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Pesquisa aponta consumidores entusiasmados com compras de Black Friday na baixada Santista

Blog
26 de novembro de 2024

O Centro de Inteligência de Mercado, o CIM, da Strong Business School lança pesquisa de intenção de compra para o Black Friday na baixada Santista. O levantamento, realizado entre consumidores da região, aponta um aumento significativo na intenção de compras para a data, impulsionado por promoções e a recuperação gradual da economia. A Black Friday se consolidou como uma das datas mais relevantes para o varejo no Brasil, segundo a levantamento da empresa de tráfego digital Conversion, ao comparar o volume de buscas pelo termo “Black Friday” com outras datas comerciais. Na avaliação da Confederação Nacional do Comércio (CNC) a data se firmou a partir do ano de 2017, quando o ramo de vestuário aderiu de forma definitiva à data.

O professor de economia, Luciano Schmitz, responsável pela análise dos dados, observa que uma parcela significativa dos consumidores deverá antecipar parte ou até todas as suas compras de Natal durante a Black Friday. Isso deverá levar o comércio a adotar novas estratégias para o mês de dezembro, considerando que o 13º salário será recebido no próximo mês. ” Vejo que dezembro teremos uma nova onda de consumo “.

A pesquisa, coordenada pelos professores, de economia e administração da Strong Business School, Luciano Schmitz, Valmir Conde e Sandro Maskio foi realizada entre os dias 17 e 24 de novembro, com questionários validados, distribuídas pelas nove cidades da região.

Os entrevistados / consumidores

As mulheres compuseram mais da metade da amostra entrevistada, compreendendo 60%. Entretanto, elas revelaram que planejam gastar 40% menos que os homens, isto é, R$600,00, em média. 

Do total de entrevistados, 57% residem nos maiores centros comerciais da Baixada Santista, sendo 18% na cidade de Santos, 19% em Praia Grande e 23% em São Vicente. As outras cidades da Baixada Santista somaram 43%. 

As escolhas de Consumo na Black Friday

 Os consumidores encaram a Black Friday como um momento de encontrar promoções atraentes, com oportunidades de adquirir produtos e serviços a preços menores que outras épocas do ano. Por isso, em especial nos meios digitais, há destacado volume de buscas por itens como celulares, eletrônicos, equipamentos de informática, eletrodomésticos, entre outros. Entretanto, o consumo se diversifica entre vários outros itens. 

Os itens que os consumidores da Baixada Santista devem adquirir nesta Black Friday são vestuário, calçados e acessório (27%), seguido dos itens de cuidados pessoais. O grupo de bijuterias (4,4%), perfumes e cosméticos (3,6%) e maquiagem (5,5%) somam outros 13,4% das intenções de consumo. Os brinquedos deverão absorver somente 5,7% das escolhas dos consumidores.

Os eletrodomésticos, celulares, computadores e itens do lar (decoração) devem compor quase 8,5% dos itens adquiridos pelos consumidores.

 Embora haja grande expetativa dos consumidores em encontrar boas promoções, em especial dos bens com preços maiores, a amplitude de bens adquiridos se diversifica em outros segmentos. A   Black Friday está presente em praticamente todo segmento de varejo e diversos ramos de serviços atualmente. 

Do total de consumidores que consumirão na Black Friday, 40% dos entrevistados, deverão antecipar compras de Natal. Destes 15% deverá antecipar até 25%, semelhante à proporção que deverá antecipar até 50% dos presentes de Natal. Por outro lado, aproximadamente 42% não pretendem antecipar a compra de presentes com as promoções realizadas na Black Friday.  e 18 não deverão comprar presentes natalinos. Aproximadamente 40% dos consumidores afirmaram que devem consumir via internet, enquanto 24% no shopping, presencialmente. Outros 18% deverão comprar presentes nas ruas das cidades pesquisadas. O professor Luciano acredita que ” O comércio deve analisar atentamente esses números e desenvolver estratégias inovadoras para atrair esses consumidores, oferecendo promoções mais atraentes e competitivas.”

