Atendimento / Ouvidoria

6 prós e 6 contras de uma carreira em Gestão de Projetos

Blog
08 de julho de 2021

Porque seguir uma carreira em Gestão de Projetos? A questão financeira é um grande fator que chama a atenção dos interessados em trabalhar na área, assim como a alta demanda por profissionais e a ampla gama de projetos nos quais você pode trabalhar. Por outro lado, a carreira do gerente de projetos também passa por pressões, responsabilidades e momentos de incerteza.

Separamos 12 fatores: seis prós e seis contras para te ajudar a decidir se seguir carreira em Gerenciamento de Projetos é o caminho certo para você. Confira:

Prós:

1 – Cada dia é diferente

Uma carreira em gerenciamento de projetos não é aquela rotina de trabalho chato todos os dias. Na realidade, é uma carreira bem dinâmica – você dificilmente terá a mesma tarefa todos os dias. Afinal de contas, cada projeto é diferente um do outro.

Ter uma rotina diversificada é fundamental para te manter contente com o emprego, e também, evitando o tão temido burnout.

O gerenciamento de projetos eficaz pode evitar isso e fazer com que todos trabalhem da forma mais produtiva possível. Se você gosta de novas aventuras e de ajudar outras pessoas, o gerenciamento de projetos pode ser a carreira certa para você.

2 – Os salários são bons

Gerenciar projetos pode não ser a tarefa mais simples, mas profissionais capazes de realizar trabalhos mais difíceis sempre acabam por receber salários maiores. pode não ser o trabalho mais simples. Mas você definitivamente está sendo pago pelo esforço que faz.

Segundo o site de empregos Vagas.com.br, um gerente de projetos ganha, em média, R$ 9.026 por mês. Nada mal, certo?

Isso acontece porque o gerente de projetos ajuda as empresas a economizarem um valor muito maior. Com o gestão de sua equipe, um bom gerente de projetos impede que os projetos estourem o orçamento – o que é comum em 1 a cada 6 projetos de Tecnologia da Informação.

3 – Perspectiva para o futuro

A gestão de projetos é uma área promissora. Estima-se que 22 milhões de novos empregos de gerenciamento de projetos serão abertos até 2027. No entanto, não são muitos os profissionais que podem fazer o trabalho corretamente.

Aprofunde-se nos estudos e tenha o máximo de conhecimento possível. Bons cursos como um MBA em Gerenciamento de Projetos fazem a diferença na carreira do profissional de sucesso.

4 – Um bom caminho para se tornar um CEO

Alguns consideram o trabalho de gerenciamento de projetos um excelente treinamento para se tornar um CEO. Afinal, ambos passam por desafios semelhantes, como lidar com investidores, gerenciar funcionários e tomando grandes decisões.

Se você tem interesse em empreender no futuro, começar como um gerente de projetos pode ser uma boa escolha – servindo como uma forma de conseguir recursos intelectuais e financeiros antes de começar o seu próprio negócio.

5 – Desenvolve suas soft skills

O dia a dia do gerente de projetos envolve conversar e ouvir as pessoas, além de passar instruções detalhadas sobre o que se espera delas no projeto. Muitas vezes, é necessário também a preparação de apresentações para mostrar novas ideias à sua equipe.

A comunicação é uma das habilidades mais essenciais para se desenvolver – e o gerente de projetos lida com isso diariamente.

6 – Expandir os conhecimentos

Como falamos, a rotina no gerenciamento de projetos está longe de ser monótona. Afinal, você poderá trabalhar em projetos de diversas áreas.

Seja no Marketing, TI ou até no lançamento de um aplicativo, o gerente de projetos tem contato com várias áreas de atuação, o que lhe dá a oportunidade de ter conhecimentos bem amplos.

Vale ressaltar que existem algumas habilidades que você deve saber de antemão, como planejamento, habilidades organizacionais e orientação para metas. Conhecer o funil de vendas e de como ele funciona também é importante.

