Atendimento / Ouvidoria

Professor da GVlaw faz palestra para debater as mudanças da Reforma Trabalhista

Blog
13 de julho de 2017

Na última terça-feira (11), o Senado aprovou o texto da Reforma Trabalhista. O projeto ainda será encaminhado para a sanção do presidente Michel Temer. A reforma possui termos de mudança na lei trabalhista brasileira e traz novas definições sobre férias, jornada de trabalho e outras questões.

Com isso, o professor Solón Cunha realizou uma palestra para tratar do assunto com o público, a fim de esclarecer algumas dúvidas e acabar com os mitos que criaram a respeito da reforma trabalhista. “A ideia é explorar o racional que existe por trás da reforma trabalhista, falar um pouco sobre o legislado sobre o negociado, falar um pouco sobre o alto impacto da questão da jornada de trabalho, das relações sindicais e trazer uma abordagem metodológica da reforma, de expectativas, de como aplicar essa nova ferramenta de trabalho no meio empresarial. Eu pretendo passar uma parte prática, mostrando o que pode e o que não pode ser feito e aí cada um tira sua própria interpretação”, disse Solón, que é professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Durante a palestra, foram abordados alguns itens do novo projeto de lei e também algumas explicações a respeito das mudanças e o que isso irá influenciar no dia a dia. Solón ainda ressaltou que importância de haver um debate nacional a respeito do assunto e deu sua opinião em relação à essas mudanças. “Eu acho excepcional ter agora na mão do sindicato uma forma de gestão. Quando você diz que o negociado prevalece o legislado, você dá para quem está vivendo o conflito, que vive o dia a dia da luta, a autonomia para falar do que eles entendem ser melhor pra eles, com uma menor interferência do estado nessa relação. Isso não é uma desregulamentação, se o sindicato não negociar, valerá a CLT”, completou.

O Professor Solón Cunha atua na a?rea trabalhista e previdencia?ria, e e? especializado em consultoria e assessoria juri?dica preventiva, com experie?ncia em negociac?a?o sindical. Ale?m de ser membro do International Bar Association (IBA), da Asociacio?n Iberoamericana de Derecho Del Trabajo y de la Seguridad Social, da Academia Paulista de Direito do Trabalho, e do Conselho Superior de Relac?o?es do Trabalho da Federac?a?o das Indu?strias do Estado de Sa?o Paulo (Fiesp), e? professor da Escola de Direito da Fundac?a?o Getulio Vargas (GVlaw).

Recentemente, foi aberto um novo curso de Pós-Graduação na área de Direito em Santo André. Confira as informações sobre o curso de Pós em Direito do Trabalho e Previdenciário neste link.

Confira as fotos:


Precisa de ajuda?