você quer chegar e os passos para isso também é possível traçar quais são os requisitos de cada parte da trajetória. Por exemplo, conhecimento de algum sistema. Igualmente, de outras línguas, cursos complementares e afins.
Reveja seu plano de tempos em tempos
Um plano de gestão de carreira não é imutável e ter isso em mente é crucial! Afinal, ele pode mudar. Você muda, assim como sua área muda. E, por isso, seus objetivos podem mudar também.
Aliás, isso não ocorre apenas em relação ao objetivo final. Ele pode mudar, é claro, com o reconhecimento de interesses em outras oportunidades dentro do seu nicho.
Portanto, não ache que porque você já tem um plano de gestão que ele é imutável e que deve ser seguido às cegas. Caso isso ocorra você pode perder de reconhecer novas oportunidades ou necessidades que surgem no seu caminho.
Por exemplo, considere que, antes, para atuar em certo cargo bastava seu diploma de graduação e outros cursos complementares. Contudo, em razão do lançamento de novos sistemas e tecnologias, isso não é mais suficiente.
Caso não haja a revisão da sua gestão e plano de carreira você pode deixar tais requisitos passarem em branco e se esforçar em vão.
O mesmo acontece para carreiras que caem em desuso ou cujas oportunidades no mercado diminuem. Por isso, é importante sempre rever e reanalisar o seu plano, para readaptar sua gestão de carreira. Sobre o mercado nós falamos mais no item a seguir.
Conheça o mercado de trabalho da sua área
Conhecer o mercado de trabalho no qual sua área está inserida também é importante. Afinal, ele é como um organismo vivo que segue tendências e muda de tempos em tempos.
Assim, para que seu plano de gestão de carreira continue fazendo sentido e tendo reflexos na realidade, você deve saber como o mercado está. Dessa forma, busque se manter atualizado quanto a ele, bem como rever seus objetivos perante as tendências e oportunidades.