Atendimento / Ouvidoria

Aplicação de uma Metodologia Ágil requer paciência

Blog
26 de março de 2020
Finanças Pessoais

Os resultados conquistados pela Metodologia Ágil fazem com que muitas empresas mais tradicionais busquem se adaptar. De acordo com o coordenador acadêmico do MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação da STRONG FGV em Osasco e Alphaville, André Barcaui, o processo leva tempo e pode ser doloroso, mas existem caminhos.

“No Brasil ficou muito popular a metodologia híbrida, que combina práticas ágeis com outros métodos mais tradicionais”, conta Barcaui. Ele comenta que uma mudança de cultura é difícil, mas possível desde que seja feito em pequenos passos.

Devido à natureza do ser humano ser contra mudanças de comportamento, empresas mais antigas podem ter dificuldade em aceitar o choque cultural que uma Metodologia Ágil pode trazer. “De acordo com a mentalidade ágil a equipe é que deve decidir o que fazer, porque a equipe é que tem a técnica e domina o assunto, você começa a ferir a estrutura de poder da organização”, explica o professor. “Quando você dá poder à equipe, o papel do gestor fica questionado. ”

Barcaui aponta a importância de que existam pessoas em posições elevadas na hierarquia compromissadas com a Metodologia Ágil para que a mudança ocorra. “É preciso ter alguém na empresa que patrocine essa ideia. E obviamente que as pessoas sejam treinadas para esse tipo de mentalidade. E algumas ferramentas também ajudam bastante nesse processo. ”

Ele também cita a facilidade da área de Tecnologia da Informação para se adaptar à métodos mais ágeis. “Essa área muda com muita frequência, o profissional do TI questiona muito o status quo. A todo tempo surgem novas linguagens, novas tecnologias. ”

Gerações mais novas

O professor André Barcaui avalia como positiva a entrada de jovens em cargos de gestão. “A geração Y leva muito enraizada essa questão do trabalho em equipe e está muito bem contextualizada com a tecnologia”, explica.

Ele também ressalta para a diversidade como outro fator importante. “A mentalidade ágil se sustenta na inovação, e para se ter inovação é necessário ter diversidade”, conta o coordenador do MBA. “A diversidade gera valor econômico para a empresa. ”


Precisa de ajuda?