Atendimento / Ouvidoria

Especialista propõe debate sobre Matemática Financeira e o Judiciário

Blog
28 de outubro de 2013
No próximo dia 7 de novembro haverá palestra sobre Matemática Financeira e o Judiciário, na unidade Santo André da STRONG/FGV. Quem falará sobre o assunto será o Assessor da Presidência e Professor da FGV/EPGE, professor Clovis de Faro.
O encontro está marcado para as 20 horas, no Campus Jacarandás. A entrada será permitida com a entrega de 1 quilo de alimento não perecível ou pagamento de uma taxa de R$ 10,00, montante que será destinado à creche Luiz Boccalatto, localizada na região.

Temática

Em palestra semelhante realizada na FGV, em outubro, professor Clovis demonstrou que, uma vez que a legislação preclude o que se denomina de anatocismo (cobrança de juros sobre juros), nosso Judiciário, com base em pareceres periciais que se afiguram equivocados, tem promulgado sentenças determinando que a Tabela Price, corriqueiramente adotada no cálculo de prestações constantes para amortização de financiamentos, em especial os habitacionais, seja substituída por um sistema, associado ao regime de juros simples, que tem sido nomeado como “método de Gauss“.
Na ocasião, a palestra teve dois propósitos. O primeiro, de arguir que a Tabela Price, embora fundamentada no regime de juros compostos, não acarreta, desde que não haja prestação em atraso, o anatocismo.  O segundo, evidenciar que o regime de juros simples, carecendo da propriedade de cindibilidade do prazo, encerra deficiências insanáveis para os casos em que os débitos devam ser resgatados por mais de uma única prestação.

Com informações da Escola de Pós-graduação em Economia da FGV.

Serviços
Palestra: Matemática Financeira e o Judiciário.
Data: 07/11/2013
Hora: 20h
Endereço: Av. Industrial, 1.455 – Santo André.
Palestrante: Professor Clovis de Faro.
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível ou uma taxa de R$ 10,00.
Inscrições: até 6/11 no link Eventos.
Sobre Clovis de Faro
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Engenharia Industrial pela Stanford University e pós-doutorado pela Universitat Munchen. Autor de vários livros e trabalhos reconhecidos internacionalmente.

Precisa de ajuda?