Que profissões estarão em alta para 2021?
Com o ano que se inicia, certamente se desperta uma curiosidade sobre quais profissões vão dar o que falar nos próximos meses. Os impactos da pandemia persistem no mundo corporativo e as mudanças motivadas pelo isolamento social continuam.
O professor Luiz Roberto Carnier, dos cursos de MBA da STRONG FGV, explica melhor quais as profissões em alta para 2021.
O cenário de complexidade e incertezas nos indica que nada será como antes. Por sua vez, as empresas estão revendo suas estratégias e a forma de execução dessas estratégias, seja no sentido de maior agilidade em processos, assim como em novas formas de tomada de decisão, o que implica em dizer que os profissionais que seguirão com as empresas nesta jornada terão que apresentar um perfil bem diferenciado em relação aos padrões atuais.
Dentre as inúmeras pesquisas sobre as profissões diante dos novos cenários destaca-se o estudo desenvolvido pela McKinsey, uma das mais renomadas empresas de consultoria em gestão, e que especifica 3 habilidades que deverão compor o perfil dos colaboradores das empresas nos próximos 10 anos.
#1: Habilidades Cognitivas
A primeira habilidade considera fatores como a capacidade de leitura e interpretação da realidade, porém sobre diferentes enfoques para a tomada de decisões.
Isso implica em dizer que esta habilidade considera o senso de curiosidade e de análise projetiva na geração de inovações 360 graus, visando a adaptação e modificação de processos e da arquitetura organizacional, por exemplo.
#2: Habilidades Relacionais
Já a segunda habilidade indicada é a Habilidade Relacional, considerando a capacidade de comunicação interpessoal, a capacidade de negociação e de argumentação, assim como a inteligência emocional necessária liderar mudanças assim como saber enfrentar as adversidades e as ocorrências de resistências a essas mudanças.
#3 Habilidades Tecnológicas
A terceira habilidade diz respeito obviamente ao desenvolvimento de habilidades tecnológicas, como o domínio de recursos digitais (seja em Business Intelligence) e em outras atividades como na Gestão do Capital Humano com instrumentos e plataformas ligadas a People Analytics.
Por outro lado, o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, estabeleceu as 10 competências profissionais para a próxima década, todas alinhadas com as habilidades indicadas no estudo da McKinsey.
As habilidades selecionadas são:
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gestão de pessoas
- Colaboração
- Inteligência emocional
- Capacidade de análise/julgamento e tomada de decisões
- Orientação em servir
- Negociação
- Flexibilidade e adaptação
Ainda em seus estudos, o Fórum Econômico Mundial aponta 3 categorias de profissões que estarão em alta daqui em diante:
Profissões em alta baseadas em tecnologia
- Analista de dados
- Cientista de dados
- Desenvolvedor de softwares
- Desenvolvedor de aplicativos
- Especialista em e-commerce
- Especialista em redes sociais
Profissões em alta baseadas em habilidades sociais
- Atendimento ao cliente
- Vendas e marketing
- Treinamento e desenvolvimento
- Pessoas e cultura
- Desenvolvimento organizacional
- Inovação
Sobre o autor:
Luiz Roberto Carnier é professor nos programas do FGV Corporativo e nos MBAs do FGV Management, e em programas especiais junto a universidades americanas e europeias como: Lake Forest University- Chicago; Pace University – New York; Iowa State University; Suffolk University- Boston, dentre outras. Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da AAPSA- Associação Paulista de Profissionais de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas.
Membro do Conselho de Administração de instituições como: ABPA – Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes, Fundação Ecovida-para o Desenvolvimento Sustentável do Homem e da Natureza, dentre outras. Executivo durante 30 anos em algumas das mais importantes empresas do segmento de metalúrgico de autopeças e de bens de capital no Brasil e nos Estados Unidos, licenciadoras e subsidiárias de grupos como Rockwell International, Griffin Wheel Co. Bucyrus Erie Company, GTE Valenite dentre outros. Autor dentre outras publicações autor de “Best Sellers” na área corporativa como o livro: “Marketing Silencioso – Quando a Propaganda NÃO é a alma do Negócio” e do mais recente: ” VOCÊ é um Grande Empreendedor”, livro que já é reconhecido como referência no segmento de Empreendedorismo Corporativo.
Leia mais:
Qual o melhor momento para cursar um MBA?
Como exercer a Liderança 4.0
Mercado de trabalho pós pandemia: Confira as tendências, desafios e quais habilidades serão as mais requisitadas
Transformação Digital cria demanda por desenvolvimento de soft skills
Conheça os cursos de MBA e Pós da STRONG, disponíveis nas unidades de Alphaville, Osasco, Santo André, São Caetano e Santos.