Atendimento / Ouvidoria

Qual é o momento certo para cursar um MBA em Gerenciamento de Projetos?

Blog
22 de fevereiro de 2018
gerenciamento de projetos

Gerenciamento de Projetos, como se sabe, servem para criar novos produtos, serviços ou resultados. Quando a economia entra numa espiral descendente, não tem muito sentindo investir em projetos destinados a gerar novos produtos ou serviços. No máximo, investe-se em projetos de racionalização no uso de recursos com a finalidade de cortar custos e melhorar a margem operacional.

Nessa situação, o Estado também não investe em projetos públicos por falta de verbas. E quando a economia é retomada, é natural que o investimento em projetos demore a aquecer, já que as empresas buscam primeiro esgotar sua capacidade ociosa antes de fazer novos investimentos produtivos.

Segundo o professor dos cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getulio Vargas (FGV), Álvaro Camargo, é justamente nesse intervalo entre o aquecimento da economia e o esgotamento da capacidade ociosa das empresas que os profissionais devem investir para se preparar para um novo ciclo de crescimento. Acompanhe a entrevista:

O sr, acha que a economia brasileira voltou a crescer?

Embora a situação do Brasil ainda inspire cuidados, o fato é que a economia está crescendo e isso significa mais oportunidades para os profissionais que se dedicam ao gerenciamento de projetos.

O que, na sua opinião, contribui para a melhoria da economia do país?

Acredito que a disposição das diferentes esferas do poder público em trilhar o caminho das privatizações, das concessões e das parcerias público-privadas (PPPs). Isso tem um triplo efeito benéfico: por um lado, alivia o caixa do governo federal e dos governos estaduais e municipais; por outro, cria a oportunidade de investimento em infraestrutura, abrindo a possibilidade de inúmeros empregos, criando, é claro, chances para profissionais de gerenciamento de projetos. Por fim, a melhoria na infraestrutura do país faz com que a eficiência da economia brasileira melhore, eliminando gargalos.

Então o momento é ideal para os profissionais se prepararem para as novas oportunidades?

Sem dúvida. Aqueles que melhorarem sua qualificação em gerenciamento de projetos terão mais facilidade de obter colocações no mercado para a grande quantidade de projetos que serão executados em breve. Prova disso são os números revelados pelo portal G1 em 20 de janeiro de 2018.

Que números?

São 238 projetos de privatização, concessões, parcerias público-privadas, arrendamentos, prorrogação de contratos e outras modalidades de transferência do controle ou gestão para a iniciativa privada. Só para este ano está prevista a conclusão de 75 projetos com investimentos da ordem de R$ 132,7 bilhões. Há 104 projetos de privatização conduzidos por 14 estados e mais o Distrito Federal, de acordo com o levantamento do G1. Entre as capitais, há 59 projetos de oito prefeituras, com destaque para os de iluminação pública em sete capitais.

O sr. pode citar alguns exemplos?

Em São Paulo, por exemplo, haverá a privatização do Anhembi, que é uma infraestrutura importante para a cidade e que demanda um grande projeto de modernização. Ainda estão envolvidos 24 portos, 21 aeroportos, 17 rodovias, oito ferrovias, oito iniciativas de saneamento público e mais oito de iluminação pública de capitais.

E em relação às estatais?

Também há grandes projetos de privatização de empresas estatais como, por exemplo, a Eletrobrás. Trata-se de um conjunto muito significativo de projetos que vai contribuir para melhorar significativamente a economia brasileira.

Conheça os cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos. Disponível nas unidades de Alphaville, OsascoSanto André, São Caetano.

Veja também: Como o Gerenciamento de Projetos vai superar o avanço da tecnologia

Sobre o autor:

Álvaro Camargo é um Profissional com 38 anos de experiência em projetos estratégicos em organizações de grande porte, incluindo projetos nas áreas de energia, tecnologia da informação, telecomunicações, indústria, setor petroquímico, óleo & gás, militar e saúde. É consultor, palestrante e autor de livros e artigos científicos. Professor dos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na Strong/FGV dá aulas em Santo André, Alphaville, Santos e São Caetano. Membro do Conselho de Administração da Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec). Mestre em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Certificado como PMP (Project Management Professional) pelo Project Management Institute. MBA Administração de Projetos pela FIA – Fundação do Instituto de Administração (FIA/USP).


Precisa de ajuda?