Atendimento / Ouvidoria

Quais as principais tendências em Gerenciamento de Projetos?

Blog
22 de dezembro de 2020
gerenciamento de projetos

Quando falamos em Gerenciamento de Projetos, existem uma série de tendências para qual o gerente de projetos deve ter a sua atenção voltada para o bom andamento do trabalho.

Manter-se atualizado é de suma importância e ter estas tendências na ponta da língua é vital para a carreira de um bom gerente de projetos.

O que é gerenciamento de projetos?

Segundo o guia PMBOK, a principal publicação no que diz respeito a gerenciamento de projetos, se trata de um esforço temporário para alcançar objetivos específicos. São executados por pessoas, e possuem, em geral, limitações de recursos e são planejados, executados e controlados.

Por meio dos princípios do gerenciamento de projetos, executivos podem estabelecer medidas do sucesso, quantificar o valor agregado correspondente aos custos, aperfeiçoar a utilização dos recursos da organização, incorporar princípios de qualidade, assegurar a atualização da companhia às demandas do mercado, dentre outros benefícios.

Mas não são apenas as empresas que se beneficiam destes princípios. Você pode aplicá-los na sua vida profissional para obter um crescimento em sua carreira.

Saiba quais são as principais tendências destacadas pelo professor Angelo Valle, coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da STRONG FGV.

Portfolio

O gerente de projetos precisa entender que hoje em dia ele não é responsável por apenas um único projeto. E sim por um conjunto de vários projetos dentro de um segmento. Isto é o que chamamos de portfolio.

Procure ver a sua empresa como um portfolio.

Realização de Benefícios

O gerente de projetos deve saber medir o valor. Qual o valor de um projeto? O valor de um projeto são os seus benefícios. Se você conseguir medir e avaliar os benefícios, você estará falando a linguagem da alta administração.

O conceito fundamental de benefícios são os resultados, por sua vez ligados aos requisitos. Isso acontece porque geralmente os requisitos são estabelecidos por quem aufere os benefícios.

Não se trata apenas de terminar um projeto com qualidade e dentro do prazo estipulado originalmente, o que por si só muitas vezes já é difícil. E o que acaba contando na entrega do valor não é o projeto, individualmente falando, e sim o portfolio. Se um projeto deu certo em meio ao seu portfolio, o portfolio foi ganhador e a administração estará satisfeita.

É com os erros em um projeto que se aprende para desenvolver e ter mais sucesso nos projetos subsequentes.

Os benefícios e resultados devem ser mensuráveis.

Governança

Conhecer as normas da ABNT para o gerenciamento de projetos é outra tendência. O bom gerente deve conhecer as diretrizes se quiser ter evolução na carreira dentro da área de project management.

Gerenciamento de Riscos

Existe um triângulo composto pelos vértices de custo, tempo e escopo. Cada vez mais o gerente de projetos terá que lidar com riscos, e para isso, uma análise qualitativa de riscos em projetos é necessária. Ele deve levar em consideração as probabilidades e os impactos que podem ter sobre o seu projeto. O ranking com os principais riscos de acordo com a probabilidade é composto por:

  • Ciberataques
  • Fraude e furto de dados
  • Crises de abastecimento de água
  • Falha de adaptação a mudança climática
  • Catástrofes naturais
  • Desemprego e subemprego
  • Crise estatal
  • Falha de governança nacional
  • Eventos meteorológicos extremos
  • Conflitos interestatais

E quais os riscos classificados por impactos?

  • Crise de abastecimento de água
  • Propagação de Doenças Infecciosas
  • Armas de destruição massivas
  • Conflitos interestatais
  • Falha de adaptação a mudança climática
  • Choque de preço de energia
  • Falha crítica da Infraestrutura de Informação
  • Crises Fiscais
  • Desemprego e subemprego
  • Perda de biodiversidade do ecossistema

Stakeholders também são fontes de risco. A diferença entre o fracasso e o sucesso é entender quais stakeholders possuem o maior poder e quais são os seus interesses. Sim, uma das tendências do gerenciamento de projetos acaba caindo mais no escopo da política do que da técnica.

No mundo corporativo, as soft skills são muito importantes e o sucesso de um projeto também depende disso.

Sustentabilidade

Um projeto só será sustentável se ele for ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. Não adianta menosprezar nenhum desses aspectos durante o gerenciamento de projetos. A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) é cada vez mais um diferencial no mundo empresarial.

Gerenciamento de pessoas

O seu sucesso como gerente de projetos depende de pessoas. Como mencionado anteriormente, a tendência é que projetos com gestores que sabem ser líderes e lidar com sua equipe são costumeiramente os que mais alcançam resultados favoráveis.

Métodos Ágeis

Hoje em dia, não é difícil para um scrum master conseguir um bom emprego. Cada vez mais as organizações demandam esse tipo de profissional ágil.

O trabalho do scrum master é de facilitar o trabalho de sua equipe no scrum.

Cabe a ele orientar, potencializar o trabalho e fazer com que todos sigam os valores e as práticas do scrum. Ele também remove os impedimentos levantados pela equipe no scrum.

Esse profissional precisa contar com excelentes soft skills, as famosas habilidades de comunicação e gestão de pessoas, para que possa fazer o seu trabalho de forma mais efetiva.

Tecnologia

Agora, o mundo é volátil, complexo, ambíguo e incerto. E o profissional não será substituído pela tecnologia – mas o profissional que não sabe utilizar a tecnologia será substituído. É inegável que a transformação digital é uma realidade. E não existe cenário em que um profissional que não domine a tecnologia na atualidade possa prosperar.

Conhecendo essas principais tendências, você estará melhor preparado para obter sucesso não apenas no gerenciamento de projetos, mas também em qualquer posição em uma carreira no mundo de negócios.

Leia mais:
A inteligência artificial no gerenciamento de projetos
Gerenciamento das comunicações em projetos: O que é isso e qual a sua importância?
Qual é o momento certo para cursar um MBA em Gerenciamento de Projetos?
Como o Gerenciamento de Projetos vai superar o avanço da tecnologia
8 tendências de gerenciamento de projetos no Brasil
Saiba como a Inteligência Emocional pode influenciar na sua carreira


Precisa de ajuda?