Atendimento / Ouvidoria

Melhorar o Networking: Seis dicas para conseguir um novo emprego

Blog
15 de junho de 2021
como fazer um bom networking

Enviar currículo, atualizar centenas de vezes as páginas de sites de vagas de emprego – muitas vezes esse processo é menos efetivo do que conhecer a pessoa certa na empresa certa. Hoje em dia, um bom networking é o que faz a diferença entre o profissional que consegue se recolocar com facilidade e aquele que sofre para ser chamado para entrevistas.

Ter uma rede de contatos ampla requer tempo. Afinal, o networking não se resume a apenas conhecer pessoas da sua área de atuação, mas também manter boas relações profissionais e, quem sabe, até criar laços de amizade.

Por que é importante fazer networking?

No mercado profissional dos dias atuais, muitos recrutadores recorrem à inteligência artificial para filtrar os candidatos. Isso quer dizer que quando você manda o seu currículo para uma vaga, será apenas mais um em um enorme grupo de arquivos ou e-mails. Qual a chance de que os responsáveis pela vaga irão ler todos?

O profissional que é indicado por alguém de confiança se destaca em meio a tantos currículos. Uma pesquisa feita em 2016 indica que 85% das vagas são preenchidas por indicações. Por meio de um bom networking você não só ganha destaque, mas também fica sabendo da abertura de vagas antes mesmo delas serem publicadas.

Seis dicas para te ajudar a conseguir um novo emprego

Para muitas pessoas, dar a cara a tapa e conversar com estranhos é um grande desafio. A ideia de fazer networking pode ser intimidadora, mas é uma excelente oportunidade de expandir os seus horizontes – e ainda por cima, ser indicado para aquela vaga que você tanto queria.

  • Estabeleça objetivos profissionais claros: Quem atira para todos os lados geralmente costuma errar. Concentrar os seus esforços não só é menos desgastante, como também é mais efetivo. Deixe bem claro quais são os motivos para a sua busca por um determinado emprego, saiba em quais empresas você teria prazer em fazer parte, quais os seus próximos passos na carreira e reflita se você está realmente está trilhando o caminho na direção que deseja.
  • Participe de eventos profissionais: Conferências, jantares de executivos, palestras, workshops e até encontros classistas podem ser a porta de entrada para que você conheça pessoas que poderão te indicar futuramente. E não se limite a apenas eventos do seu campo de atuação, pois nunca se sabe de onde a próxima oportunidade pode surgir.
  • Colegas de sala e professores: Sabe aquelas pessoas com quem você tirou 10 em um trabalho da faculdade? E aquele seu amigo do ensino médio que você não vê há anos, mas sempre aparece no seu feed nas redes sociais? Qual a última notícia que você teve do professor que orientou o seu TCC? Todas essas pessoas podem ser alvos de uma oportunidade de se reconectar.
  • Cursos: Não é só o aprendizado técnico (as hard skills) que você ganha ao fazer um curso como um MBA – que é especialmente conhecido por suas grandes oportunidades de crescimento também no networking.
  • LinkedIn: Essa rede social foi feita exatamente para o networking profissional. Expanda as suas conexões com gente que trabalha nas áreas que você almeja ingressar, se aproveite da tecnologia para conhecer profissionais que podem te indicar futuramente.
  • Mantenha a mente aberta: Não precisa se afobar e ir logo apresentando o seu currículo – isso é muitas vezes intimidador e mostra ansiedade. Desenvolva o seu networking fazendo conexões com as pessoas. Conheça-as antes de trazer o seu currículo à tona.

Indicações não funcionam apenas porque pessoas trocaram algumas palavras em um evento ou curtiram suas publicações no LinkedIn. Essas relações partem de princípios de ter confiança e conhecer, realmente, o profissional. Fazer networking exige dedicação e sinceridade. Seja você mesmo e não tenha vergonha de puxar conversa!

Leia mais:
Transição de Carreira: Como fazer?
Como pedir um aumento salarial


Precisa de ajuda?