Atualmente, muito se fala em formação profissional e em mercado de trabalho competitivo. Portanto, quando se pensa em formação profissional, é fundamental entender o papel da instituição de ensino na formação de profissionais para o mundo atual.
De fato, ao se considerar uma instituição de ensino para uma formação, é essencial saber mais sobre não somente o histórico daquela instituição, mas seus valores, objetivos, estrutura, corpo docente e como são os profissionais ali formados.
Afinal, após anos de estudo, são esses profissionais que serão absorvidos pelo mercado de trabalho. Será que eles estarão preparados? Será que a formação foi ampla o suficiente, ao mesmo tempo, específica, para que esses profissionais encarem os desafios atuais?
Então, vamos falar mais sobre o papel da instituição de ensino na formação de profissionais.
Qual o papel da instituição de ensino na formação de profissionais atualmente?
O mundo passou por muitas transformações nas últimas décadas. Com isso, novas responsabilidades foram agregadas a todos os profissionais, independentemente da área em que atuam.
Se antigamente era necessário somente executar sua função, atualmente, qualquer profissional precisa de habilidades maiores, como saber trabalhar em grupo, preocupar-se com a sustentabilidade do seu negócio, saber como liderar e também como se colocar mediante os desafios profissionais.
Conforme descrito pelos pesquisadores Salgado & Cantarino (2006),
“a própria sociedade experimenta uma reviravolta em sua maneira de pensar e agir, e exige das organizações compromissos incorporados aos negócios.”
Além disso, conforme citado pelos autores, “isso demonstra a crescente preocupação mundial e o interesse da sociedade em julgar as organizações a que, direta ou indiretamente, se ligam. Esta nova forma de ver a empresa e seu ambiente continua alcançando sua dimensão econômica, mas a transforma em agente sociopolítico.
Com isso, há redução no limite perceptível entre ela e a sociedade a que se liga. Estes grupos têm utilizado sua influência junto aos poderes público e político para pressionar as alterações na legislação vigente em favor de seus interesses.
Por fim, gestores atuais devem agregar às suas habilidades técnico-administrativas a capacidade de perceber o contexto social e político que envolve o ambiente externo da organização, reconhecendo que sua responsabilidade com a sociedade extrapola a responsabilidade com seus clientes.
E com isso, ajudando a resolver problemas de forma a garantir sua sobrevivência a longo prazo levando ao fortalecimento da imagem da organização.”
A Comunidade Acadêmica e a formação de profissionais
Conforme os pesquisadores, não há como a Comunidade Acadêmica escapar deste papel sob o risco de perder seu vínculo com a produção de conhecimentos e com a formação das lideranças que fortalecerão as transformações impostas pela forma de produção dos mercados globais.
Assim, os pesquisadores também citam que o ambiente nas instituições de ensino é fértil para iniciativas nesta conquista.
Afinal, é papel das instituições de ensino alimentar os debates transformadores da sociedade e formar cidadãos capazes de levar os conhecimentos, habilidades e valores absorvidos ao longo da vida acadêmica para as diversas áreas de atuação, contribuindo para a melhoria das comunidades onde estão inseridas.
Portanto, deve existir parceria entre o ambiente produtivo, responsável por perceber as necessidades e anseios do mercado, e a Comunidade Acadêmica, responsável pela geração de processos tecnológicos inovadores.
Dessa forma, há um equilíbrio entre, de um lado, o desenvolvimento e, de outro, a pesquisa e a produção técnico-científica.
Ou seja, nota-se a importância extrema que as instituições de ensino têm, no mundo de hoje, na formação dos profissionais que o mercado de trabalho demanda.
O mercado de trabalho atual e a demanda por profissionais qualificados
O mercado atual tem demandas cada vez mais fortes por profissionais altamente qualificados. Por isso, cresce o número de instituições que oferecem cursos superiores e também de pós-graduação.
Mas, a formação de um profissional qualificado, conforme já citamos, vai muito além do que somente uma formação unicamente técnica ou especializada, embora ela também seja essencial.
Atualmente, as empresas buscam profissionais tanto com hard skills, ou seja, formação técnica altamente especializada, mas também com habilidades que vão além disso.
As soft skills estão sendo muito consideradas e essas habilidades indicam como aquele profissional poderá lidar com seu grupo de trabalho.
Além disso, é exigido que o profissional também tenha apurado senso ético para trabalhar em qualquer mercado.
Portanto, habilidades como empatia, auto motivação, visão sistêmica, criatividade, inteligência emocional, persuasão, flexibilidade e ética são muito importantes e também consideradas por muitas empresas, em seus processos seletivos.
No entanto, as soft skills são mais difíceis de serem mensuradas, justamente por terem um quesito de subjetividade. Daí a importância da instituição de ensino de saber não só estimular essas habilidades, como também incorporá-las à formação do aluno.
Quais são os critérios a serem avaliados em uma instituição de ensino, visando a formação profissional?
Agora que você já sabe como o mercado atual busca profissionais capacitados, alguns critérios são importantes na avaliação de uma instituição de ensino. Veja quais.
Formação técnica altamente especializada
Não se pode pensar em contratar um Engenheiro que não saiba fazer cálculos. Ou um Médico que não consiga atender um paciente.
Ou ainda, um Economista que não saiba o que é IPCA. Portanto, a formação especializada é fundamental.
Corpo docente
Outro fator muito importante é a formação do corpo docente. Embora para um curso superior, a exigência do MEC seja de ao menos 20% de mestres e doutores, quanto maior for essa porcentagem, mais qualificado é o corpo docente daquela instituição.
Egressos
Quem se formou na instituição, está empregado? Ver onde estão os egressos também é uma boa forma de avaliar a instituição de ensino. Afinal, com boa formação, o mercado absorve os profissionais formados.
Parcerias com empresas
Toda instituição deve ter parcerias com empresas, para juntos conseguirem suprir a demanda do mercado.
Tendo um relacionamento próximo com as demandas do mercado, a instituição consegue deixar o profissional bastante preparado para o que ele vai encontrar quando terminar sua formação.
Referências
Salgado, MFMA; Cantarino, AAA. O papel das instituições de ensino superior na formação socioambiental dos futuros profissionais, XXVI ENEGEP – Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006.