Professor da Strong Business School recebe premiação de instituição inglesa por desempenho em previsão macroeconômica
BlogEm 1989, foi fundada a britânica Consensus Economics com a missão de criar boletins econômicos sobre as principais variáveis para a conjuntura macroeconômica dos países mais relevantes para as condições econômicas mundiais. Esses boletins eram específicos para diferentes regiões do mundo, incluindo a América Latina, a Europa, a Ásia e a América do Norte, e reuniam a opinião da nata dos analistas econômicos de cada país.
As análises da América Latina começaram modestamente, com um grupo reduzido de economistas e de consultorias econômicas dos países da região. Ao longo do tempo, o número de analistas cresceu e muitas instituições estrangeiras – bancos, fundos de investimentos – foram incorporadas ao grupo do Latin American Consensus Forecasts, hoje composto por mais de 20 instituições como BofA – Merrill Lynch; Moody´s Analytics, Datalynk, Pezco Economics, SILCON/C.R.Contador, D&P Global Market, Barclays, Rabobank, Itau BBA, 4e Consultoria, Deutsche Bank, Econ Intelligence Unit, Goldman Sachs, Morgan Stanley, JP Morgan, Fitch Ratings, Banco BV, Tendencias, LCA Consultores, Citigroup, Euromonitor Intl, UBS, Capital Economics, Eaton e Oxford Economics .
Com o tempo, os boletins mensais da Consensus Economics conquistaram reconhecimento e credibilidade como a melhor publicação de projeções e analises dos diversos países. Atualmente, o Latin American Consensus Forecasts aborda a conjuntura e seus prognósticos de 11 países da América Latina.
O boletim mensal aborda análises das principais variáveis econômicas de cada país analisado – PIB, consumo privado, investimento fixo, produção industrial, inflação ao consumidor, salário médio, déficit público nominal, taxa básica de juros, taxa de cambio, exportações, importações, saldo em conta corrente, reservas internacionais – formando um quadro que retrata o ambiente econômico atual e o projetado para o ano seguinte. São as variáveis centrais para o planejamento estratégico e a tática operacional das empresas, instituições privadas e públicas.
Como novidade, a Consensus Economics criou em 2023 o projeto Award Consensus Forecast Accuracy para divulgar os analistas e empresas com melhor acerto nas projeções econômicas e premiou a SILCON Estudos Econômicos, dirigida por Claudio Contador, professor e pesquisador da Strong Business School pelo melhor desempenho preditivo nas variáveis-chave.
Competindo com instituições de renome no setor econômico, o prêmio reflete os critérios rigorosos de análise do economista brasileiro. Para determinar a precisão das previsões, a Concensus analisa as previsões do PIB e dos preços no consumidor , de um ano a outro e, em seguida, utilizam uma análise para comparar estas previsões com os resultados dos comunicados.
Contador afirma que “…o prêmio reflete a qualidade da nossa equipe técnica e a seriedade com que tratamos a análise quantitativa e as projeções e acrescenta que “… projetar o futuro da economia no Brasil não é algo simples e a analise deve ser neutra, sem viés político ou ideológico, e exige um bom conhecimento do funcionamento da economia brasileira e suas instituições”.
O reconhecimento do Professor Claudio Contador, como o economista de melhor desempenho é um testemunho de sua expertise em economia, métodos quantitativos rigorosos e a disponibilidade de um banco de dados amplo, com mais de 10 mil series econômicas. Professor Contador é graduado em Economia pela UFRJ, Ph.D. em Economia pela Universidade de Chicago e professor pesquisador na Strong Business School, a maior conveniada da FGV no país, com mais de 25 anos de história. Sobre a Strong Business School – faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado, e 4 campis na grande São Paulo conveniada e certificada pela FGV. Em nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.