...
Atendimento / Ouvidoria

Como exercer a Liderança 4.0

Blog
05 de janeiro de 2021
Liderança Virtual

É difícil poder dizer que se está preparado para o futuro. Afinal, é tudo muito imprevisível – nunca se sabe o dia de amanhã. A pandemia que impactou o mundo em 2020 está aí como prova.

Então, como o líder pode ser o mais pronto possível para as adversidades que o futuro lhe reserva?

A capacidade de inovação é a chave

O único caminho para o sucesso no futuro é possuir uma capacidade de adaptação e criatividade. Se não existe fórmula mágica para o que vem por aí, só nos resta saber que temos condições para encarar qualquer coisa que venha a acontecer. Isto é exercer a Liderança 4.0.

O conceito de liderança e a importância do líder são conhecidos há muito tempo. Não é nenhuma novidade o impacto positivo que um líder competente tem sobre o desempenho (leia-se aqui: lucro) de uma determinada empresa ou sobre a performance de sua equipe e dos outros colaboradores.

Manter um grupo motivado constantemente e, consequentemente, trazendo bons resultados, é uma habilidade muito valorizada em qualquer organização.

Mas novas eras trazem novas demandas por profissionais com novos skillsets: aí é que entra a chamada Liderança 4.0. O nome pega a terminologia emprestada da quarta revolução industrial pela qual estamos passando – a era da inteligência artificial, internet das coisas e sistemas cyberfísicos.

Primeiro passo: Seja mais humano

É fácil olhar para todos os avanços tecnológicos e ficar com receio de que sua profissão seja eventualmente substituída por máquinas. Isso pode ser verdade (e já é uma realidade para diversas profissões), pois a automação poderá reduzir custos e entregar resultados mais produtivos para uma empresa. E como que você pode concorrer com isso?

A resposta é simples: seja mais humano. Robôs, com seus algoritmos, podem executar tarefas lineares, processos repetitivos e mecânicos. Mas a mente humana ainda é capaz de muitas coisas que as máquinas não conseguem. As famosas *soft skills*, cada vez mais em demanda, ainda são habilidades que apenas pessoas podem desempenhar.

Afinal, a automação ainda não chegou ao ponto de emular a empatia, a capacidade de adaptação e outros traços da mentalidade humana.

Quais as transformações que o líder 4.0 irá enfrentar?

O ambiente de negócios está em constante transformação. É o chamado VUCA – o ambiente volátil, instável, complexo e ambíguo. Não existem mais verdades absolutas, não existem prós sem contras, os cenários não são mais tão previsíveis quanto antigamente.

As soluções encontradas no passado e aplicadas hoje podem não servir amanhã. E ações isoladas não podem servir de base para a tomada de decisão – que agora faz parte de um mundo muito mais complexo.

Quem são os colaboradores que serão liderados?

Um aspecto importante para exercer a liderança 4.0 é conhecer sua equipe. Mas tenha em mente que os perfis de seus colaboradores serão bem distintos. Ao mesmo tempo em que uma geração mais nova entra no mercado de trabalho, você também terá de lidar com os mais veteranos.

Cada geração tem seus comportamentos, suas expectativas diferentes para suas carreiras e formas diferentes de enxergar as coisas. O líder 4.0 sabe conciliar tudo isso para extrair o melhor de sua equipe e também deixá-los contentes e motivados (e não só produtivos).

As organizações também estão sob constante mudança. O comportamento dos clientes também. Você, como líder, precisa buscar entender todas essas transformações. Saiba que os clientes agora buscam o “algo mais” – eles buscam o atendimento personalizado, uma atenção especial. Não tenha medo do mantra “go for the extra mile.

Um estudo feito por Lou Solomon, na Harvard Business Review, mostra que as principais reclamações dos funcionários em relação aos seus líderes são que:

  • Os líderes não reconhecem suas realizações
  • Não dão um direcionamento claro
  • Não possuem tempo para se reunir com os funcionários
  • Levam créditos por ideias dos outros
  • Não oferecem críticas construtivas

Como pode ser constatado vendo o ranking, o relacionamento ruim entre um líder e sua equipe é o erro mais comum e mais nocivo na visão da sua equipe.

Muitos líderes se preocupam em seu grande conhecimento, mas a chave para exercer a liderança 4.0 é valorizar suas qualidades humanas.

Por último, passa também pelas atribuições do líder 4.0 saber empoderar a sua equipe. Você deve promover o aprendizado e crescimento dos seus colaboradores, possibilitando que eles aumentem a sua autoconfiança por meio dessas experiências.

Assim, a equipe irá atingir resultados mais favoráveis e a sua liderança terá tido um efeito positivo na obtenção deste resultado.

Nos cursos de MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas da STRONG FGV, você terá a base teórica necessária e poderá trocar experiências com professores e colegas que já estão em posições de liderança e buscam modernizar os seus conhecimentos.

Leia mais:
Como identificar se você está sendo um bom gestor
Como exercer a Liderança Virtual
Como melhorar sua Inteligência Emocional?
4 dicas de Soft Skills para gerenciar o pós-pandemia
Transformação Digital cria demanda por desenvolvimento de soft skills
Conheça os quatro fatores que formam o coração da liderança


Precisa de ajuda?