Atendimento / Ouvidoria

Mercado de trabalho pós pandemia: Confira as tendências, desafios e quais habilidades serão as mais requisitadas

Blog
29 de dezembro de 2020
mercado de trabalho pós pandemia

Já parou para pensar como será a situação do mercado de trabalho após o fim da pandemia?

Especialistas sobre esse mercado já apontavam modificações no relacionamento de trabalho, porém, com a quarentena, o processo de transformações acelerou e não há dúvidas de que haverá uma nova realidade.

A pandemia transformou o mundo corporativo durante 2020, esse momento forçou com que a expectativa de crescimento fosse interrompida e a adaptabilidade passou a ganhar espaço.
Sendo assim, tanto os profissionais, como também empresas, precisaram se inovar para que fosse possível se manter.

As tendências de automação nos processos, da flexibilização da jornada de trabalho e de mudanças digitais, que eram previstas para acontecer aos poucos dentro de 5 anos, ocorreram do dia para a noite.

Isso indica que o mercado de trabalho pós pandemia será influenciado. Quer entender mais? Continue acompanhando o artigo.

Tudo que você precisa entender sobre o mercado de trabalho após o fim da pandemia

É certo de que haverá mudanças na relação trabalhador e trabalho, já que as pessoas estão se transformando com todas essas novidades, portanto, não há como tudo continuar como era antes.

Sendo assim, se você quer conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, seja através de vagas jovem aprendiz ou de contratado, é importante que você saiba o que as empresas esperam de seus funcionários nesse novo cenário.

Conheça abaixo algumas das principais tendências para o mundo corporativo.

1 – O home office não vai acabar

Antes da pandemia, esse modo de trabalho era o sonho de muitos profissionais. Com a pandemia se tornou uma realidade concreta, acredita-se que esse tipo de trabalho continue.

Uma pesquisa realizada pela Cushman&Wakefield indica que cerca de 74% dos negócios continuem com essa modalidade de trabalho mesmo depois da cura do Covid-19.

As empresas aproveitaram diversos benefícios, o desafio será continuar lidando com a autogestão, que pode ser um problema para alguns trabalhadores.

2 – Soft skills

Há algumas habilidades que serão bem mais interessantes pós pandemia, a competência sócio emocional será uma característica de grande valor para as empresas.

As soft skills são capacidades que não se associam tanto com técnicas, mas sim com comunicação e com comportamento.

A criatividade e a colaboração também são alguns exemplos de habilidade que passarão a ser requisitadas com mais assiduidade, além disso, constância em aprendizado, agilidade e visão analítica também serão grandes diferenciais.

3 – Demanda no setor da saúde

Seguramente, é possível dizer que os profissionais da saúde passaram a ser mais valorizados durante a pandemia e, certamente, esse setor ganhará mais investimento pós pandemia.

A falta de profissionais capacitados e de leitos em UTI, problemas comuns causados pela crise, deverão ser minimizados, logo, melhorias vão acontecer dentro dessa área.

A faculdade de Medicina não será mais a única queridinha e será possível vermos mais interessados em fazer um bom curso de Enfermagem.

4 – Experiência

É possível que após o fim da pandemia os profissionais com mais experiências, como seniores, sejam priorizados, pois, durante a crise a parte operacional, ou seja, a base de pirâmide sofreu bem mais.

Quando a retomada acontecer, muitos problemas precisarão ser resolvidos, portanto, profissionais com mais experiência serão priorizados, pois possuem capacidade de analisar com mais cuidado.

Isso se dá pois esses são os profissionais que já enfrentaram outros tipos de crises e consegue ver a longo prazo.

5 – Mudanças no processo de procura de emprego

A área da tecnologia e a de saúde não serão as únicas impactadas, pois outras profissões vão ganhar maior importância dentro do mercado de trabalho.

Quem trabalha com RH, por exemplo, acabará assumindo funções que necessitarão de mais estratégias, para que as equipes se alinhem e na seleção dos melhores talentos.

Ou seja, a procura por emprego será influenciada.

6 – Maior concorrência

Quem estiver buscando por oportunidades deverá estar preparado para conseguir encarar alta concorrência em diversos setores. Não está difícil apenas para você, está difícil para todo mundo.

As empresas retraíram durante essa crise, portanto, encontrar emprego não vai ser tão fácil.

O LinkedIn tinha cerca de 200 mil vagas novas disponíveis em todo mês, porém esse número caiu, apenas 150 mil vagas são oferecidas, portanto, seguramente a concorrência vai aumentar.

Quais são as profissões que estarão em alta pós pandemia: descubra!

Foi realizada uma lista com 10 profissões que serão grandes tendências pós pandemia, de acordo com os profissionais consultados por meio da plataforma InfoMoney.

Veja só a lista:

  1. Gerente de tesouraria;
  2. Profissional de cybersegurança;
  3. Diretor financeiro ou CFO;
  4. Planejador financeiro;
  5. Enfermeiros e técnicos de enfermagem;
  6. Profissional de Recursos Humanos;
  7. Diretor comercial;
  8. Profissional Customer Experience;
  9. Assessor de investimentos;
  10. Especialista em nuvem.

Ou seja, as áreas que mais vão gerar empregos são:

  • Tecnologia;
  • Finanças;
  • Saúde;
  • Recursos Humanos.

Sendo assim, quem é desse setor irá conseguir sair na frente.

É uma mudança geral!

Lembre-se do que foi dito no começo desse artigo, a pandemia nos mudou, portanto, não há como o mercado de trabalho continuar o mesmo como era antes dessa crise.
Gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!


Precisa de ajuda?