Atendimento / Ouvidoria

O Futuro do Trabalho: Home Office, Híbrido ou Presencial?

Blog
04 de outubro de 2021

Com as mudanças aceleradas pela pandemia, vamos discutir sobre os caminhos que o trabalho pode ter.

É inerente à natureza humana pensar sobre o futuro. Isso foi potencializado no último um ano e meio por conta da pandemia da Covid-19 e todas as incertezas que ela nos trouxe. Um dos aspectos que teve bastante modificação foi no trabalho. Vamos, neste artigo, discutir o futuro dele, seja Home Office, Híbrido ou Presencial. 

Alguns aspectos que prometem ser muito importantes são flexibilidade, criatividade e adaptação. É uma tendência que vem sendo observada em algumas empresas. Entrando nisso, vamos falar sobre alguns caminhos que o trabalho pode ir em que essas características serão muito importantes. 

Home Office e Trabalho Remoto 

De acordo com uma pesquisa do site BeerorCoffee, 42% das pessoas que passaram a trabalhar de casa em função do isolamento pretendem continuar nesse regime.

Para algumas funções, locais de trabalhos tradicionais estão trocando o Presencial para Home Office. Principalmente, portanto, para atividades que demandem mais criatividade e ambientes calmos. 

Neste ponto entra a flexibilidade, pois é mais vantajoso para as empresas não precisar arcar com os custos referentes à estrutura para manter essas equipes. 

A tendência é que esses ambientes se adaptem às necessidades das pessoas com a ajuda da tecnologia. Com a liberdade de escolher como, onde e em quais horários trabalhar. 

Outra caminho para o futuro é a capacitação da mão de obra por meio do EAD. O modelo em Home Office permite com que os profissionais adquiram competências teóricas e técnicas no conforto dos seus lares. Como podem fazer o próprio horário de estudos, a tendência é que se qualifiquem em menos tempo e possam investir em vários cursos ao mesmo tempo.

Porém, vale ressaltar a capacidade de autogestão. Profissionais que apresentem disciplina, foco e determinação para se manter no Home Office largam na frente dos demais. A avaliação será um processo dinâmico, natural e feito em tempo real. Os colaboradores terão mais autonomia e responsabilidade para controlar o seu próprio desempenho.

Quais são as vantagens e desvantagens do Home Office? 

O site da Fundação Instituto de Administração, destaca as vantagens do Home Office: 

  • Maior flexibilidade;
  • Mais qualidade de vida para o trabalhador;
  • Alimentação planejada e saudável;
  • Ganho do tempo que seria gasto no transporte até a empresa;
  • Maior equilíbrio entre vida pessoal e carreira;
  • Menor desgaste físico e mental;
  • Redução do estresse;
  • Economia para a empresa, que não precisa arcar com a estrutura de um posto de trabalho;
  • Economia do valor gasto para transporte;
  • Aumento da produtividade, já que o profissional pode trabalhar no horário mais conveniente;
  • Retenção de talentos;
  • Favorece o empoderamento e autonomia do funcionário.

Mas tudo na vida tem seus prós e contras, os pontos desfavoráveis ao Home Office são:

  • Sensação de isolamento;
  • Dificuldade para estabelecer uma rotina de trabalho;
  • Grande quantidade de distrações – filhos, barulho de vizinhos, visitas inesperadas, compromissos para manutenção da casa, etc;
  • Ausência de um local silencioso que sirva como posto de trabalho;
  • Maior distância de colegas que poderiam sanar dúvidas e trocar experiências;
  • Falta de suporte imediato caso haja problemas com equipamentos, programas e internet;
  • Falta de horários fixos para as refeições ou para encerrar a jornada de trabalho.

Tipos de trabalho que se adaptam ao Home Office?

Algumas profissões conseguem ficar em regime remoto com maior facilidade que outras. Seja pela conectividade inerente à atividade ou a fácil adesão pela modalidade. Confira algumas: 

