Atendimento / Ouvidoria

Protagonismo no mundo VUCA

Blog
16 de março de 2021

Você sabe o que é o mundo VUCA?

VUCA é uma sigla criada para representar o ambiente atual em que vivemos. Em inglês, as letras significam Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade).

Cada palavra desta sigla, em si, encerra uma noção:

Volatilidade

Os líderes fornecem e reforçam o caminho a seguir e navegam na turbulência para alcançar o sucesso. São as mudanças repentinas de cenários que exigem que a organização tenha objetivos muito bem definidos.

Incerteza

As incertezas devem ser trabalhadas e transformadas em entendimento para todos os membros da equipe, a fim de proporcionar uma mentalidade compartilhada e a compreensão de como eles podem contribuir para o sucesso. Para tanto, é necessário envolver a escuta ativa.

Complexidade

A complexidade pode ser minimizada pela clareza que vem do reforço constante sobre as prioridades reais. Isso envolve a equipe e sua dedicação para focar no cliente e permanecer conectada a ele para dar e receber feedbacks, além da forma como deve interagir com sua informação interna e integridade de dados.

Ambiguidade

A ambiguidade pode ser combatida com a agilidade. A agilidade de líderes, equipes e unidades de negócios permitem que uma organização responda de forma mais eficaz, rápida e sustentável quando forem exigidas por conta de circunstâncias de mudança.

E quais são as competências necessárias para o líder em um mundo VUCA? E como os gestores podem garantir que desenvolverão a resiliência para continuar quando tudo ao seu redor está sob constante mudança?

Competências de liderança para um mundo VUCA

1. Desenvolvimento de um propósito compartilhado
A capacidade de formar equipes onde os funcionários sentem que têm um propósito e uma visão compartilhados é fundamental para qualquer líder. O gestor precisa auxiliar a sua equipe a entender o quadro geral e como eles se encaixam nele.

2. Agilidade no aprendizado
Os gestores do amanhã precisam estar dispostos a sair da zona de conforto e ter a mente aberta o suficiente para abraçar novos conceitos.

3. Autoconsciência
Os líderes precisam compreender seus próprios pontos fortes e áreas de desenvolvimento e o impacto que sua comunicação e estilo de trabalho têm sobre os outros. A capacidade de ser autêntico e mostrar seu verdadeiro eu no trabalho é a chave para criar relações de confiança.

4. Liderando por meio de colaboração e influência
No mundo complexo como o que vivemos, o sucesso geralmente depende de trabalhar com pessoas sobre as quais você não tem autoridade oficial. Os líderes de amanhã precisam de habilidades de influência de alto nível e a capacidade de colaborar com uma ampla gama de partes interessadas.

5. Confiança para liderar na incerteza
A capacidade de avaliar os níveis aceitáveis ​​de risco e tomar decisões com base em informações incompletas ou mesmo conflitantes é fundamental. Os gerentes também precisam aprender com seus erros e permitir que sua equipe também faça o mesmo.0

Leia mais:
Os três pilares da liderança virtuosa
O que é Liderança Criativa?
Como exercer a Liderança 4.0
Conheça os quatro fatores que formam o coração da liderança
Como exercer a Liderança Virtual


Precisa de ajuda?