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Soft Skills e Hard Skills – um guia para você evoluir sua carreira profissional!

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02 de outubro de 2021

O mercado de trabalho é dinâmico e algumas definições emergem. Confira o conceito de Skills, a diferença entre Hard e Soft e como as aprimorar.

São várias as habilidades e conhecimentos que um recrutador analisa na busca pelo candidato igual para sua vaga na empresa. A partir disso, passou-se a separá-las em categorias que podemos chamar de Skills profissionais: as Soft e Hard Skills. 

Neste texto, vamos explicar e nos aprofundar no conceito que é emergente e merece sua atenção na hora de entrar em processos seletivos. Confira:

O que são Skills? 

Trazendo para o português, nada mais é que as habilidades e competências que o candidato apresenta. Ou seja, a aptidão para desempenhar as tarefas e ações que um dia podem ser endereçadas a eles. 

As Skills profissionais são divididas em dois grandes grupos: as Hard Skills e as Soft Skills. Vamos falar de cada uma delas. 

Hard Skills  

As Hard Skills são aquelas de cunho técnico, não comportamental. Tudo aquilo, portanto, que se aprende em cursos técnicos, graduação, pós-graduação, treinamentos e afins. Seja formal ou não. 

Elas são as que você deve destacar em seu currículo, perfil no Linkedin ou falar bem para o recrutador em busca da vaga no mercado de trabalho. 

As Hard Skills são concretas, objetivas, quantificáveis, de aprendizado e, por muitas vezes, acompanhadas de certificado oficial de conclusão. 

As Hards Skills podem ser, segundo explanação do seguinte texto.

  • Competências em informática — referente ao uso de softwares e hardwares, como o domínio do pacote office;
  • Habilidades analíticas — relacionadas à coleta, análise, interpretação e apresentação de dados;
  • Design — relacionada ao domínio de programas como Illustrator e Photoshop, bem como habilidades de desenho à mão livre e tipografia;
  • Escrita — incluem escrita básica, como gramática, pontuação, ortografia, vocabulário e outras competências relacionadas à funções que exijam algum tipo de escrita, como acadêmica ou jornalística;
  • Marketing — incluem o conhecimento geral em vendas, publicidade e pesquisa com consumidores, bem como as habilidades digitais exigidas atualmente, como o uso de mídias sociais e a criação de conteúdo para web;
  • Habilidades linguísticas — nível de proficiência em línguas estrangeiras;
  • Técnicas — incluem conhecimento e experiência especializados nas áreas de contratação e relacionam-se ao uso de softwares ou equipamentos específicos.

Como desenvolver Hard Skills? 

Basicamente, fazendo curso e aprimorando conhecimentos técnicos. Vale apontar, por exemplo, o conhecimento em um idioma estrangeiro que foi adquirido tanto por vivências internacionais quanto por meio de cursos de especialização.

Quem tem amplo domínio nas planilhas de Excel, por exemplo, pode contar isso como uma Hard Skill no seu currículo.

Soft Skills 

Em linhas gerais, as Soft Skills dizem respeito a questões comportamentais relacionadas a como a pessoa lida com o próximo e com ela mesma. 

Um ponto notado é como ela faz a interação com o grupo e, concomitantemente, com suas próprias emoções. Quanto melhor a pessoa se apresenta nessas questões, mais fortes são suas Soft Skills. 

Segundo o estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho

Apesar de sua importância, contudo, é muito difícil mensurar as Soft Skills, diferentes das Hard Skills. São competências subjetivas ligadas ao íntimo do indivíduo e desenvolvido a partir de toda sua vida, seja pessoal quanto profissional. 

Exemplos de Soft Skills importantes para o mercado de trabalho 

Para que você comece a desenvolver suas Soft Skills, nada melhor que primeiro conhecê-las. Confira aquelas que mais saltam os olhos dos recrutadores no mercado de trabalho. 

  • Inteligência emocional 

O modo como você lida com suas emoções e com as do próximo é muito importante no ambiente de trabalho. 

  • Colaboração 

Pense em como você ajuda as pessoas a sua volta. Esse é um ponto importante quando se trabalha em equipe. 

Um profissional que coloca o coletivo em primeiro plano e faz ações para que seus feitos e dos seus colegas estejam ligados é sempre valorizado. 

  • Flexibilidade 

O que aprendemos nos últimos tempos é que tem aspectos da nossa vida que foge do nosso controle. E tá tudo bem. Contudo, é importante que profissional consiga entender o contexto mudando, se adaptar e seguir em frente! 

  • Trabalhar sob pressão 

Saber administrar a pressão de uma meta é importante no mercado de trabalho. Além de metas concretas, existe sempre uma expectativa para o trabalho e é fundamental que se cumpra. 