Com relação à forma de pagamento, 43,5% afirmaram que deverão utilizar o cartão de crédito, sendo 21% na modalidade à vista e outros 22,5% parcelado. O pagamento via PIX foi apontado por 25,7% dos consumidores, seguido do cartão de débito com participação de 21,5%. Já as compras em dinheiro deverá representar apenas 9,4%, reforçando a tendência na diminuição do seu uso pelos consumidores. 

As escolhas de Consumo na Black Friday

 Os consumidores encaram a Black Friday como um momento de encontrar promoções atraentes, com oportunidades de adquirir produtos e serviços a preços menores que outras épocas do ano. Por isso, em especial nos meios digitais, há destacado volume de buscas por itens como celulares, eletrônicos, equipamentos de informática, eletrodomésticos, entre outros. Entretanto, o consumo se diversifica entre vários outros itens. 

Os itens que os consumidores da Baixada Santista devem adquirir nesta Black Friday são vestuário, calçados e acessório (27%), seguido dos itens de cuidados pessoais. O grupo de bijuterias (4,4%), perfumes e cosméticos (3,6%) e maquiagem (5,5%) somam outros 13,4% das intenções de consumo. Os brinquedos deverão absorver somente 5,7% das escolhas dos consumidores.

Os eletrodomésticos, celulares, computadores e itens do lar (decoração) devem compor quase 8,5% dos itens adquiridos pelos consumidores. Embora haja grande expetativa dos consumidores em encontrar boas promoções, em especial dos bens com preços maiores, a amplitude de bens adquiridos se diversifica em outros segmentos. A Black Friday está presente em praticamente todo segmento de varejo e diversos ramos de serviços atualmente. 

Preço Médio e Gasto Planejado Médio

Os consumidores da Baixada Santista revelaram estar dispostos a gastar R$672,60 em média com compras nesta Black Friday. Do total dos entrevistados 24% pretende gastar entre R$301 e R$500. Por outro lado, quase 35% pretende gastar entre R$101 e  R$300 reais. Na outra ponta, 12% dos consumidores afirmam que deverão gastar mais de R$1.000. 

A pesquisa revelou também que aqueles consumidores que deverão antecipar gastos com presentes de Natal na Black Friday, devem gastar R$480 em média com os presentes para a data natalina. Contudo, ao detalharmos a faixa de gastos, percebe-se uma concentração entre R$100 e R$500 reais, representando aproximadamente 64% dos consumidores.

Ao detalharmos a disposição de gastos por faixa de renda, observa-se uma correlação. Os consumidores com renda até 5 Salários-Mínimos deverão gastar até R$624 em média. Na outra ponta, os consumidores com renda superior a 10 Salários-Mínimos deverão gastar aproximadamente 60% a mais em média, ou R$1.400. 

Com relação as antecipações das compras de Natal na Black Friday, também há uma correlação positiva entre o montante planejado de antecipação com a renda, tendo se mostrado mais forte a faixa de renda de 15 Salários-Mínimos.

Expectativa de movimentação no mercado

A estimativa de movimentação de consumo foi realizada a partir das informações obtidas na amostra da pesquisa, em especial com a proporção que realizará compras na Black Friday. Para isso, considerou-se o valor do gasto médio planejado e sua distribuição por faixa de renda, bem como, o tamanho da população da Baixada Santista, o número de famílias e sua distribuição por faixa de renda.

Para o professor Luciano, este ano de 2024, a estimativa é que os consumidores da região dispendam aproximadamente R$410 milhões com compras na Black Friday.

“É importante destacar que destes, 76% devem ser movimentados por famílias com renda entre 2 e 10 Salários-Mínimos, e outros 13% por famílias com renda superior à 10 Salários-Mínimos. “, detalha o sociólogo.

Sobre a Strong Business School : faculdade de negócios com mais de 25 anos de tradição no mercado, com quatro campi localizados na Grande São Paulo, em Santo André, Santos, Alphaville e Osasco. Conveniada com a FGV, a instituição oferece uma educação de excelência, contando com um corpo docente formado por professores PhDs e pesquisadores internacionais. A faculdade também dispõe de centros de estatística avançados e mantém parcerias com algumas das maiores universidades da Europa e dos Estados Unidos. Oferecemos cursos de MBA e pós-graduação, com módulos internacionais em renomadas instituições nos Estados Unidos e Portugal, proporcionando uma formação global e conectada às demandas do mercado atual.


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