Atendimento / Ouvidoria

Saiba como a Inteligência Emocional pode influenciar na sua carreira

Blog
26 de maio de 2017

Na última quarta-feira, 18, a STRONG FGV de Santo André recebeu, pelo Ciclo de Palestras, a palestra “Inteligência Emocional Alavancando o Sucesso de sua Carreira”, ministrada pelo professor de MBA na Strong FGV, Marcelo Rivani.

Rivani é um dos grandes especialistas na área de Inteligência Emocional e tem ajudado as pessoas a compreenderem mais este segmento e se estabilizarem emocionalmente. O avanço da tecnologia proporcionou muitos benefícios à sociedade e facilitou a vida de muita gente. No entanto, ela também é a causa de diversos problemas sociais e emocionais, pelo fato dos contatos serem, muitas vezes, superficiais.

Psicólogo de formação, Rivani passou a se dedicar ao segmento de inteligência emocional ao perceber que a humanização é um fator preponderante no ambiente corporativo. “Entender o comportamento humano e como a I.E. pode contribuir para uma melhor evolução de carreira foi o gatilho para debruçar-me sobre esse tema”, diz o professor, especialista em Psicanálise, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas.

O professor também explica quais os benefícios da Inteligência Emocional tanto na vida pessoal, “Saber reconhecer suas emoções e aprender a lidar com elas facilita a gestão de relacionamento, pois somente assim podemos entender as atitudes de nossos liderados ou pares”, quanto na vida profissional, “adotando esses princípios, há uma probabilidade maior em se alcançar melhores resultados corporativos, minimizando estresse e desconfortos na Gestão de relacionamentos e da comunicação assertiva”.

Rivani ainda destaca a importância da Inteligência Emocional para os alunos e diz que hoje em dia obtê-la é cada vez mais difícil no mundo corporativo, pelo fato das pessoas estarem mais individualistas e fechadas ao mundo externo e pela relação com o mundo virtual estar limitando as interações interpessoais. “Atualmente estamos escrevendo nossas emoções e deixando de sentí-las”, completa.
Os principais pontos a serem trabalhados para estabelecer uma Inteligência Emocional são:

  • Reconhecer suas emoções
  • Saber lidar com elas
  • Motivação
  • Reconhecer as emoções dos outros
  • Lidar em resposta as emoções de terceiros de maneira amena e respeitosa

[:]


Precisa de ajuda?