  • Comunicação eficaz 

A comunicação, nada mais é, que a troca de informações que resulta em uma compreensão mútua. Fazê-la com o mínimo de ruído ou interferência, é uma dádiva muito valorizada.

E a comunicação vai muito além de apenas falar. A escuta atenta, empática e simpática é tão importante quanto. 

Além disso, uma comunicação assertiva leva um mérito para evitar conflitos e também manter uma linearidade nos processos, é importante que haja uma comunicação assertiva dentro da empresa. 

  • Orientação para resultados 

As tarefas diárias individuais tem que se guiar para um objetivo coletivo e em conjunto. O profissional que consegue gerir, se organizar nesta ideia, leva vantagem. 

  • Liderança de equipe 

Uma pessoa capaz de cativar um grupo a segui-la e construir junto os passos para o objetivo é destacada no meio das demais. É preciso engajar os grupos ao seu redor para que todos possam crescer juntos. 

De acordo com o estudo da CareerBuilder, podemos destacar ainda: 

  • Princípios éticos;
  • Confiança;
  • Atitude positiva;
  • Motivação;
  • Organização e gestão do tempo;
  • Segurança 

Como melhorar suas Soft Skills?

Em questões emocionais, um ponto que é muito importante é se conhecer e saber seus pontos fortes e fracos. Fazer terapia, meditar são ótimos métodos para treinar seu cérebro para lidar com emoções e suas inseguranças.

Outro quesito importante é criar uma cultura de feedback. Peça para os que estão a sua volta apontar quando você faz algo em um sentido positivo ou negativo. 

Além disso, uma forma de evoluir é ler e fazer cursos. Por conta disso, separamos alguns livros e MBAs para incrementar suas Soft Skills. 

Livros para melhorar as Soft Skills 

  • Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais

Sinopse: Muitos conflitos poderiam ser evitados se percebêssemos que os problemas de comunicação não se concentram somente nas palavras que dizemos, mas na forma como falamos e escutamos.

Se você acredita que a comunicação é uma competência a ser aprimorada constantemente e que desenvolvê-la de forma assertiva o deixará mais confiante e possibilitará construir relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis e equilibrados, leia este livro!

Esta obra reúne diversos especialistas, que compartilham conhecimentos, experiências e técnicas que irão proporcionar-lhe novos hábitos na maneira de se expressar mais assertivamente em todas as situações da sua vida.

  • Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos

Sinopse: Você quer mesmo saber o que acontecerá com você depois de ler este livro? Você está disposto a mostrar-se vulnerável, mudar atitudes, criar coragem e buscar formas de humanizar suas relações com mais confiança, sem travas ou medos.

Nossas leis estão relacionadas diretamente com a nossa sobrevivência e a vida em comum com outras pessoas, o que é fundamental para a manutenção da nossa espécie. Mas, antes disso, precisamos existir enquanto seres humanos. A vida real começa quando estamos face a face com o nosso “eu desconhecido”.

O que acontece quando nos encontramos é determinado por um turbilhão interior de proporções inimagináveis.

  • O poder da simplicidade

Sinopse: Você se sente sobrecarregado a ponto de perder a energia para o trabalho e para a vida? Também sente que não produz tanto quanto deseja? Vê que as relações estão cada dia mais desgastadas, especialmente no mundo do trabalho?

A boa notícia é saber que em meio a tudo isso existe saída. Neste livro, Susanne Andrade vai apresentar a você o Modelo Ágil Comportamental (MAC), criado para dar conta desse cenário.

Você já imaginou fazer parte de um ambiente mais colaborativo na empresa, que lhe proporciona maior produtividade e felicidade? É possível, sim, conquistar tudo isso a partir de uma liderança mais humanizada, na qual todas as pessoas devem se engajar, sejam gestores ou não.

Apesar de vivermos em um mundo complexo, a simplicidade é o caminho para conquistarmos essa realidade que acabamos de descrever. O mundo está mudando, sobretudo o corporativo. A simplicidade corresponde a tudo o que não é excesso e desperdício, é a essência das coisas e das pessoas. Na simplicidade não há exageros, mas sim o que se é, de maneira genuína e autêntica.

Aqui você vai aprender de maneira prática a: identificar o seu propósito; investir em sua inteligência emocional; assumir o protagonismo, ousar e ter atitude; construir um ambiente colaborativo; liderar de maneira humanizada; flexibilizar, inovar a dar adeus ao medo de errar; encantar seus clientes; aplique esse modelo e verá que tudo será mais fácil e mais leve!

MBAs para melhorar suas Soft Skills 

Na Strong, temos os melhores cursos para que você desenvolva e evolua suas Soft Skills. Se destacam: 

Além desses, a Strong oferta uma série de outros MBA’s. Confira a lista completa clicando aqui.


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