Atendimento / Ouvidoria

Inserção e Desigualdade dos Jovens no Mundo do Trabalho: Um olhar profundo no contexto brasileiro

Blog
06 de novembro de 2023

O livro “Juventude, trabalho e o subdesenvolvimento”, escrito pelo renomado economista e professor Euzébio Jorge Silveira de Sousa, mergulha nas complexidades da inserção e desigualdade enfrentadas pelos jovens no mercado de trabalho brasileiro. Com base em sua extensa pesquisa, o autor analisa as mudanças estruturais e tendências que moldam o cenário ocupacional no Brasil, revelando insights essenciais sobre a experiência dos jovens trabalhadores.

O Brasil abriga uma população de 51 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, representando 23% do total, conforme dados do IBGE. No entanto, o processo de ingresso dos jovens no mercado de trabalho e suas perspectivas na segunda década do século 21 são questões cruciais que Sousa aborda meticulosamente em sua obra. Além de descrever o cenário atual, o livro resgata a relevância da juventude no contexto laboral brasileiro, destacando a necessidade urgente de políticas públicas que facilitem a inserção de jovens no mercado de trabalho.

A pesquisa realizada pelo autor, fruto de sua tese de doutorado e experiências pessoais, lança luz sobre a dura realidade enfrentada por jovens oriundos de famílias empobrecidas. Sousa identifica que aqueles que iniciam sua jornada profissional precocemente, devido à pobreza familiar, muitas vezes acabam exercendo atividades em condições precárias. Esse início difícil, combinado com a falta de políticas públicas eficazes, tem um impacto duradouro, moldando não apenas suas carreiras, mas também suas vidas pessoais de maneira significativa.

A relevância do livro vai além dos círculos acadêmicos. O autor destaca que o processo de formulação da tese e do livro foi enriquecido por diálogos com jovens ativistas, sindicalistas, gestores públicos e organizações sociais. O resultado é uma obra que se tornou leitura obrigatória em escolas e cursos de extensão em São Paulo, sendo adotada como bibliografia fundamental para fornecer uma compreensão aprofundada do panorama do trabalho contemporâneo. Através dessa análise meticulosa, Sousa contribui significativamente para o entendimento das questões cruciais que permitem a inserção e a desigualdade dos jovens no mundo do trabalho brasileiro.”

O que: Lançamento do livro: “Juventude, trabalho e o subdesenvolvimento” do economista Euzébio Jorge Silveira de Sousa pela editora Appris

Quando: 06/11/2023 às 18:00

Onde: Auditório da faculdade Strong Business School

Av. Industrial, 1455 – Santo André


Precisa de ajuda?