Atendimento / Ouvidoria

Palestra sobre o eSocial mostra como a ferramenta muda o dia a dia das empresas

Blog
09 de outubro de 2018

O eSocial é o grande desafio para as empresas em 2018. Na última quinta-feira (4), o assunto levou dezenas de pessoas à unidade Santos da STRONG FGV para uma palestra com o doutor e mestre em Direito, Thiago de Carvalho, professor do FGVLAW na Pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Ele explicou que o eSocial é uma ferramenta do Governo Federal que unifica a coleta e o armazenamento de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

“É, sem dúvida, algo novo e desafiador para todos os usuários, tanto empresas quanto o próprio Governo. Basta ver a quantidade de alterações e prorrogações de prazos que o Governo fez ao longo desses dois, três anos em relação ao eSocial. Por isso, é uma matéria que precisa de aprofundamento e estudo detalhado para que possamos saber o que fazer na hora de prestar as informações de todos os trabalhadores ao Governo Federal”.

A partir do eSocial, o especialista explica que serão calculadas contribuições sociais, o Imposto de Renda retido na fonte e uma série de mais de 10 declarações e formulários que hoje são feitos de modo eletrônico ou no papel. Tudo será unificado através do eSocial. “A ferramenta exige, portanto, uma preparação das empresas, que precisarão ter um ambiente interno de troca de experiências e trabalho conjunto envolvendo as áreas jurídica, de recursos humanos, de finanças, fiscal e, evidentemente, a área de TI”.

Na opinião de Thiago de Carvalho, o sistema prestigia a proteção dos direitos trabalhistas, a prestação de informações e a transparência dessas informações. “Então, é um desafio a todos. Já em 2018, muitas empresas são obrigadas a respeitar as normas do eSocial. Durante este ano e em 2019, outras também serão. É algo muito importante para melhorar a qualidade da relação entre Estado e empresas no Brasil”.


Precisa de ajuda?