Atendimento / Ouvidoria

Como estudar para mudar de profissão

Blog
02 de março de 2021

Se você já se decidiu em mudar de profissão, com certeza já deve ter passado pela sua cabeça a dúvida sobre como prosseguir em relação aos estudos. Afinal, é hora de fazer outra faculdade? De que forma devo fazer o aperfeiçoamento das habilidades necessárias para a transição de carreira?

Aperfeiçoamento é chave

Os professores Randes Enes e Flávio Schneider, dos cursos de MBA FGV na STRONG ressaltam a importância de adequar os seus conhecimentos na hora de mudar de profissão. E também, de saber reaproveitar a sua experiência anterior em uma nova carreira.

Toda a experiência anterior é bem vinda num processo de transição de carreira, mesmo sendo uma ruptura total com a profissão e o ramo de atuação atual. Voltando ao exemplo do diretor financeiro que abriu uma pousada: Toda a experiência e a vivência que foi desenvolvida ao longo da sua carreira será útil nessa nova empreitada – seja o viés financeiro como também as competências desenvolvidas ao longo da sua carreira.

E claro, quanto maior for a experiência anterior, os cargos ocupados e os desafios, maior utilidade terão no novo desafio.

Embora as soft skills adquiridas sejam importantíssimas e façam a diferença em qualquer transição de carreira, as hard skills também precisam ser aprimoradas.

O professor Randes sugere que primeiramente deve-se adquirir competências necessárias para a nova profissão. Tais fatores são fundamentais para demonstrar a experiência na área.

Seja uma especialização, como MBA, certificados, cursos entre outros e além disso, iniciar algum projeto para ter mais habilidades e conhecimentos na nova área.

Devo fazer outra faculdade?

Levando em consideração que apenas 20% dos brasileiros entre 20 e 34 anos possuem nível superior, podemos dizer que já é um diferencial ter um diploma.

Quanto à área de graduação, numa transição de carreira isso vai depender primeiramente se o profissional vai ter uma transição parcial ou total. Segundo, se vai trabalhar na iniciativa privada ou não, ou se será ou continuará a empreender.

Seja como for, conhecimento nunca é demais, mesmo que a área de atuação desejada não tenha nada a ver com a graduação realizada. Um médico que deseja mudar totalmente a sua vida e empreender abrindo uma clínica terá dificuldades na área de planejamento, administrativa e financeira, mas os anos de estudo numa faculdade de medicina levaram o mesmo a desenvolver tipos diferentes de raciocínios lógicos que o ajudarão a se desenvolver e buscar soluções, mas é claro que é conveniente se especializar na área ou ramo que for definido, exemplo: administração.

O efeito da graduação ao mudar de profissão já foi muito maior. Hoje as pessoas não veem isso como impedimento na transição, pois com bom planejamento, e uma trilha de desenvolvimento pessoal, como uma especialização a pessoa poderá colher bons frutos. Lembrando que vivemos na sociedade do conhecimento e que não podemos mais ficar parados e precisamos nos desenvolver se não quisermos ficar para trás.

Soft Skills

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as 10 competências essenciais que serão exigidas dos profissionais nos próximos anos estão alicerçadas nas soft skills, pois diversos estudos apontam que o diferencial para o sucesso das organizações desta era não é mais somente os seus ativos tangíveis, como máquinas e estoques, mas os investimentos realizados neste espaço complexo e subjetivo das organizações, está nas pessoas, suas crenças, valores, comportamentos e relacionamentos.

Diante disso, toda formação acadêmica contribuirá de alguma maneira para as competências exigidas para a nova profissão, mesmo aquelas mais distantes da área escolhida, porque podem contribuir de alguma forma para a visão sistêmica na gestão do conhecimento.

Independente da sua área de formação, habilidades como cumprimento de metas, eficiência e inovação são desejáveis para qualquer profissional.

Pós-graduação

Quanto mais alto o nível desejado na carreira, mais requisitado será uma formação acadêmica em especialização, pois traz competências de gestão necessárias para atuação em diversos cenários.

Então, dependerá da motivação do profissional para a ascensão de carreira a fim de alçar voos mais altos nos estudos acadêmicos, ou seja, para almejar um upgrade de carreira torna-se fundamental uma pós-graduação para atingir os objetivos de carreira.

É possível mudar de profissão apenas com uma pós-graduação?

Depende. Se você é um empreendedor com empresa própria e decide fazer uma transição para ser psicólogo, por exemplo, não tem como fugir. Você terá que fazer um bacharelado.

Agora, no caso de um médico quer abrir a sua clínica e precisar de uma especialização numa área administrativa, aí sim uma Pós ou um curso de MBA são mais recomendados.

Leia mais:
Como fazer a transição de carreira?
Profissões em Alta para 2021
Os três pilares da liderança virtuosa
4 dicas de Soft Skills para gerenciar o pós-pandemia


Flavio Schneider é coach, consultor, palestrante e professor da FGV. Mestre em Gestão e Políticas Universitárias para o MERCOSUL pela Universidade Nacional Lomas de Zamora, Argentina. Especialista, Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Engenharia de Produção pela IEEP. Formação HPC “High Performance Coaching HPC – Modalidades Self, Life e Professional”  e APC – Analista de Perfil Comportamental pela ISI INFINITY. 

Possui 28 anos de experiência profissional em empresas de serviços, dos quais dedicou a maior parte deles às empresas Sóciété Générale Du Surveillance, Porto Seguro, Liberty Mutual e Strong Educacional (conveniada da FGV), atuando como gestor em áreas administrativas, comerciais e de marketing. Desenvolveu experiência internacional trabalhando em Angola, Moçambique e África do Sul. Desde 2009 atua como professor da FGV Management e professor/tutor da FGV Online. É sócio da Visio Consulting na área de coaching, treinamento e desenvolvimento humano.

Randes Enes é Doutorando em Psicologia da Saúde (Metodista/SP); Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total (UFF/RJ), possui 03 MBAs, sendo em Organizações e Estratégia (UFF/RJ); Gestão de Negócios e Projetos (ISCTE/Lisboa); e Marketing de Varejo (FGV). Possui mais de 28 anos de experiência profissional principalmente no segmento de cosméticos. Nos últimos 12 anos, exerce suas habilidades em consultorias em Gestão Estratégica, coaching e mentoring executivo, palestras, treinamentos comportamentais e atividades experienciais.

Tem diversas reportagens publicadas nos maiores meios de comunicação, entre eles: Revista Você S.A, Revista Isto É Dinheiro, Jornal Valor Econômico em matérias focadas em gestão empresarial, além de diversos artigos publicados nacional e internacionalmente sobre Espiritualidade Corporativa e recentemente publicou seu livro com o tema: Empresa Espiritualmente Dirigida. Há mais de 13 anos é docente nas principais instituições de ensino, entre elas, FGV nos programas de educação executiva nas áreas de gestão de pessoas, estratégia, marketing e vendas.


Precisa de ajuda?