Atendimento / Ouvidoria

Como conciliar o trabalho com os estudos?

Blog
09 de março de 2021

Se você tem a pretensão de ampliar os seus estudos e evoluir na carreira profissional, fazer um curso de MBA ou Pós-graduação enquanto você está empregado é uma boa escolha. Segundo pesquisas, profissionais com o título de MBA em seus currículos possuem salários mensais 19% maiores em relação aos que não possuem a graduação. Em algumas empresas, o aprofundamento dos seus estudos é até incentivado pela companhia para aperfeiçoar os seus colaboradores. Mas conseguir conciliar sua agenda com trabalho, estudos e as suas atividades pessoais pode ser bastante desafiador.

Se para muitos, 44 horas de trabalho durante a semana já são exaustivas o suficiente, imagina então dedicar mais tempo para assistir às aulas, fazer os trabalhos pedidos pelos professores e ler os materiais indicados.

Se você tiver filhos para cuidar, a situação pode ser ainda mais desafiadora, mas longe de ser impossível. Preparamos cinco dicas que podem te ajudar a conciliar os seus estudos com a sua vida profissional e aproveitar ao máximo o seu MBA ou Pós-graduação. Confira!

1. Domine o seu tempo

Para conseguir conciliar os estudos e o trabalho e ainda ter espaço para a vida pessoal, você precisará estabelecer uma rotina.

Estabeleça um horário limite que irá dedicar à empresa. Por exemplo, até 18:30 é trabalho. A partir deste momento o tempo é investido em você mesmo.

Outra dica para você planejar melhor o seu tempo é saber em quais momentos do dia você é mais produtivo. O importante é ser consistente, ter foco e disciplina.

2. Seja organizado

É fácil se perder quando se está tocando várias coisas ao mesmo tempo, como o trabalho e os estudos. Estabelecer uma rotina ainda não é o suficiente se você não estiver ciente dos seus compromissos.

Esteja sempre ciente de seus compromissos, prazos, reuniões e outras datas importantes. Reservar uma hora por dia para estudos, por exemplo.

Mantenha uma lista de tarefas que você divide em tarefas digeríveis para não ficar sobrecarregado e concentre-se em uma área de sua vida por vez. Caso contrário, você corre o risco de ficar esgotado e exausto.

Se preferir, use um planner, uma agenda física ou um calendário digital. O que funcionar para você, será de grande ajuda.

3. Use o tempo que sobrar com sabedoria

Conciliar estudos com o trabalho pode acabar não deixando muito espaço livre na sua agenda, certo?

Quando essas oportunidades surgirem, mantenha a disciplina. Na mesma medida, é importante ter um descanso para não se sobrecarregar e impactar negativamente a sua produtividade. Mas também é preciso ter cuidado para não se distrair muito e acabar tendo pouco tempo para suas obrigações profissionais e como estudante.

Uma dica para o seu tempo livre: faça exercícios. Cientistas já mostraram que exercícios cardiovasculares regulares melhoram a memória e, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, você definitivamente vai precisar de um empurrãozinho.

Sem tempo para fazer exercícios? A boa notícia é que você pode praticar exercícios em períodos curtos. 150 minutos de atividade física semanal já é o suficiente para fazer a diferença.

4. Considere um MBA on-line ou Live

Se o deslocamento físico para as aulas irá consumir muito de seu tempo, você pode escolher uma graduação mediada por tecnologia, como os MBAs LIVE da STRONG FGV. As aulas são ao vivo e ficam gravadas para o aluno reassistir quando quiser.

No entanto, os cursos on-line não são para todos. A responsabilidade do aluno é ainda maior e a necessidade por disciplina também. Além disso, é preciso de que o aluno esteja confortável com a tecnologia para aproveitar ao máximo as facilidades desta modalidade de MBA.

As empresas contemporâneas querem saber do resultado final, o caminho para o atingimento de metas pode ser adaptado de acordo com as circunstâncias.

5. Não existe o momento ideal para fazer o MBA

Se você acha que sua rotina já está muito lotada e que agora não é o momento certo de fazer outro curso, a recomendação do professor José Waldo Camurça, da STRONG FGV, é bem diferente:

“Isso nunca acontecerá, pois quanto mais subimos na hierarquia, mais responsabilidades e menos tempo nós temos. A hora de fazer MBA é sempre agora. Como usar o nosso tempo é uma prioridade que escolhemos”, conta o professor.

A rotina do aluno de MBA é, às vezes, mais exigente na dedicação de tempo, especialmente para o desenvolvimento e apresentações de trabalhos individuais ou em equipe. Além disso, o aluno precisa se preparar para a prova, que vale 70% da média final. Normalmente, os professores dão pontos extras por participação na aula ou por entrega de tarefas em sala.

 

Leia mais:
Qual o melhor momento para fazer MBA?

Ter uma Pós-graduação aumenta oportunidades no mercado de trabalho 


Precisa de ajuda?