Atendimento / Ouvidoria

Por que a Contabilidade é importante para o seu negócio?

Blog
11 de maio de 2021
Contabilidade Geral

Boa parte dos empresários acredita que conquistar novos clientes, gerar vendas e registrar uma boa margem de lucro são objetivos mais prioritários do que levar em consideração a contabilidade e os impostos. Muitos desconhecem a importância da contabilidade e pensam que a contratação de um profissional de contabilidade não é algo que vai aumentar a receita do negócio.

Na realidade, a contabilidade é uma parte muito importante na gestão das empresas, pois rastreia as receitas e despesas, mantém a conformidade legal e providencia informações financeiras que são úteis para a tomada de decisões de negócios.

Veja a seguir os sete principais fatores para você entender a importância da contabilidade para o seu negócio:

#1 – Organização

Se não fosse pela contabilidade, você não saberia o quanto de dinheiro a sua empresa ganhou, ou o quanto de gastos você teve em determinado período. Lembrar constantemente de seu lucro ou prejuízo em comparação com os trimestres também é um prejuízo.

Como saber quais dívidas já foram quitadas e o que ainda precisa ser pago? Quais clientes deixaram de pagar? Todas as questões são respondidas pelo trabalho de um contador no seu negócio, mantendo você atualizado com as finanças da empresa, de forma organizada e preparada para resolver todas as questões relativas à imposto de renda.

#2 – Imposto de renda

Você sabia que um pequeno deslize como um erro de digitação ou uma informação preenchida incorretamente já é o suficiente para que você caia na malha fina e tenha que prestar contas com o Fisco, ou ainda, pagar multas bem salgadas?

A declaração de imposto de renda é complicada e detalhada, ou seja, é fundamental que o responsável tenha experiência e conhecimento no que está fazendo. Isso passa mais tranquilidade ao gestor, pois sabem que as suas finanças estarão nas mãos de um especialista, que entende as leis e normas tributárias e irá te poupar desta responsabilidade.

#3 – Responsabilidade

A contabilidade faz com que você tenha uma demonstração de seu sucesso. Se a sua empresa possui acionistas, são os resultados contábeis que irão mostrar o seu crescimento e o seu sucesso.

Do mesmo modo, a contabilidade lhe fornece os relatórios necessários para que você possa detectar atividades fraudulentas antes de que elas afetem os seus negócios.

#4 – Decisões

Qual o principal critério que você deveria levar em consideração antes de uma compra? Provavelmente, se você tem capital o suficiente para isso.

Se você precisa economizar em alguma despesa para chegar em resultados melhores, o que vai te mostrar os detalhes de onde estão os seus custos e com que frequência você gasta é, justamente, o trabalho do contador.

#5 – Embasamento

Antes de fazer algum tipo de mudança no seu negócio, você provavelmente precisará fazer uma análise de risco. Assim, você consegue determinar se esse risco pode beneficiar ou prejudicar a sua empresa.

A contabilidade pode te ajudar a analisar os efeitos de assumir tais riscos após fazê-lo. Você pode fazer uma comparação numérica entre as despesas e receitas da companhia antes e depois dessa mudança, efetivamente visualizando se a estratégia o ajudou ou não.

#6 – Investimentos

Se você está buscando um investidor para a sua empresa, certamente não conseguirá fazê-lo sem a ajuda de um profissional de contabilidade. Os credores precisam saber um pouco mais sobre o seu negócio antes de fazerem os seus aportes, e para isso, você precisa apresentar suas demonstrações financeiras, previsões, declarações de lucratividade, tudo baseado em informações sólidas.

Só assim você conseguirá transmitir segurança aos futuros acionistas, permitindo que eles tenham mais certeza sobre o negócio no qual estão investindo.

#7 – Obrigatoriedade

Por fim, se você chegou até aqui e ainda não acha que a contabilidade possui tamanha importância no seu negócio, vale ressaltar que, no Brasil, é obrigatório que toda empresa siga um sistema de contabilidade e faça um levantamento anual de seu Balanço Patrimonial.

Segundo o Código Civil, a escrituração contábil da sua empresa precisa estar sob responsabilidade de um contador legalmente habilitado, com registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Esse serviço não precisa necessariamente de um contador contratado pela empresa, podendo ser desempenhado por escritórios de contabilidade terceirizados. Mas o fato é que, se você possui um CNPJ (com a exceção de um MEI), você precisa de trabalhos de contabilidade.

Sem um trabalho competente de contabilidade, a sua empresa pode sofrer com dívidas, se tornar irregular por não atender às exigências dos órgãos públicos e ainda ter baixo crescimento por não ter as melhores informações disponíveis durante a tomada de decisão.

Leia mais:
Como investir no melhor sistema integrado para empresas de pequeno porte?
Oito dicas para reter mais clientes e conquistar consumidores em potencial
Tudo sobre Gestão Empresarial
Por que aplicar o compliance trabalhista em um negócio?


Precisa de ajuda?