Atendimento / Ouvidoria

Como o Coaching virou uma realidade no mundo corporativo?

Blog
16 de agosto de 2018

No mundo cada vez mais concorrido e disputado, as empresas precisam ficar atentas às inovações que cercam o mercado. Entre diversas tendências, existe uma que surge há algum tempo e tem tomado as atenções dos profissionais das áreas corporativas, o Coaching, que é uma metodologia focada em gestão e produtividade, sempre conduzida por um profissional especializado, especificamente quem as empresas têm procurado.  

Para o professor de MBA em Gestão de Pessoas na STRONG FGV, William Ervedeira Maillaro, as empresas chegaram à conclusão que investir em coaching significa investir em desenvolvimento humano das pessoas que trabalham nas organizações. “O crescimento no Brasil se deve não só à multiplicação de cursos que promovem a formação de profissionais, mas também pela necessidade de as empresas terem profissionais e lideranças que tem a metodologia de coaching no seu dia a dia de gestão de pessoas”, diz.  

O coaching teve um movimento de aproximadamente cinco anos pra cá. As pessoas passaram a procurar o curso  não só para tirar um certificado, mas para se desenvolverem e se conhecerem. “Quem passa por uma certificação quer ser um profissional melhor, usar melhor suas competências”, acrescenta Maillaro. 

Ainda segundo o professor, o motivo principal em que as pessoas buscam o curso é alcançar resultados operacionais mais rápido. “O processo de coaching é um processo de acelerador de resultados. É possível buscar para acelerar os resultados ou a empresa pode investir nos profissionais para ajudar a chegar mais rápido nas metas.” 

Quais os tipos de cursos: 

  • Conhecer o coaching: 

Se o profissional quer apenas conhecer a técnica, há cursos de finais de semana, que duram menos e até mesmo um curso da própria STRONG chamado Liderança Centrada em Coaching, que é focado nos líderes que buscam aprender as técnicas. 

  • Se certificar na metodologia: 

Esses cursos duram em torno de oito dias. São cursos onde é preciso estar presente, como também fazer um trabalho de conclusão e horas de atendimento. Aí, sim, o profissional estará apto para exercer a função de coaching. 


Precisa de ajuda?