Atendimento / Ouvidoria

Alunos de MBA em Gestão Empresarial se casam e realizam o sonho de empreender juntos

Blog
28 de fevereiro de 2018

Os cursos de MBA da STRONG FGV, além de conter grandes histórias de empreendedores de sucesso, também conta com histórias de amor. Os alunos formados no MBA em Gestão Empresarial Joel Genaro, 40 e  Renata Tavolaro, 50, se conheceram na mesma turma e não só se casaram, como também fundaram a 4Champions, uma empresa especializada em Consultoria Corporativa, Outplacement, Coaching, Desenvolvimento, Treinamento, Palestras, Orientação Vocacional e de Carreira, para pessoa física e jurídica.

Confira a entrevista que fizemos com eles:

Como vocês conheceram a STRONG e decidiram fazer MBA?

Conhecemos a Strong através de diferentes caminhos, sendo alguns amigos pessoais e outros profissionais, o feedback positivo nos motivou a acreditar nesta metodologia campeã de ensino. Porém a decisão da escolha do curso foi o mais difícil, pois tínhamos diferentes oportunidades que de alguma forma estavam alinhados com os nossos objetivos pessoais (até aquele momento). Tivemos todo o apoio e suporte prático da Strong, e após analisarmos todos os insumos decidimos iniciar o curso “MBA em Gestão Empresarial”.

Como foi a aproximação de vocês?

A aproximação foi natural e espontânea, logo na primeira disciplina foram formados grupos de trabalho, coincidentemente o professor da disciplina em questão, sugeriu que os grupos fossem formados com as pessoas que estivessem mais próximas, por sorte estávamos próximos e nos conhecemos.

Durante as demais disciplinas os grupos acabaram se mantendo inclusive havendo poucas mudanças de integrantes, isto acabou permitindo conhecer um pouco melhor a respeito de todos integrantes daquela vitoriosa equipe. É um fato que nosso grupo era homogêneo e tivemos sintonia do começo ao fim.

Vocês começaram a trabalhar juntos num projeto disciplinar? Como foi a experiência?

Exato. A experiência foi ótima, o grupo era muito forte, tínhamos diferentes conhecimentos, e felizmente cada um conseguiu contribuir com conhecimento efetivo e assertivo.

Desde o início, sempre tivemos muita sinergia devido à experiência corporativa que havia sido acumulado até aquele momento. Inclusive sempre acreditamos que todas as matérias do MBA deveriam ser encaradas com total seriedade e profissionalismo, não existiam brincadeiras e a nossa entrega para o êxito de todos trabalhos em todas disciplinas eram gigantes, além da ambição de melhorar/aperfeiçoar em cada matéria, em suma éramos muito competitivos.

Um comportamento marcante que tínhamos era de conversar referente ao nosso trabalho, tentando encaixar sempre os novos conhecimentos as experiências práticas, muitas situações passam por despercebido quando estamos inseridos num contexto específico, e o MBA nos fez abrir ainda mais nossas cabeças, pois sempre tínhamos oportunidades de analisarmos a mesma situação por diferentes pontos de vista.

Há quanto tempo a 4Champions existe?

Embora todo o desenho do plano de negócios tivesse finalizado no início de 2016, a 4Champions “Fábrica Para Campeões” foi definitivamente implementada no mercado corporativo em abril de 2017.

Como foi o processo de criação da 4Champions?

 A criação da 4Champions foi a materialização de um projeto que foi surgindo durante a passagem dos anos.Ela nasceu com a missão de ajudar as pessoas e empresas a transformarem seus sonhos profissionais em realidade.

Quais foram os desafios de começar um negócio?

Definitivamente transformar a crise em uma oportunidade. O desafio de ser empreendedor no Brasil é muito grande, seja por questões fiscais e/ou cenário econômico atual. Mais do que nunca, os empresários estão se unindo, o mundo de serviços é movido a parcerias, quem não tiver parcerias não terá espaço neste mercado até o início do médio prazo.

Como o MBA influenciou nessa decisão?

Sempre tivemos a ambição de sermos empresários, e através da grade curricular deste MBA, tivemos a oportunidade de desenvolver sólidos conhecimentos de economia, finanças, gerência, marketing, pessoas e networking. Porém o Plano Integrado de Negócios – PIN foi o principal gatilho para materializarmos esta meta, pois através do PIN conseguimos implementar de forma prática todo o conhecimento adquirido em aproximadamente 2 anos.

Todo o empenho e dedicação foram muito grandes, a FGV sempre exigiu demais em relação ao projeto, tínhamos uma supervisão dura e ativa, nada, absolutamente nada passava em branco, e tínhamos que ter respostas para tudo.

Após a entrega do projeto, tivemos que realizar a apresentação para investidores, ou seja, nosso modelo de negócio passou a ser um produto, e tínhamos que provar de forma objetiva, clara e sucinta que tal investimento era um excelente negócio, além de ser um diferencial.

Qual é a importância de um MBA na carreira?

 Necessidade básica de sobrevivência de um profissional no mercado corporativo. Através do MBA, novas oportunidades de absorver conhecimentos diversificados e o crescimento de networking serão inevitáveis.

Tem algum recado para um aluno que está iniciando um MBA?

Parabéns, por escolher a FGV. Uma Instituição referência no cenário nacional. O primeiro passo já foi dado, o segundo passo é a entrega total/imersão neste novo projeto. Aproveite todas as pequenas oportunidades que o sucesso será inevitável, definitivamente você irá se surpreender. Costumo dizer aos meus parceiros e Clientes que investir em conhecimento não é opção, é REGRA!

Tem algum recado para quem quer empreender após o curso?

É fundamental que você realmente elabore e desenvolva um plano de negócios bem estruturado. Pesquise, avalie muito bem o mercado que vai atuar, estude os concorrentes, etc. O planejamento estratégico é fundamental para empreender

Não fique chateado ou desista do seu Projeto quando ouvir um NÃO, o NÃO faz parte de um aprendizado. Ninguém gosta de ouvir não, porém seja persistente, não se abale, o foco no objetivo deve ser constante, tenha uma estratégia, discuta e implemente, reveja a estratégia semanalmente, ouça seu cliente, sinta as dores dele, seja amigo, seja parceiro, empreender é trabalho de formiguinha, todo dia é uma vitória e o sucesso é inevitável.


Precisa de ajuda?