  • E-commerce – Segundo o portal E-commerce Brasil, com dados da Nielsen, as vendas online cresceram 20% em 2020, sendo essa a melhor performance desde 2007. As opções são variadas: dropshipping (internacional ou nacional), marketplaces ou mesmo um site próprio são algumas das vertentes disponíveis; 
  • Trabalho artístico – A internet e o trabalho remoto abre margem para produção, marketing, venda, feedback, tudo online e rápido. Além disso, já existe produções feitas 100% online, criando uma nova vertente para a criatividade dos artistas; 
  • Marketing digital –  Bom, como o próprio nome já diz, ele é ligado à internet. De acordo com uma pesquisa da GhFly, publicada no portal E-commerce Brasil, espera-se um aumento de 61,4% no investimento em marketing digital no mundo até 2024. Então, as expectativas para o futuro próximo para quem trabalhar nessa área são das mais promissoras;
  • Design – Ligado ao marketing digital, essa profissão pode ser muito bem realizada pelo home office. Já existem sites como o behance para criar portfólio e atrair clientes; 
  • Consultoria – A internet e as redes sociais abriram um vasto terreno para quem tem conhecimento e pode ajudar pessoas e empresas a solucionar problemas por meio de consultoria;
  • Aulas particulares – As plataformas google meet, zoom, microsoft teams, entre outras foram muito otimizadas durante o isolamento social. Por conta disso, quem ministra cursos, aulas de reforço e palestras ganharam mais um lar; 
  • Personal trainer –  Da mesma forma que o anterior, treinos virtuais podem ser realizados sem que precise ir à academia.

Trabalho Híbrido: uma mescla entre Home Office e Presencial 

Por conta do ponto da falta de estrutura já citado, algumas empresas estão apostando no Trabalho Híbrido. 

Ou seja, o Trabalho Híbrido é caracterizado pelo fato de as empresas darem autonomia para os seus profissionais escolherem como, onde e quando realizam suas atividades da melhor maneira possível. Por meio desse modelo de trabalho, os funcionários podem escolher entre realizar suas atividades no Home Office, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis (coworkings), por exemplo. 

Nesses novos tempos, o que prevalece é o local onde as pessoas se sentem mais produtivas, criativas e felizes. De um lado, a quantidade de horas trabalhadas perde força; de outro, os resultados apresentados serão cada vez mais essenciais para o sucesso dos colaboradores dentro das organizações. 

Ainda existem muitas dúvidas sobre a validade do Trabalho Híbrido. Mas, em um primeiro momento, vale destacar que o conforto e a flexibilidade vieram para ficar. 

Vantagens do Trabalho Híbrido 

  • Redução dos atrasos

A adoção possibilita a minimização do tempo gasto no trânsito, no percurso entre a casa do colaborador e a empresa. Entre as principais preocupações dos empregadores nesse contexto está lidar com os atrasos frequentes do membro do time, o que leva várias companhias a implementarem horários alternativos. Sendo assim, a empresa que busca um modelo mais flexível pode apostar no trabalho híbrido e, consequentemente, diminuir o tempo gasto com trajeto e possíveis atrasos. 

  • Otimização das tarefas

O híbrido requer que as companhias revejam a maneira como seus processos são executados para adequá-los a um ambiente online. No trabalho híbrido é necessário integrar o offline e digital com o intuito de fazer com que as atividades sejam devidamente cumpridas, respeitando os prazos e mantendo um padrão de qualidade.

Isso é algo desafiador, mas quando a organização planeja essa reestruturação de forma eficiente, consegue aprimorar seus processos e fazer com que fiquem mais dinâmicos.

  • Descentralização hierárquica

A horizontalização da hierarquia se trata de uma mudança que modifica a atuação da liderança e assegura uma maior autonomia aos colaboradores.

Sendo assim, é um ponto que vai de encontro com o intuito da descentralização, que estabelece uma autoridade mais dispersa, na qual profissionais de níveis hierárquicos mais baixos também podem tomar decisões, limitado àquilo que faz parte de seu rol de responsabilidades e competências.

  • Melhora na gestão do tempo

A melhoria na gestão do tempo não é algo específico ao trabalho, mas ao ganho de bem-estar e qualidade de vida por parte do empregado da empresa. Isso porque quem passa menos tempo durante o deslocamento pode administrar melhor o tempo que tem para si.

Trabalho Presencial: Com proteção e cuidados 

Para atividades que requerem a presença no lugar, vale ressaltar algumas dicas para te manter nos novos tempos. Apesar da vacinação, a pandemia da Covid-19 ainda não foi vencida em sua totalidade. 

Para manter o presencial, as empresas têm que deixar o ambiente bem ventilado, evitar aglomerações, dividir a equipe no espaço, e incentivar o funcionário a cumprir as normas e ficar em casa, se necessário. 

Pensando nas várias mudanças do mundo do trabalho, os MBAs da FGV Strong preparam o profissional para assumir posições de liderança nos diferentes regimes de trabalho. Confira nossa lista aqui.


Precisa de ajuda?