Atendimento / Ouvidoria

Como pedir um aumento salarial

Blog
27 de abril de 2021
Como pedir um aumento

Como pedir um aumento salarial? O importante sobre esse tema é efetivamente a necessidade em se fazer uma auto avaliação e, acima de tudo, ser sincero consigo mesmo, se indagando:  “Eu mereço um aumento nesse momento?”

O ser humano é notadamente insatisfeito com seu salário, mas se você reconhece ser merecedor de um aumento, então vamos lá, como fazer esse pedido de uma maneira confortável e envolvente?

Há um ditado que reflete a essência desse artigo.

“Frente a fatos não há argumentos. ”

Baseado nele, nortearemos nossa conduta na direção da conquista de um aumento salarial.

Muitas vezes, o colaborador pede um aumento salarial baseado em comparações ou escalas de piso de faixa salarial, esquecendo-se da contrapartida. Ou seja, mereço, através de minhas entregas, qualidade, prazos, excelência um aumento salarial?

Há uma diferença simples entre ser eficaz e ser eficiente, o que fará toda a diferença na hora de solicitar um aumento salarial.

Ao ser eficaz, seu salário estará compatível ao mercado, ou seja, você está entregando exatamente aquilo para que foi contratado, dessa forma, seu salário esta adequado ao ora combinado.

Mas se você for eficiente, isso significa que suas entregas são superiores às contratadas, e a partir daí você passará a ter argumentos suficientemente embasados para solicitar seu pleito.

E agora, como você se vê? Se você for eficaz, esforce-se mais para fazer jus a um aumento salarial. Mas se for eficiente, agrupe seu feitos, suas vitórias e mostre ao seu superior o quanto você evoluiu e contribuiu para que sua empresa também evoluísse.

Faça isso de maneira a explorar o quantitativo e não apenas o qualitativo, afinal foi através de suas competências (soft skills) que você alcançou bons resultados para sua empresa.

Nicolau Maquiavel disse, certa vez, em seu livro O Príncipe: “as vezes não basta ser, tem que parecer ser. ”

Faça por ser merecedor em primeiro lugar mediante suas entregas e mostre de maneira envolvente suas conquistas, assim você terá uma maior chance em obter sucesso e será reconhecido com um aumento de salário.

Outras dicas para o momento de pedir um aumento

Saiba o momento certo

Uma questão importante como a discussão de seu salário deve ser feita no momento adequado. Todos nós, como seres humanos, temos dias ruins e dias bons, momentos de bom humor e de mau humor. Isso, obviamente, inclui os seus superiores.

Pedir um aumento salarial em um momento de turbulência na empresa diminui as chances de que seu pedido seja atendido. Do mesmo modo, um bom momento para o pedido é após receber um feedback positivo por um projeto bem-sucedido.

Não o faça por e-mail

É completamente aceitável mandar um e-mail para seu chefe com a intenção de marcar uma reunião e discutir o aumento. Agora, fazer o pedido por uma mensagem não é particularmente recomendado.

Evite comparações com colegas

Fazer comparações em relação aos seu salário com a de algum colega seu não é muito profissional. O melhor argumento para conseguir um aumento é basear-se em si mesmo, juntando os seus feitos e resultados, e não o que seus colegas fazem ou deixam de fazer.

Sobre o autor:

Marcelo Rivani é Mestre em Educação e Gestão de Instituições de Ensino pela Universidad Del Atlántico da Espanha, MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Psicologia, com especialização em Psicanálise. É Consultor Organizacional na Fábrica de Desempenho, empresa voltada para a Educação Corporativa no mercado Nacional e Internacional em desenvolvimento humano com atuação nos mercados do Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Uruguai e Peru, desenvolvendo atividades em treinamentos, palestras e workshops. É docente na Fundação Getúlio Vargas, nos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Logística e Supply Chain Management, Gestão em Saúde, Gestão estratégica e econômica de negócios, Gestão Comercial, Business e Process, Gestão em T.I. e Gestão em Marketing.

Leia mais:
Como melhorar sua Inteligência Emocional?
Como se manter motivado no trabalho?
Transição de Carreira: Como fazer?
É a hora certa de pedir um aumento salarial?


Precisa de ajuda?