Viés é aquela palavrinha pequena mas que faz um diferença enorme do jeito de ser, agir e reagir das pessoas. A partir dele, nos comunicamos e através e, só através, da comunicação, seja ela verbal ou não, traçamos nossos relacionamentos no trabalho, na família, com amigos.
Para o filósofo Platão, que viveu no ano 427 a.c. na Grécia Antiga, linguagem é “pharmakon“. Ele considerava que a linguagem pode ser um medicamento ou um remédio para o conhecimento, pois pela comunicação, conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros. E os vieses de toda nossa bagagem cultural e social pode e influencia nesse processo. A psicóloga Shana Wajntraub aponta 5 vieses que surgem na comunicação, sem ao menos nos darmos conta. A psicóloga, especialista em comunicação, orienta que saber qual deles usamos e em quais situações pode nos trazer um auto conhecimento e ajustar caminhos no diálogo.
Viés de Confirmação:
Descrição: Tendência a procurar e valorizar informações que confirmam nossas crenças, enquanto ignoramos aquelas que as contradizem.
Consequência: Limitação das interações e tomada de decisões baseadas em informações incompletas ou distorcidas.
Viés de Atribuição:
Descrição: Atribuição do sucesso a características pessoais e fracassos a fatores externos.
Consequência: Afeta a maneira como percebemos e respondemos às ações dos outros.
Viés de Negatividade:
Descrição: Dar mais importância a experiências negativas em comparação às positivas.
Consequência: Reagir de forma exagerada diante de situações desfavoráveis e diminuir o valor das favoráveis.
Viés de Similaridade:
Descrição: Sentir maior afinidade por pessoas semelhantes a nós em termos de valores, interesses e aparência.
Consequência: Restringir nossa capacidade de compreender e estabelecer vínculos enfraquece a diversidade em nossas interações.
Viés da Empatia Seletiva:
Descrição: Sentir mais empatia por pessoas próximas ou similares, em detrimento daquelas distantes ou diferentes.
Consequência: Dificuldade em compreender perspectivas diferentes e enfraquecimento das habilidades de resolução de conflitos.
A psicóloga explica que o viés na comunicação pode levar a uma interpretação e tomada de decisões equivocadas, desentendimentos e até discriminação. Shana afirma que a eliminação completa do viés é um desafio, mas conscientização e esforços contínuos para minimizá-los são essenciais para promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo no mundo corporativo.
Sobre a autora:
Shana Wanjtraub é Psicóloga especialista em neurociência com mestrado em comunicação, análise do comportamento pela MMU no Reino Unido, Paul Ekman, e atua há mais de 20 anos no Brasil e países da América Latina. É autora do livro ” A arte da comunicação de Impacto ” e especialista em treinamento com Strorytelling . Congressista da T&D da América Latina, maior evento focado em profissionais que desenvolvem pessoas nas organizações. Além disso, é Tedx Speaker, programa criado para organizações e profissionais através de eventos TEDx. A psicóloga tem mais de 50 mil seguidores em suas redes sociais. Veja o vídeo sobre o tema https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7085628165624086528/