Isso é fundamental para atrair o público certo e fazer seus projetos prosperarem. Também o ajudará a maximizar o potencial e o ROI (retorno sobre o investimento) do seu projeto. Portanto, certifique-se de estudar para desenvolver uma estratégia vencedora.

Contras

1 – Precisar lidar com incertezas

Se você está procurando um emprego sem surpresas e com muita tranquilidade, talvez o gerenciamento de projetos não seja o ideal para você.

Gerenciar projetos é lidar com incertezas o tempo todo – por mais que você coordene a sua equipe, imprevistos podem e certamente vão acontecer. A única maneira de se tornar um gerente de projeto de sucesso é por tentativa e erro.

Ao tentar novas coisas, o gestor de projetos consegue diferenciar o que funciona do que não funciona, aprendendo com os seus erros e melhorando o seu trabalho.

2 – Assumir responsabilidade total

Sim, imprevistos acontecem. E nem todos os projetos vão ser perfeitamente executados – certamente, alguma falha irá acontecer, algum projeto não terá o resultado esperado, e você, como gestor de projetos, será responsabilizado por isso.

Por isso, o gestor de projetos de sucesso precisa saber receber críticas. São com esses tropeços no caminho que você irá crescer profissionalmente e atingir o sucesso.

3 – Pressão

A gestão de projetos pode ser muito estressante. Afinal, você é responsável pela coordenação e desempenho de sua equipe e, geralmente, pelo sucesso ou fracasso de um projeto.

Por isso, assim como é importante que o gestor de projetos saiba lidar com críticas, ele também precisa saber trabalhar sob pressão.

Se você está procurando um emprego sem estresse, o gerenciamento de projetos pode não ser adequado para você.

4 – Lidar com discordâncias

Nem sempre toda a equipe do projeto vai estar alinhada com você e suas ideias. O gerente de projetos inevitavelmente terá de lidar com funcionários problemáticos e divergentes.

Cabe ao gestor saber dialogar e lidar com essas questões – o que não é a tarefa mais fácil. Desenvolva as suas soft skills para poder se relacionar melhor com a equipe e comprovar o seu conhecimento, ao invés de simplesmente apelar para a autoridade.

5 – Se adaptar à cultura de cada empresa

Se você for um gerente de projetos freelancer, você irá passar por diferentes empresas ao longo de sua carreira. E cada empresa tem uma cultura diferente, e cabe a você se adaptar a elas. Isso também significa conhecer novos funcionários e estar sempre com equipes diferentes a cada novo projeto.

Esse processo pode ser demorado e até complicado às vezes. No entanto, existem maneiras de criar um espírito de equipe e fortalecer os seus laços com os liderados.

6 – Pouca flexibilidade

Se o que você busca é um emprego maleável onde a sua criatividade não tem limites, talvez a gestão de projetos não seja para você.

O gerente de projetos precisa lidar com prazos e metodologias rígidas, seguindo padrões à risca, sem muito espaço para a criatividade. Isso pode ser desmotivador para muitas pessoas.

Isso não quer dizer, no entanto, que o gerente de projetos não é criativo. Sempre vão existir situações que permitem mais flexibilidade e novas ideias, e conforme você adquire experiência, você irá enxergar melhor em quais momentos você pode pensar fora da caixinha.

Em resumo, o profissional de gestão de projetos pode ser bem remunerado e desejado pelas organizações, mas ao mesmo tempo, também precisa lidar com bastante pressão e incertezas. Cabe a cada um perceber se essa carreira é adequada para o que você deseja fazer no longo prazo.

Leia mais:
Quais as principais tendências em Gerenciamento de Projetos?
A inteligência artificial no gerenciamento de projetos
A história da sobrevivência das maiores cervejarias americanas durante a lei seca e o que isso tem a ver com o gerenciamento de projetos
Gerenciamento das comunicações em projetos: O que é isso e qual a sua importância?


Precisa de ajuda?